Buscar

segmentação de mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.1 Segmentação de Mercado
A produção em série e em larga escala que sucedeu à Revolução Industrial e os métodos cada vez mais eficazes de fabricação, levaram as empresas à busca do mercado de massa. Mercado esse, capaz de absorver quantidades crescentes de produtos similares, mas a preços declinantes. Mas foi surgindo a necessidade de segmentar o mercado, que é identificar e distinguir os clientes em mercados-alvo. As pessoas normalmente estão agrupadas de forma heterogênea, e a segmentação de mercado visa reagrupá-las de modo mais homogêneo e relevante para a ação de marketing (COBRA E URBAN, 2017).
De acordo com o site Meu Negócio Melhor (2019), segmentação de mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. Os nichos são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).
Segmento segundo Dias (2003) é o processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características semelhantes que provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes”. Então podemos imaginar inicialmente que o mercado é um grande grupo de pessoas (físicas e jurídicas) com poder aquisitivo mas, que segundo a lei da segmentação de marketing, classificamos o mercado de pessoas em grupos econômicos. Logo que esses grupos são definidos podemos então decidir á que nicho o produto/serviço que se produz irá atender. Ou até mesmo definir primeiro os grupos para depois o marketing elaborar um produto que atenda a necessidade deste. Depois que o grupo está formado e um produto destinado pronto este se torna um segmento mercadológico.
Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa (SEBRAE, 2019).
Segundo Lamb (2004) segmentação de mercado é o processo de divisão de um mercado em segmentos ou grupos significativos, relativamente homogêneos e identificáveis.
O autor segue dizendo que segmento de mercado é um subgrupo de pessoas ou organizações que compartilhem uma ou mais características e que tenham as mesmas necessidades de produtos. O processo de divisão de um mercado em segmentos ou grupos significativos, relativamente homogêneos e identificáveis, é chamado segmentação de mercado.  
Las Casas (1993), afirma que para satisfazer as necessidades de um indivíduo, o trabalho é mais fácil, pois o produto será adaptado a algumas necessidades específicas. Já para a produção em massa que atingindo milhões de consumidores o trabalho é mais difícil. Por essa razão a segmentação de mercado pode ajudar as organizações a desenvolver e comercializar produtos que se aproximem a satisfação do mercado-alvo (target). A empresa poderá atender melhor uma fatia de mercado na qual possa oferecer um produto mais específico e que se assemelhe a aquilo que o consumidor quer e deseja, ao contrário da concorrência que faz um produto para atender a todo o grupo. 
Sebrae (2019) afirma que a segmentação é indicada também para uma série de outros objetivos, como conseguir um financiamento, prospectar mais patrocinadores, planejar eventos, avaliar sua participação no mercado, mudar a estratégia de marketing, entre outros. São vários contextos em que podemos aplicá-la. Quando compreendemos os mais diferentes segmentos de público que estão em contato com a empresa, podemos começar esboçar o perfil dos clientes e focar nossos esforços na conquista dos objetivos finais. E assegurados de que estamos indo no caminho certo.
Já Facape (2007), explica que segmentação de mercado é a divisão do todo em pequenos grupos de mercado. Segmentar é dar enfoque, identificar e servir ao mercado escolhido. 
Facape (2007), ainda divide a segmentação de mercado em: Segmentação Geográfica (países, estados, cidades, bairros, ruas); Segmentação Demográfica (idade, sexo, tamanho da família); Segmentação Psicográfica (classe social, estilo de vida, personalidade); Segmentação Por Conduta (conhecimento, atitudes, costumes); Segmentação Por Volume (pequenos, médios e grandes) e Segmentação Por MIX de Marketing (mercados que respondem aos diferentes fatores de marketing, como preço, praça, propaganda ou tipo de produto). 
Para Dornelas (2007) o mercado-alvo não é aquele que você gostaria: é aquele que pode consumir o seu produto. Para se conhecer o mercado em questão é preciso obter informações tanto qualitativas como quantitativas. Para um aprofundamento melhor é necessário responder a três perguntas: Quem está Comprando? O que está Comprando? e Porque está Comprando? Desta forma, haverá uma análise a qual a empresa levará para determinar o futuro pro planejamento. 
A segmentação facilita para a parte estratégica de marketing, para o entendimento do comportamento do seu público. Com o conhecimento do seu público facilita na oferta de produtos característicos de acordo com os seus interesses, assim fica mais fácil na mensuração de resultados.  Afinal a melhor estratégia é vender para quem realmente está interessado em comprar o seu produto e a segmentação pode ajudar nisso (ADMINISTRADORES, 2019).
