Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Tutoria de Graduação Semipresencial – UNIVERSO Universidade Federal do Paraná - UFPR - UNILA - 2014 - Enfermeiro
Com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa correta.
a) A resolução do COFEN nº 358//2009 considera que a SAE e o processo de enfermagem são sinônimos.
b) A SAE desenvolve e monitora indicadores de qualidade do serviço de enfermagem.
c) O registro formal da SAE é feito pela evolução de enfermagem e pela anotação dos técnicos e auxiliares de enfermagem e não incluem formulários de monitoramento hemodinâmico.
d) A etapa diagnóstico de enfermagem não tem obrigatoriedade, uma vez que podem existir várias taxonomias.
e) As etapas da SAE devem se basear num suporte teórico, como a Teoria de Orem, que fornece base para avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SUSAM - 2014 - Enfermeiro
Considerando que o Processo de Enfermagem deva ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O Histórico de Enfermagem tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana, e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde – doença.
( ) A fase de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados é denominada Diagnóstico de Enfermagem.
( ) A etapa de implementação consiste na determinação dos resultados que se espera alcançar e das Ações ou Intervenções de Enfermagem que serão realizadas face às respostas obtidas nas demais etapas.
a) V, F e F.
b) F, V e V.
c) V, V e F.
d) F, F e V.
e) V, F e V.

Tribunal de Contas do Estado do Piauí - 2014 - Enfermeiro
No gerenciamento de enfermagem, a sistematização da assistência de enfermagem é considerada uma ferramenta de gestão porque
a) é proposta aos profissionais de saúde que compõem a equipe multiprofissional para o desenvolvimento de metodologias humanizadas do cuidado.
b) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem.
c) assegura a universalidade de acesso dos usuários aos serviços de saúde.
d) é um recurso utilizado pelo responsável técnico da instituição destinado a ampliação do número de leitos.
e) é um instrumento metodológico singular que orienta as intervenções do profissional de

EBSERH - HUOL - RN - 2014 - Enfermeiro - Terapia Intensiva
Na Sistematização da Assistência de Enfermagem, o elemento inerente ao processo de enfermagem, cuja base é o julgamento sobre os fenômenos humanos específicos, é o (a)
a) problema de enfermagem.
b) avaliação de enfermagem.
c) consulta de enfermagem.
d) diagnóstico de enfermagem.
e) ação de enfermagem.

Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG - PB - 2014 - Enfermeiro
A alternativa que corresponde a sequencia correta é:
I. Planejamento normativo
II. Planejamento estratégico
III. Planejamento participativo
( ) prevê a participação de vários atores sociais na tomada das decisões. Ocorre o compartilhamento de poder, que condiciona os diferentes resultados do planejamento como de responsabilidade coletiva. A valorização da linguagem, da comunicação e da opinião dos diferentes sujeitos dá espaço ao pensamento coletivo que tenta ganhar força perante o pensamento individual, que se reflete no trabalho em equipe.
( ) é largamente adotado pelas instituições de saúde, apesar de ser constantemente criticado pela literatura em relação aos outros modelos. É mais pontual e responde à ideia de fragmentação do serviço em diferentes departamentos. É um tipo de planejamento de curto prazo ou ao acaso, voltado para a ação imediata, no sentido de manter o funcionamento dos serviços. Pode ser efetivo quando empregado na resolução de problemas bem definidos e em situações estáveis.
( ) identifica os fatos atuais e projeta os passos a serem dados por uma organização, em acordo a esse diagnóstico, buscando antecipar-se aos possíveis problemas que possam surgir, otimizar seus aspectos positivos e adaptar-se às mudanças necessárias. Traduz a identidade de uma organização, considera ações imediatas, mas agrega o pensamento e reflexão à ação, de forma mais abrangente, o que o torna um planejamento de médio a longo prazo.

EBSERH - HUCAM - UFES - ES - Enfermeiro Assistencial - 2014
Assinale a alternativa que inclui todas as etapas preconizadas pela Resolução COFEN no. 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
a) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de alta.
b) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.
c) Levantamento de problemas de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de Alta.
d) Levantamento de problemas de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de Alta.
e) Consulta de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Plano de Alta.

