Buscar

ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS NA INFÂNCIA - DIRCUSIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ROSANA RITA RITER DE OLIVEIRA DO AMARAL
ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS NA INFÂNCIA
PROFESSORA:  Ursula Tatiana Timm
 DISCURSIVA 1
	A música é um conjunto de sons e silêncios harmônicos de modo agradável ao ouvido. A origem da palavra é grega e significava a “arte das musas” simbolizando a harmonia universal. 
	Som é a impressão causada no ouvido humano, pela vibração de um corpo. A quantidade de vibrações por segundo é chamada de Hertz (Física). O ouvido humano não percebe sons menores que 20 Hertz, chamados “Infrassom”, nem maiores que 20.000 Hertz, chamados “Ultrassom”. Quanto maior o número de vibrações por segundo, mais agudo será o som.
	Harmonia: é a combinação entre várias notas (acordes) soando simultaneamente (ao mesmo tempo). É obtida por Instrumentos harmônicos (violão, guitarra base, piano ou teclado), Grupos de instrumentos melódicos (flauta, trompete, etc.) ou de cantores, executando diferentes vozes. Diferentes fontes sonoras produzem diferentes sons. 
	Mas existem mais diferenças entre os sons do que o instrumento que lhe dá origem. O som apresenta quatro propriedades básicas que são:
	Intensidade é a propriedade que o som tem de ser mais forte ou mais fraco. Dois sons de mesma altura e duração, podem ser diferenciados se suas intensidades forem diferentes. A intensidade depende da energia aplicada sobre o corpo sonoro na produção do som.
	Altura é a propriedade que o som tem de ser mais grave (baixo), médio ou mais agudo (alto). Podemos diferenciar facilmente sons alturas diferentes. A altura depende da velocidade da vibração do corpo sonoro. Ao contrário do que se pode pensar, altura nada tem a ver com o volume.
	A música é uma construção cuja arquitetura depende de vários elementos segundo os quais, explorando suas variações, obtém-se produtos diferentes. As principais destas estruturas são:
	Ritmo é a sequência de pulsações que, alternando sons e silêncios, ao longo de um espaço de tempo. Todos os instrumentos (e a voz) geram sons e silêncios, que tem durações definidas. Portanto, todos eles têm Ritmo.
	Melodia é a sucessão de notas através do tempo. Normalmente, é o que o solista executa em uma música, seja instrumental ou cantada.
	A música é a arte de combinar os fenômenos sonoros. Ela consiste na disposição do som e do silêncio no espaço e no tempo.
Platão escreveu, em “A República”:
“Deixem-me compor as músicas de um país e não me preocuparei com quem faça suas leis”

Outros materiais