Buscar

Questoes das aulas online

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1 UNIDADE 3
cOMUNICAÇÃO 
QUESTÃO
“(...) foi Roman Jakobson quem, a partir da proposta de K. Bühler de que a linguagem tem funções de expressão, apelo e representação, elaborou o mais conhecido esquema da comunicação desenvolvido no domínio da ciência das linguagens. Jackobson levou em conta também as teorias da informação, que, com base no esquema de transmissão de energia desenvolvido pela Física, pensavam a comunicação como transmissão de informações de um ponto a outro, sendo esses pontos pessoas ou lugares.” (FIORIN, 2014, p. 75)
Referência Bibliográfica
FIORIN, José Luis. Comunicação e linguagem. In: CITELLI, Adilson. et al. (ORGs.). Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.
A partir de sua leitura do e-book, elabore um texto dissertativo e discorra sobre os seguintes pontos:
Cite quais são as etapas do modelo comunicativo de Roman Jakobson; e
Explique quais as principais limitações do modelo, externadas pelos críticos a ele.
Resposta :
As etapas do modelo comunicativo de Roman Jakobson, são:
- A mensagem , o emissor ou remetende, o receptor ou destinatário, o código, o canal e o referente ou contexto. “Na comunicação há sempre um remetente, que envia uma mensagem a um destinatário, e essa mensagem requer um contexto ou referente, isto é, um código e um canal que permitam a comunicação entre o remetente e o destinatário.” 
As principais limitações do modelo foram Simplificação excessiva do processo de comunicação. Pluralidade de culturas e experiências pode afetar a comunicação. A comunicação ocorre de forma circular e não linear. Ao comunicar-se podem interagir mais de 2 pessoas.
PERGUNTA 1 UNIDADE 3
pLANEJAMENTO DE cARREIRA
O planejamento de carreira pode ser conceituado como um mapeamento de ações que o profissional deverá construir de forma sistêmica, a fim de atingir seus objetivos profissionais. E as organizações, diante de um cenário de inconstância nos setores social, econômico e político, estão, a todo momento, tendo que se planejar e rever suas metas e resultados, e esse fato impacta diretamente na vida do trabalhador.
Atividade proposta:
Considerando as afirmações acima, enumere três benefícios de um Plano de Carreira, justificando brevemente cada uma delas.
Resposta:
O plano de carreira pode ser enumerado por diversos benefícios, abaixo iremos ver três desses benefícios.
1° Foco: 
O profissional tem que ter um objetivo, saber o que realmente quer. Não ter foco pode dificultar em suas escolhas. Então fazer um plano de carreira ajuda muito, pois terá foco para chegar até onde deseja.
2°Diferencial em processos seletivos: 
Quando vamos fazer uma entrevista de emprego e temos um plano de carreira preparado, podemos sair na frente no processo seletivo. Exemplo: Quando fui fazer uma entrevista de emprego em uma empresa de fast fashion, fui com meu plano ne carreira preparado, mostrei para meu entrevistador quais eram meus planos dentro da empresa e os motivos que me levaram a me interessar pela vaga.
3° Autoconhecimento:
Precisamos fazer alguns exercícios de autoconhecimento, pois isso ajuda muito para nos conhecermos melhor e saber quais são os valores mais importantes em sua vida. Descobrir quais são suas habilidades e crenças possibilita saber quem é, ajudando a dar um rumo certo para sua carreira profissional.
PERGUNTA 1 UNIDADE 3
dESAFIOS CONTEMPORANEOS
  “Ir ao mercado e passar as compras em um caixa automático, pedir um Uber e ser levado por um carro completamente automatizado que dispensa motorista, ir ao banco e resolver todas as pendências no caixa eletrônico ou até mesmo pelo aplicativo de celular, fazer uma ligação para a central de uma empresa e ser atendido por um robô. A cada dia essas atividades tornam-se mais comuns. Trabalhos que antes eram desempenhados por funcionários, agora são feitos por máquinas. Sem contar as funções que, independentemente da tecnologia, foram reunidas e absorvidas por um único trabalhador, como os motoristas de ônibus que, além de dirigir o veículo, ainda precisam cobrar a passagem. Cobrador e telefonista são exemplos de ocupações extintas em muitos lugares do globo. O resultado: este ano, o número de desempregados no mundo chegará a 200 milhões, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essas mudanças nortearam o relatório ‘Futuro do Trabalho: Emprego, Competências e Estratégia da força de trabalho para a Quarta Revolução Industrial’, apresentado durante a última edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nos países cobertos pelo estudo, diz o documento, as tendências atuais podem levar a um impacto líquido de mais de 7,1 milhões postos de trabalho perdidos entre 2015 e 2020 – dois terços dos quais estão concentrados em funções rotineiras de escritório e administração. [...] Também, de acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos, até 2025, um em cada três postos de trabalho deve ser substituído por tecnologia inteligente. O estudo prevê que, em nove anos, poderá haver extinção de profissões operacionais, como operador de telemarketing, caixa de bancos e mercados e árbitros esportivos, junto com uma maior demanda por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer de realidade virtual. 
 Fonte: EVANGELISTA. A. P. Seremos líderes ou escravos da ìndustria 4.0? Disponível em:
 
A partir das informações apontadas no texto base e nos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade 3 da disciplina Desafios Contemporâneos, faça um texto dissertativo apresentando uma análise crítica, descrevendo os impactos decorrentes da inovação tecnológica no mercado e da indústria 4.0 e a precarização do trabalho humano. 
 
O Grande avanço da tecnologia, contribuiu bastante para melhoria de nossas vidas. Esses avanços tecnológicos trouxeram grandes benefícios e ao mesmo tempo prejuízos para a vida das pessoas. Para os benefícios deste avanço, pode-se citar: uso da Internet (em jogos, redes sociais online) e flexibilidade para resolver compromissos, como as contas e bancos digitais. Porém por outro lado, essa avanço tecnológico também trouve prejuízo, como a depressão que vem sendo causada pela dependência do uso tecnológico e o consumo em excesso, além disso as redes socias vem sendo usada de forma errada, causando intrigas, discordias e confrontos.
Diante disso, podemos observar que a tecnologia como um fator de produção (máquinas modernas e sistemas de informações gerenciais) com esse grande avanço, tem contribuído para a desvalorização do trabalho humano, sendo assim passa ficar menos remunerado. Pois hoje as maquinas estão praticamente substituindo o ser humano.

Continue navegando