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - 2013 - Enfermeiro
Em relação à utilização da SAE no processo de trabalho do(da) enfermeiro(a), marque a afirmativa CORRETA:
a) A ciência da enfermagem tem como base uma ampla estruturação teórica; o processo de enfermagem é a ferramenta para que essa estrutura seja aplicada à prática, porém esse não é o método mais apropriado para a solução dos problemas do cliente.
b) A operacionalização do processo de enfermagem se dará por etapas, fases ou componentes, variando a terminologia de acordo com cada autor. Essas etapas se inter-relacionam, porém podem ser realizadas aleatoriamente, respeitando as atribuições e as demandas de trabalho da equipe de enfermagem.
c) O processo de enfermagem é um método para implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Para tanto, é necessária a utilização de um método científico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática.
d) O processo de enfermagem compreende a estruturação teórica da enfermagem e das práticas de registros, porém sua realização implica no aumento da demanda de trabalho com pouca evidência.

Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP - 2013 - Enfermeiro
Considerando a Resolução do COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa incorreta:
a) Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498/1986, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.
b) A SAE organiza-se em cinco etapas: Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.
c) A SAE deve ser realizada, de modo deliberado e sistemático, sendo compulsória apenas em ambientes hospitalares, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
d) O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498/1986, participam da execução do SAE, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.

Hospital Guilherme Álvaro - Santos - SP - 2013 - Enfermeiro
Nesta perspectiva, o pilar da equidade é definido como
a) sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos clientes e familiares.
b) o emprego da relação custo-benefício na assistência à saúde.
c) a capacidade de se produzir melhorias no setor da saúde.
d) o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da saúde.
e) o princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população.

Instituto Benjamin Constant - 2013 - Enfermeiro
Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a alternativa correta.
a) O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
b) A coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença.
c) O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes: 1-Coleta de dados de Enfermagem, 2-Histórico de Enfermagem, 3-Consulta de Enfermagem, 4-Prescrição de Enfermagem e 5-Evolução de Enfermagem.
d) Quando o processo de enfermagem é realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, ele corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes de Consulta de Rotina.
e) Fica sob responsabilidade do Técnico de Enfermagem juntamente com o enfermeiro, a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Tutoria de Graduação Semipresencial – UNIVERSO Universidade Federal do Paraná - UFPR - UNILA - 2014 - Enfermeiro
Com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa correta.
a) A resolução do COFEN nº 358//2009 considera que a SAE e o processo de enfermagem são sinônimos.
b) A SAE desenvolve e monitora indicadores de qualidade do serviço de enfermagem.
c) O registro formal da SAE é feito pela evolução de enfermagem e pela anotação dos técnicos e auxiliares de enfermagem e não incluem formulários de monitoramento hemodinâmico.
d) A etapa diagnóstico de enfermagem não tem obrigatoriedade, uma vez que podem existir várias taxonomias.
e) As etapas da SAE devem se basear num suporte teórico, como a Teoria de Orem, que fornece base para avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SUSAM - 2014 - Enfermeiro
Considerando que o Processo de Enfermagem deva ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O Histórico de Enfermagem tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana, e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde – doença.
( ) A fase de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados é denominada Diagnóstico de Enfermagem.
( ) A etapa de implementação consiste na determinação dos resultados que se espera alcançar e das Ações ou Intervenções de Enfermagem que serão realizadas face às respostas obtidas nas demais etapas.
a) V, F e F.
b) F, V e V.
c) V, V e F.
d) F, F e V.
e) V, F e V.

Tribunal de Contas do Estado do Piauí - 2014 - Enfermeiro
No gerenciamento de enfermagem, a sistematização da assistência de enfermagem é considerada uma ferramenta de gestão porque
a) é proposta aos profissionais de saúde que compõem a equipe multiprofissional para o desenvolvimento de metodologias humanizadas do cuidado.
b) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem.
c) assegura a universalidade de acesso dos usuários aos serviços de saúde.
d) é um recurso utilizado pelo responsável técnico da instituição destinado a ampliação do número de leitos.
e) é um instrumento metodológico singular que orienta as intervenções do profissional de

EBSERH - HUOL - RN - 2014 - Enfermeiro - Terapia Intensiva
Na Sistematização da Assistência de Enfermagem, o elemento inerente ao processo de enfermagem, cuja base é o julgamento sobre os fenômenos humanos específicos, é o (a)
a) problema de enfermagem.
b) avaliação de enfermagem.
c) consulta de enfermagem.
d) diagnóstico de enfermagem.
e) ação de enfermagem.

Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG - PB - 2014 - Enfermeiro
A alternativa que corresponde a sequencia correta é:
I. Planejamento normativo
II. Planejamento estratégico
III. Planejamento participativo
( ) prevê a participação de vários atores sociais na tomada das decisões. Ocorre o compartilhamento de poder, que condiciona os diferentes resultados do planejamento como de responsabilidade coletiva. A valorização da linguagem, da comunicação e da opinião dos diferentes sujeitos dá espaço ao pensamento coletivo que tenta ganhar força perante o pensamento individual, que se reflete no trabalho em equipe.
( ) é largamente adotado pelas instituições de saúde, apesar de ser constantemente criticado pela literatura em relação aos outros modelos. É mais pontual e responde à ideia de fragmentação do serviço em diferentes departamentos. É um tipo de planejamento de curto prazo ou ao acaso, voltado para a ação imediata, no sentido de manter o funcionamento dos serviços. Pode ser efetivo quando empregado na resolução de problemas bem definidos e em situações estáveis.
( ) identifica os fatos atuais e projeta os passos a serem dados por uma organização, em acordo a esse diagnóstico, buscando antecipar-se aos possíveis problemas que possam surgir, otimizar seus aspectos positivos e adaptar-se às mudanças necessárias. Traduz a identidade de uma organização, considera ações imediatas, mas agrega o pensamento e reflexão à ação, de forma mais abrangente, o que o torna um planejamento de médio a longo prazo.

EBSERH - HUCAM - UFES - ES - Enfermeiro Assistencial - 2014
Assinale a alternativa que inclui todas as etapas preconizadas pela Resolução COFEN no. 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
a) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de alta.
b) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.
c) Levantamento de problemas de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de Alta.
d) Levantamento de problemas de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de Alta.
e) Consulta de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Plano de Alta.

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - 2013 - Enfermeiro
Em relação à utilização da SAE no processo de trabalho do(da) enfermeiro(a), marque a afirmativa CORRETA:
a) A ciência da enfermagem tem como base uma ampla estruturação teórica; o processo de enfermagem é a ferramenta para que essa estrutura seja aplicada à prática, porém esse não é o método mais apropriado para a solução dos problemas do cliente.
b) A operacionalização do processo de enfermagem se dará por etapas, fases ou componentes, variando a terminologia de acordo com cada autor. Essas etapas se inter-relacionam, porém podem ser realizadas aleatoriamente, respeitando as atribuições e as demandas de trabalho da equipe de enfermagem.
c) O processo de enfermagem é um método para implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Para tanto, é necessária a utilização de um método científico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática.
d) O processo de enfermagem compreende a estruturação teórica da enfermagem e das práticas de registros, porém sua realização implica no aumento da demanda de trabalho com pouca evidência.

Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP - 2013 - Enfermeiro
Considerando a Resolução do COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa incorreta:
a) Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498/1986, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.
b) A SAE organiza-se em cinco etapas: Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.
c) A SAE deve ser realizada, de modo deliberado e sistemático, sendo compulsória apenas em ambientes hospitalares, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
d) O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498/1986, participam da execução do SAE, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.

Hospital Guilherme Álvaro - Santos - SP - 2013 - Enfermeiro
Nesta perspectiva, o pilar da equidade é definido como
a) sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos clientes e familiares.
b) o emprego da relação custo-benefício na assistência à saúde.
c) a capacidade de se produzir melhorias no setor da saúde.
d) o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da saúde.
e) o princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população.

Instituto Benjamin Constant - 2013 - Enfermeiro
Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a alternativa correta.
a) O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
b) A coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença.
c) O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes: 1-Coleta de dados de Enfermagem, 2-Histórico de Enfermagem, 3-Consulta de Enfermagem, 4-Prescrição de Enfermagem e 5-Evolução de Enfermagem.
d) Quando o processo de enfermagem é realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, ele corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes de Consulta de Rotina.
e) Fica sob responsabilidade do Técnico de Enfermagem juntamente com o enfermeiro, a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados.

Prévia do material em texto

Tutoria de Graduação Semipresencial – UNIVERSO 
 
Universidade Federal do Paraná - UFPR - UNILA - 2014 - Enfermeiro 
Com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa 
correta. 
a) A resolução do COFEN nº 358//2009 considera que a SAE e o processo de enfermagem são 
sinônimos. 
b) A SAE desenvolve e monitora indicadores de qualidade do serviço de enfermagem. 
c) O registro formal da SAE é feito pela evolução de enfermagem e pela anotação dos técnicos e 
auxiliares de enfermagem e não incluem formulários de monitoramento hemodinâmico. 
d) A etapa diagnóstico de enfermagem não tem obrigatoriedade, uma vez que podem existir várias 
taxonomias. 
e) As etapas da SAE devem se basear num suporte teórico, como a Teoria de Orem, que fornece 
base para avaliação dos resultados de enfermagem alcançados. 
 
Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SUSAM - 2014 - Enfermeiro 
Considerando que o Processo de Enfermagem deva ser realizado,de modo deliberado e 
sistemático, em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de 
Enfermagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) O Histórico de Enfermagem tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, 
família ou coletividade humana, e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde 
– doença. 
( ) A fase de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa e que 
constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os 
resultados esperados é denominada Diagnóstico de Enfermagem. 
( ) A etapa de implementação consiste na determinação dos resultados que se espera alcançar e 
das Ações ou Intervenções de Enfermagem que serão realizadas face às respostas obtidas nas 
demais etapas. 
As afirmativas são, respectivamente, 
a) V, F e F. 
 
b) F, V e V. 
c) V, V e F. 
d) F, F e V. 
e) V, F e V. 
 
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - 2014 - Enfermeiro 
No gerenciamento de enfermagem, a sistematização da assistência de enfermagem é considerada 
uma ferramenta de gestão porque 
a) é proposta aos profissionais de saúde que compõem a equipe multiprofissional para o 
desenvolvimento de metodologias humanizadas do cuidado. 
b) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a 
operacionalização do processo de Enfermagem. 
c) assegura a universalidade de acesso dos usuários aos serviços de saúde. 
d) é um recurso utilizado pelo responsável técnico da instituição destinado a ampliação do número 
de leitos. 
e) é um instrumento metodológico singular que orienta as intervenções do profissional de 
 
EBSERH - HUOL - RN - 2014 - Enfermeiro - Terapia Intensiva 
Na Sistematização da Assistência de Enfermagem, o elemento inerente ao processo de 
enfermagem, cuja base é o julgamento sobre os fenômenos humanos específicos, é o (a) 
a) problema de enfermagem. 
b) avaliação de enfermagem. 
c) consulta de enfermagem. 
d) diagnóstico de enfermagem. 
e) ação de enfermagem. 
 
Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG - PB - 2014 - Enfermeiro 
O processo de planejamento das ações em enfermagem e saúde é fundamental para a 
sistematização do processo de trabalho das organizações e serviços deste setor e se reflete na 
qualidade da assistência aos usuários. Planejamento pode ser entendido como um método de se 
pensar ações, de organizar, de alcançar resultados e de efetivar metas estabelecidas. Na literatura 
são evidenciados três tipos principais de planejamento em enfermagem e saúde, denominados 
como: planejamento normativo, planejamento estratégico e planejamento participativo. Nessa 
perspectiva, a coluna da esquerda apresenta os tipos de planejamento e a da direita, as 
características de cada um. Relacione a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 
--- 
I. Planejamento normativo 
II. Planejamento estratégico 
III. Planejamento participativo 
--- 
( ) prevê a participação de vários atores sociais na tomada das decisões. Ocorre 
o compartilhamento de poder, que condiciona os diferentes resultados do planejamento como de 
responsabilidade coletiva. A valorização da linguagem, da comunicação e da opinião dos 
diferentes sujeitos dá espaço ao pensamento coletivo que tenta ganhar força perante o 
pensamento individual, que se reflete no trabalho em equipe. 
( ) é largamente adotado pelas instituições de saúde, apesar de ser constantemente criticado pela 
literatura em relação aos outros modelos. É mais pontual e responde à ideia de fragmentação do 
serviço em diferentes departamentos. É um tipo de planejamento de curto prazo ou ao acaso, 
voltado para a ação imediata, no sentido de manter o funcionamento dos serviços. Pode ser efetivo 
quando empregado na resolução de problemas bem definidos e em situações estáveis. 
( ) identifica os fatos atuais e projeta os passos a serem dados por uma organização, em acordo a 
esse diagnóstico, buscando antecipar-se aos possíveis problemas que possam surgir, otimizar 
seus aspectos positivos e adaptar-se às mudanças necessárias. Traduz a identidade de uma 
organização, considera ações imediatas, mas agrega o pensamento e reflexão à ação, de forma 
mais abrangente, o que o torna um planejamento de médio a longo prazo. 
--- 
A alternativa que corresponde a sequencia correta é: 
a) I, III, II. 
b) I, II, III. 
c) III, II, I. 
d) III, I, II. 
e) II, I, III. 
 
