Buscar

atividade normativa VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE FORMATIVA IV
ORIENTAÇÃO: Buscar junto a diretores/gestores de escolas públicas ou privadas, informações sobre o papel que este exerce na Instituição. Desenvolver um texto dissertativo com até 20 linhas com analisando as respostas obtidas;
NOME DO ALUNO: Daniela Pereira de Araujo
REDAÇÃO:
O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino.Com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a gestão dos relacionamentos, ele precisa ser polivalente para conseguir desempenhar com maestria todas as responsabilidades que são inerentes ao seu cargo.
Além disso, ele também precisa estar dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções, valorizar o pedagógico a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente.
Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.
O diretor escolar deve ter em suas premissas incentivar iniciativas inovadoras, elaborar planos diários e de longo prazo visando sempre a melhoria da escola. Deve ser um gerenciador de recursos financeiros e humanos. Assegurar a participação da instituição e buscar soluções. A gestão escolar precisa desenvolver um bom vínculo com todos os grupos que fazem parte da instituição, fim que uma gestão democrática e participativa seja vivenciada.

Outros materiais