Buscar

O futurismo

Prévia do material em texto

FUTURISMO ITALIANO
O futurismo, um movimento artístico e literário, surgiu na Itália em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti no Jornal francês Le Fígaro. 
O fascismo italiano teve grande influência neste movimento artístico na Itália. Os principais artistas plásticos futuristas italianos foram Luigi Russolo, Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Gino Severini e Carlo Carrá.
 Um manifesto repleto de frases retóricas e de radicalismos dialéticos, mostrava as impetuosas alegrias do futurismo e a aceitação entusiástica do moderno mundo tecnológico: máquinas, produção em massa, sons mecânicos, velocidade e a destruição de tudo o que era velho.
Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
Na obra de arte, o futurismo partiu de uma operação do universo para introduzir o dinamismo, fazendo com que o objeto em repouso, representado na tela, fosse concebido como um movimento potencial, desagregando em várias linhas de força - simultaneidade, multidimensionalidade, sobreposição, interpenetração. A nova época, dominada pela técnica, corresponde uma arte dinâmica, representando o ritmo rápido em que se movem todas as coisas.
O Segundo Manifesto, dirigido "aos jovens artistas da Itália", redigido pelos pintores Umberto Boccioni, Luigi Russolo e Carlo Carrá, sob a supervisão de Marinetti, foi proclamado no Teatro Chiarella, em Turim, a 8 de março de 1910. O Manifesto dos pintores futuristas exigia firmemente uma nova arte para um novo mundo e denunciava todas as vinculações das artes com o passado.
Desenvolvendo uma nova percepção dos objetos característicos dos novos tempos - o automóvel, o trem, o avião, a máquina - os futuristas representaram nos seus quadros, as forças físicas ou mecânicas, que intervêm nos agentes do movimento.
A primeira grande mostra de pintura futurista teve lugar em Milão, em 30 de abril de 1911.
Em fevereiro de 1912, realizou-se em Paris, a primeira exibição coletiva dos futuristas, seguindo depois, para Londres, Berlim, Bruxelas, Hamburgo, Amsterdã, Haia, Munique, Viena, Budapeste, Breslau, Frankfurt, Wiesbaden, Zurique e Dreden.
Na literatura, o futurismo lança seu manifesto em 1912, intitulado "Manifesto Técnico da Literatura Futurista", propondo a destruição total da sintaxe e da pontuação. Não uma frase-associação (como no cubismo), mas pura sucessão de "palavras em liberdade", um precedente da escrita automática dos surrealistas. Propuseram também, a suspensão do eu no poema e a suspensão do adjetivo e do advérbio.
O futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda que proclamou os limites da literatura e rompeu com uma certa sacralidade literária, ultrapassando as fronteiras do literário para recuperar uma relação direta com a vida. Apesar de ter alguns adeptos durante um certo tempo, o futurismo literário reduziu-se praticamente às atividades de Marinetti e seu grupo e à publicação de mais de 40 manifestos.
 Principais características do Futurismo:
 - Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Defesa de uma ligação entre as artes plásticas e o mundo moderno;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Uso da multiplicação de detalhes e linhas.
 
Fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/futurismo.htm acesso em 3 de maio de 2017
http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/artes-plasticas/vanguardas-artisticas/futurismo.html acesso em 3 de maio de 2017

Continue navegando