Buscar

discursiva 1 organização do tempo e do espaço na infancia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organização dos Tempos e Espaços na Infância
Atividade Avaliativa Discursiva 1
A percepção visual é trabalhada em muitos momentos nas atividades de sala de aula, no pátio e até mesmo no refeitório. Os professores estimulam a memória dos alunos ao ler um livro e mostrar as imagens, perguntando o que acontece em cada cena. Brincadeiras no pátio com imitações e outras atividades. 
Professora: A.P.S. do Pré 1
Alunos de 4 anos com jogo da memória das frutas. Em um grupo de 4 crianças a professora avalia cada aluno na sua vez de jogar. O objetivo do jogo é memorizar a outra fruta igual a que ele escolheu. As crianças ficam ansiosas, um ou outro lembram, mas alguns apresentam muitas dificuldades de lembrar onde está a fruta correspondente. O jogo é adequado e recomendado para a idade, mesmo assim aqueles que tem mais dificuldades optam por desistir do jogo, mas a professora incentiva para que permaneçam no jogo.
Jogo da memória para crianças a partir dos 4 anos de idade
Professora: L.J.D. do Berçario
Alunos de 1 a 2 anos de idade com jogos de encaixar a figura no seu contorno. A professora avalia cada criança individual, mostrando cada figura no seu contorno e permitindo que a criança identifique o lugar certo de cada peça. Nesta atividade cada aluno apresenta facilidades e dificuldades diferentes um dos outros. Duas crianças da mesma idade de 2 anos, um consegue encaixar cada figura no seu lugar correto mostrando desempenho da sua memória visual, enquanto que a outra criança não consegue identificar a figura com o seu contorno. Com isso a professora mostra onde cada figura deve encaixar auxiliando no seu desenvolvimento da memória visual. Nesta faixa etária tudo é novidade e a criança mostra curiosidade nas brincadeiras propostas. O jogo é adequado para crianças mesmo que precise de auxilio de um adulto.
Jogo de encaixe para crianças a partir dos 18 meses de idade

Outros materiais