Dornelas (2007), explica que um segmento de mercado possui indivíduos que têm a mesma necessidade comum. Ao agrupar esses indivíduos (clientes), fica mais fácil satisfazer suas necessidades.
O site Cadu Xavier (2019) afirma que são de grande importância os seguintes pontos a serem levados em consideração. Tais quais são definidos como, entender a relação do cliente com o produto e obter as informações-chave dessa relação, alinhar os fatores que devem ser pesquisados para iniciar a segmentação montando estatísticas, torturar os números obtidos para desenvolver o posicionamento no caso a segmentação e por fim comunicar o produto para os diferentes segmentos.
O site também salienta que este processo pode levar seis meses, ou muito mais. Vai depender da complexidade da segmentação. Para testar a solidez do segmento, é preciso analisar se é mensurável, se é acessível, se é substancial e se é único.  
Segmentação de mercado é o processo de tornar-se o mercado global, heterogêneo, de um produto e dividi-lo em diversos subgrupos, sendo que um destes tende a ser homogêneo nos seus aspectos fundamentais (STANTON,1980).
O autor ainda salienta que a segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa. Segue uma filosofia voltada para o freguês, onde descobre-se as necessidades dos compradores de um segmento e então é elaborado um produto ou plano de marketing para atingir esse segmento, atendendo as necessidades específicas do grupo escolhido.  
Existe oportunidade para segmentar um mercado, quando há diferenças entre as necessidades ou desejos dos clientes ou entre suas atitudes e predisposições com relação às ofertas disponíveis no mercado. Assim se subdivide o mercado em grupos menores, que se tornam os mercados-alvo (HOOLEY, 2005). 
Dornelas (2007) explica que é preciso conhecer os hábitos e como vivem os clientes que compram seu produto. Em que lugar eles vivem (estados, cidades, bairros), qual o clima da região, suas idades, estilo de vida, seus pensamentos quanto ao meio ambiente e responsabilidade social, se participam de clubes, o que pensam sobre política, economia. Todas essas questões servem para definir se esse determinado grupo de indivíduos poderá ser cliente da empresa, ou a empresa adaptará seu produto e todo o MIX de Marketing ao estilo de vida desses consumidores para assim atendê-los.
Para determinar a escolha do público alvo, as organizações usam várias segmentações.Dentre elas são: Segmentação Geográfica; Segmentação Demográfica; Segmentação Psicográfica e Segmentação Comportamental.
Kotler (2002), afirma sobre a segmentação geográfica que requer a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como nações, estados, regiões, condados, cidades ou bairros. A empresa pode atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas geográficas,prestando atenção nas variações locais.
Segundo Churcill e Peter (2005), a maneira mais comum de segmentar mercados de consumo é usar a segmentação demográfica, que envolve dividir o mercado com base em características da população. Essa abordagem segmenta os consumidores de acordo com variáveis como sexo, idade, raça ou etnia, nível de renda, ocupação, nível de instrução e tamanho e composição da família.
Numa tentativa de identificar de forma mais específica os consumidores que estariam interessados em determinados produtos, os profissionais de marketing desenvolveram a segmentação psicográfica, que envolve a medição de estilos de vida dos consumidores, ou seja, a maneira como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesse e opiniões (CHURCILL e PETER, 2005).
De acordo com Kotler (2002) na segmentação comportamental, os compradores são divididos em grupos com base em seus conhecimentos de um produto, em sua atitude com relação a ele, no uso dele ou em suas respostas, com isso muitos profissionais de marketing acreditam que as variáveis comportamentais são os melhores pontos de partida para se construir segmentos de mercado.
Segmentação por volume de acordo com o site Brasil Escola (2019) o mercado é dividido entre consumidores de pequeno, médio e grande porte. Este tipo de segmentação é mais usado nas indústrias e distribuidores para identificar seus clientes, a fim de providenciar ações que promovem o melhor atendimento e tratamento diferenciado para esses clientes.
Como o nome diz, nesta opção de seleção de mercado a segmentação é feita com base em volume de quantidades. Divide-se os consumidores,levando em conta a quantidade de itens que esses adquirem, determinando números de clientes que compram lotes pequenos, médios e grandes.
A segmentação de mercado é necessária para o crescimento e desenvolvimento da organização. Deste modo que podemos concluir que a influência da segmentação tem um valor para o mix de mercado,  que tem necessidades próprias e evoluem na proporção que o marketing oferece novas opções. A empresa deve estar sempre atenta para qual segmento vai direcionar seu produto/serviço na hora de oferecer ao mercado, traçando metas e previsões realistas, junto com os objetivos.

Outros materiais