EBSERH - HUCAM - UFES - ES - Enfermeiro Assistencial - 2014 
O Processo de Enfermagem deve ser organizado em etapas interrelacionadas, interdependentes e 
recorrentes. Assinale a alternativa que inclui todas as etapas preconizadas pela Resolução COFEN 
no. 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 
implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o 
cuidado profissional de Enfermagem. 
a) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, 
Evolução de Enfermagem e Plano de alta. 
b) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, 
Implementação e Avaliação de Enfermagem. 
 
c) Levantamento de problemas de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Prescrição de 
Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de Alta. 
d) Levantamento de problemas de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de 
Enfermagem e Plano de Alta. 
e) Consulta de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Plano de Alta. 
 
Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - 2013 - Enfermeiro 
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) deve ser implementada em toda instituição 
de saúde pública e privada, tendo cada uma de suas etapas registradas no prontuário do cliente. A 
SAE é o suporte para a enfermagem alcançar seus objetivos humanitários e de qualidade de 
assistência. Em relação à utilização da SAE no processo de trabalho do(da) enfermeiro(a), marque 
a afirmativa CORRETA: 
a) A ciência da enfermagem tem como base uma ampla estruturação teórica; o processo de 
enfermagem é a ferramenta para que essa estrutura seja aplicada à prática, porém esse não é o 
método mais apropriado para a solução dos problemas do cliente. 
b) A operacionalização do processo de enfermagem se dará por etapas, fases ou componentes, 
variando a terminologia de acordo com cada autor. Essas etapas se inter-relacionam, porém 
podem ser realizadas aleatoriamente, respeitando as atribuições e as demandas de trabalho da 
equipe de enfermagem. 
c) O processo de enfermagem é um método para implantar, na prática profissional, uma teoria de 
enfermagem. Para tanto, é necessáriaa utilização de um método científico para que os conceitos 
da teoria sejam aplicados e implantados na prática. 
d) O processo de enfermagem compreende a estruturação teórica da enfermagem e das práticas 
de registros, porém sua realização implica no aumento da demanda de trabalho com pouca 
evidência 
 
Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP - 2013 - Enfermeiro 
Considerando a Resolução do COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da 
Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa incorreta: 
a) Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498/1986, incumbe a liderança na 
execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de 
enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das 
respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e 
doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, 
face a essas respostas. 
b) A SAE organiza-se em cinco etapas: Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de 
Enfermagem), Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e 
Avaliação de Enfermagem. 
 
c) A SAE deve ser realizada, de modo deliberado e sistemático, sendo compulsória apenas em 
ambientes hospitalares, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de 
Enfermagem. 
d) O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, em conformidade com o disposto na Lei 
nº 7.498/1986, participam da execução do SAE, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e 
orientação do Enfermeiro. 
 
Hospital Guilherme Álvaro - Santos - SP - 2013 - Enfermeiro 
A qualidade da assistência em saúde pode ser definida como a satisfação das necessidades do 
cliente. Existem sete pilares da qualidade, segundo Donabedian. Nesta perspectiva, o pilar da 
equidade é definido como 
a) sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos clientes e familiares. 
b) o emprego da relação custo-benefício na assistência à saúde. 
c) a capacidade de se produzir melhorias no setor da saúde. 
d) o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da 
saúde. 
e) o princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus 
benefícios entre os membros de uma população. 
 
Instituto Benjamin Constant - 2013 - Enfermeiro 
Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a alternativa correta. 
a) O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de 
dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou 
intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de 
enfermagem alcançados. 
b) A coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) é um processo deliberado, 
sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou 
coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença. 
c) O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e 
recorrentes: 1-Coleta de dados de Enfermagem, 2-Histórico de Enfermagem, 3-Consulta de 
Enfermagem, 4-Prescrição de Enfermagem e 5-Evolução de Enfermagem. 
d) Quando o processo de enfermagem é realizado em instituições prestadoras de serviços 
ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, ele 
corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes de Consulta de Rotina. 
e) Fica sob responsabilidade do Técnico de Enfermagem juntamente com o enfermeiro, a liderança 
na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de 
enfermagem esperados.

Mais conteúdos dessa disciplina