Buscar

EDUCACAO E TECNOLOGIAS PROVA FINAL UNIASSELVI

Prévia do material em texto

O ensino a distância trouxe grandes mudanças para a população, pois flexibilizou a comunicação entre os alunos e a instituição de ensino.  Com a evolução dos meios de comunicação, o ensino a distância passou por várias fases ou gerações, podendo ser divididas de acordo com cada momento em que elas ocorreram. Diante disso, descreva as características de cada uma das gerações que fizeram e fazem parte da história da educação a distância.
	Resposta Esperada:
? Primeira Geração: tem característica principal a utilização da correspondência. O material era enviado pelo correio.
? Segunda Geração: a comunicação passa a ser feita pela transmissão de som e imagem, por meio da  televisão, fitas cassetes de áudio e vídeo, não havendo contato direto com o professor, chamado de tele-ensino e telecurso.
? Terceira Geração: nessa geração a finalidade era articular mídias. Oferecendo um ensino de qualidade, utilizando textos impressos, orientações por correspondência, rádio e televisão, kits para realizar experiências etc.
Quarta Geração: essa geração é marcada pela teleconferência e por satélite de comunicação. Os professores podiam interagir com professores em tempo real.
? Quinta Geração: essa geração é marcada principalmente pela aprendizagem em rede, utilizando uma nova ferramenta, o computador. Essa geração é marcada pelas aulas virtuais baseadas no computador e internet. Os softwares educacionais também foram utilizados para obter conhecimentos.
	2.
	A informática é considerada uma ferramenta fabulosa para a aprendizagem. É necessário que a sua utilização seja de forma correta, tendo um uso adequado e significativo e não apenas utilizada como pretexto de modernidade. Disserte sobre a informática pedagógica e a informática técnica quanto a sua aplicabilidade.
	Resposta Esperada:
A informática pedagógica não pode ser confundida com aulas de computação, pois, nesse caso, a escola utiliza o computador como apoio para as disciplinas. Para isso, a informática pedagógica tem o professor como mediador do processo. Nela, o computador é explorado em sua potencialidade e capacidade, auxiliando no processo de construção do conhecimento e inovações com seus benefícios.
Na informática técnica, o aluno aprende a lidar com a máquina, adquirindo conceitos computacionais, seu funcionamento e noções de hardware e software.

Continue navegando