Buscar

estudo transversal II

Prévia do material em texto

Os povos antigos eram inicialmente nômades. Com o tempo, tornaram-se sedentários, mas sempre continuaram viajando, deslocando-se pelos espaços, sendo necessária a orientação. Para podermos nos orientar no espaço geográfico, utilizamos pontos de referência, observamos astros e podem-se utilizar instrumentos como a bússola, o astrolábio e, atualmente, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).  Sobre a bússola, a orientação das direções é dada por pontos (dos mais gerais para mais específicos) denominados:
	
	a) Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	
	b) Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	
	c) Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	
	d) Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 
	 
	2.
	O professor, ao trabalhar com a criança sobre o processo da globalização, pode perfeitamente relacionar a globalização e seus efeitos locais, regionais, nacionais e globais. Sobre a prática do professor em sala de aula no contexto da globalização, analise as seguintes sentenças:
I- O professor poderá comentar sobre os acontecimentos diários na política, sociedade e meio ambiente, e relacioná-los com o cotidiano da criança, mostrando, assim, ao aluno, que de uma forma ou outra tem a ver com a globalização.
II- Quanto mais complexas as informações sobre a globalização, maior será o entendimento da criança.
III- O professor deve estar constantemente informado e dar mais atenção ao que acontece no Brasil e no mundo. Assim terá mais compreensão e clareza no momento de fazer a relação com o que está sendo trabalhado.
IV- Toda criança tem acesso às informações e às novas tecnologias, ficando, assim, mais fácil inseri-las no contexto da globalização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	O desenvolvimento de uma criança em relação à noção de espaço varia de criança para criança. A esse respeito, Almeida e Passini (2008, p. 28) salientam alguns carácteres distintos em relação ao entendimento do espaço vivido, percebido e concebido. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Consciência do Espaço Corporal.
II- Relações Espaciais Topológicas Elementares.
III- Relações Espaciais projetivas e Euclidianas.
(    ) A criança passa a manter a posição dos objetos e altera o ponto de vista até atingir as relações espaciais, conseguindo se situar, identificar e mapear o local onde se encontra, em grandes distâncias. 
(    ) A criança faz relação com o espaço determinado próximo a ela, em pequenas distâncias.
(    ) O processo espacial acontece pelo próprio corpo da criança, existindo dois aspectos fundamentais: o esquema corporal e lateralidade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - III - II.
	
	b) II - III - I.
	
	c) I - II - III.
	
	d) III - II - I.
	 
	 
	4.
	Sobre a representação espacial da terra, existem dificuldades próprias, pois o maior desafio é representar a Terra em sua forma geoidal ou arredondada, num planisfério. Não é possível elaborar um mapa preservando todas as propriedades (distância, direção, área e forma irregular). Na hora da elaboração dos mapas, dependendo de seus objetivos, os cartógrafos decidem quais propriedades preservarão e quais ficarão distorcidas. Sobre a forma da superfície da Terra e suas possíveis representações, analise as sentenças a seguir:
I- O globo terrestre é uma representação do tipo elipsoide de revolução, gerado por um eclipse rotacionado em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra. Este modelo é bastante simplificado.
II- Os mapas correspondem à representação, aproximada, em um plano dos aspectos - geográficos, naturais, culturais e antrópicos - em proporção reduzida de toda superfície terrestre ou de parte dela.
III- A superfície terrestre é totalmente irregular, não existindo, até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la.
IV- Para a confecção de um mapa, que é bidimensional, são necessárias informações tridimensionais: as dimensões do globo, a sua orientação no espaço e a origem do sistema de coordenadas. A partir dessas informações, a confecção do mapa decorre sem deformações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	A ciência explica que o universo surgiu através de uma explosão cósmica, o ?Big Bang?. Desde então, a Terra vem sofrendo alterações. Para analisar e interpretar as linhas evolutivas do decorrer dos anos, os cientistas fazem análise da:
	
	a) Escala do tempo geológico.
	
	b) Distribuição das camadas de rochas e fósseis.
	
	c) Idade cronológica da Terra.
	
	d) Explosão cósmica.
	 
	 
	6.
	Os conhecimentos cartográficos iniciam-se através da alfabetização, denominados por Simielli (2007) como alfabetização cartográfica, sendo o objetivo básico das séries iniciais. Neste sentido, é necessário que o professor desenvolva na criança a visão cartográfica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Proporcionar atividades a partir do espaço mais próximo da realidade do aluno, ampliando para os mais distantes.
(    ) O espaço para a criança ainda é muito abstrato, e é a partir da sua realidade que a criança adquire noções espaciais.
(    ) O mais importante para a alfabetização cartográfica é saber ler, interpretar e identificar as informações existentes em um mapa.
(    ) Uma das contribuições para o entendimento cartográfico é proporcionar o lúdico e a exploração da linguagem visual, como: gráficos, figuras, imagens e outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	7.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientações dos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	
	a) Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.
	
	b) Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.
	
	c) Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	
	d) Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	 
	 
	8.
	De acordo com os PCN, nos anos 60, baseada nas teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, através da qual considera-se que não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo. Para o ensino, essa nova perspectiva da Geografia também trouxe alterações, inclusive nas formas de interpretação das categorias de espaço geográfico, território e paisagem. A respeito dessas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O território é uma categoria pouco importante quando se estuda a formação econômica e social de uma nação. 
(    ) A categoria de paisagem é definida como sendo unidade visível, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural. 
(    ) Quando se fala da paisagem de uma cidade, dela fazem parte seu relevo, a orientação dos rios e córregos daregião, bem como o conjunto das construções humanas. 
(    ) Espaço geográfico define-se como uma relação entre o ser humano e o meio, ou seja, é o espaço permeado pelas características que a sociedade produz. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	9.
	O mapa é uma forma reduzida de se representar a Terra, ou parte dela. Essas representações obtêm informações chamadas de linguagens cartográficas, que se compõem de três elementos principais. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Símbolos.
II- Escala.
III- Projeção.
(    ) É a relação entre a distância do mapa reduzida, com a distância real. 
(    ) É a transferência da imagem da esfera terrestre para uma área plana.
(    ) É uma representação gráfica de objetos, que devem ser de fácil reconhecimento no mapa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - I - II.
	
	b) I - II - III.
	
	c) I - III - II.
	
	d) II - III - I.
	 
	 
	10.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) preconizam que ao longo do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de construir um conjunto de saberes relacionados a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, estabelecendo para o ensino alguns objetivos gerais. No que se refere aos objetivos gerais apresentados nos PCN para a disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar leituras e interpretação de imagens, dados e documentos de fontes de informações diferentes.
II- Entender questões relacionadas à espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos.
III- Utilizar o diálogo, em suas dinâmicas e interações, como forma de mediar os conflitos e tomar decisões.
IV- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos de qualidade de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.

Continue navegando