Buscar

organização e politica e saúde aulo 3

Prévia do material em texto

1.
		A ampliação do número de trabalhadores inscritos na Previdência e sua extensão aos trabalhadores rurais geram uma extensão de benefícios no território nacional. No entanto, não há controle do dinheiro investido, surgindo o movimento conhecido como:
	
	
	
	Movimento Sanitarista.
	
	
	Movimento Tenentista.
	
	
	Movimento Militar.
	
	
	Movimento feminista.
	
	
	Movimento Social.
	
Explicação:
Em tempo de obras gigantescas, como a Rodovia Transamazônica, a Ponte Rio-Niterói e a Usina de Itaipu, recursos públicos investidos no financiamento de hospitais privados. A ampliação do número de trabalhadores inscritos na Previdência e sua extensão aos trabalhadores rurais geram uma extensão de benefícios no território nacional. No entanto, não há controle do dinheiro investido. Surge o Movimento Sanitarista como organização política associada a organizações populares. Cresce a crítica ao sucateamento da saúde pública e a revolta continua sendo contra a permanente distorção no emprego do dinheiro público arrecadado: novas epidemias, como a de meningite, são abafadas com a censura à imprensa ¿ marca dos governos autoritários.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
	
	
	
	 Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	
	
	Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
 
	
	
	 Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
	
	
	 Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
	
	
	Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
	
Explicação:
Institutos de Aposentadoria E Pensões (IAP)
As Caixas de Aposentadoria e Pensões instituídas pela chamada Lei Elói Chaves, de janeiro de 1923, beneficiavam poucas categorias profissionais. Após a Revolução de 1930, o novo Ministério do Trabalho incorporou-as e passou a tomar providências para que essa garantia trabalhista fosse estendida a um número significativo de trabalhadores. Dessa forma, foi criado o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM) em junho de 1933, ao qual se seguiram o dos Comerciários (IAPC) em maio de 1934, o dos Bancários (IAPB) em julho de 1934, o dos Industriários (IAPI) em dezembro de 1936, e os de outras categorias profissionais nos anos seguintes. Em fevereiro de 1938, foi criado o Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (IPASE). A presidência desses institutos era exercida por pessoas livremente nomeadas pelo presidente da República.
Após 1945, os Institutos de Aposentadoria e Pensões expandiram suas áreas de atuação, que passaram a incluir serviços na área de alimentação, habitação e saúde. Essa ampliação de funções, porém, não foi acompanhada da necessária reformulação da sua gestão financeira, o que acarretou sérios problemas posteriormente. A falta de um planejamento central foi também responsável por graves disparidades na qualidade do atendimento oferecido às diversas categorias profissionais.
Em novembro de 1966, todos institutos que atendiam aos trabalhadores do setor privado foram unificados no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/IAP
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A NOAS/2001 tem o objetivo de colocar em prática o princípio da regionalização, que deve ser entendido como:
	
	
	
	Garantia imediata de acesso às ações e aos serviços de saúde.
	
	
	Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo.
	
	
	Serviços organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	
	
	Rede de serviços, organizada de forma hierarquizada, permite um conhecimento maior dos problemas de saúde da população da área delimitada.
	
	
	Exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível de sua complexidade.
	
Explicação:
A NOAS/2001 tem o objetivo de colocar em prática o princípio da regionalização, que deve ser entendido como Serviços organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
	
	
	
	Vacinação obrigatória contra varíola.
	
	
	O objetivo era eliminar a peste e a Dengue.
	
	
	Para combater a febre amarela eliminou mosquitos transmissores da febre amarela.
	
	
	Para combater a peste usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
	
	
	Para combater a peste removeu lixos.
	
Explicação:
O objetivo era eliminar a peste bulbonia e a febre amarela.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A reforma urbana foi realizada com a retirada da população pobre do centro da cidade e derrubando vários cortiços, esse movimento se refere ao acontecimento ocorrido no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro apelidado pela população como:
	
	
	
	Bota- abaixo 
	
	
	Revolta de Canudos.
	
	
	Revolta da Armada.
	
	
	Revolta Tenentista.
	
	
	Revolta da Vacina.
	
Explicação:
Bota- abaixo -   ¿Bota-abaixo¿  era  assim que o povo  chamava quando queria  se referir  a  reforma urbana  acontecida na gestão do prefeito Pereira Passos na  cidade  do Rio de janeiro, no início do século XX .
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Lei Eloy Chaves do ano de 1923 consolidou:
	
	
	
	A base do sistema previdenciário brasileiro.
	
	
	A criação do Instituto Butantan.
	
	
	A Reforma Sanitaria.
	
	
	A Atenção Primária no país.
	
	
	O controle da febre amarela e da peste.
	
Explicação:
A Lei Eloy Chaves, publicada em 24 de janeiro de 1923, consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro, com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Após a promulgação desta lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados também passaram a ser segurados da Previdência Social.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No início do século XX, o movimento operário organizou greves na busca de conquistar alguns direitos sociais, pois nesta época os trabalhdores não tinham quaisquer garantias trabalhistas. Nasce, então, a previdência social. Com base nessa informação, serão elencadas três proposições acerca da previdência social, relacionadas às mudanças ocorridas neste período. Leia as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - O marco inicial da previdência social no Brasil ocorreu em 1923 com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Eloy Chaves instituindo-se as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs).
II - Através da mobilização e reinvidicação dos trabalhadores de determinada empresa é que ocorriam a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP).
III - No início do século XX cresce as reivindicações dos operários sobre melhores condições de trabalho, como resposta o Estado cria o INPS. 
	
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	As afirmativasI e III estão corretas.
	
	
	A afirmativa II está correta.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
Explicação:
A previdência social brasileira foi implantada com a Lei Eloy Chaves, estabelecida pelo Decreto Legislativo 4.682/1923, que criou as chamadas Caixas de Aposentadoria e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias, contemplando os benefícios de aposentadoria por invalidez, aposentadoria ordinária (atualmente chamada de aposentadoria por tempo de contribuição), pensão por morte, bem como o benefício de assistência médica, todos eles custeadas por contribuições do Estado, dos empregadores e dos trabalhadores. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA:
	
	
	
	O médico Emilio Ribas, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pega por contato.
	
	
	A meta do governo de Rodrigues Alves era o saneamento e a reurbanização da capital da república.
	
	
	O Ministério da Saúde foi criado em 1950 no governo Getúlio Vargas com o objetivo de fortalecer as ações de saúde pública.
	
	
	Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico.
	
	
	O governo de Rodrigues Alves nomeou o médico Oswaldo Cruz para iniciar programa de saneamento para eliminar a peste e a febre amarela.
	
Explicação:
A afirmativa - Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico.  É FALSA, pois neste período as pessoas que foram retiradas dos cortiços, foram alojadas em casas em que não dispunham de ações de saneamento básico.

Continue navegando