Buscar

Estudo Dirigido - Estratégia da Saúde da Família

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estratégia da Saúde da Família
O Município X fez um levantamento sobre as condições de vida e de saúde mais frequente e observou-se que 48% das famílias tinham renda de um a três salários mínimos, baixa cobertura vacinal; hipertensos e diabéticos sem acompanhamento médico; alto índice de crianças menores de seis meses em aleitamento artificial e grande incidência de crianças, menores de dois anos, apresentando doenças diarreicas. (Adaptado de Ministério da Saúde, 2001, pg.15)
Diante deste cenário, foi implantada a Estratégia de Saúde da Família no Município, para isto será reformada a Unidade Básica de Saúde que abrigará a primeira equipe de Saúde da Família.
Discuta os cuidados deverão ser adotados em relação a estrutura física da UBS, os profissionais que deverão compor a equipe de Saúde de Família, o NASF e quais as possíveis ações à serem desenvolvidas para melhorar as condições de saúde apresentadas.
Resposta:
Como a estrutura física da UBS existe um padrão determinado pelo Ministério da saúde a depender do seu porte, hoje temos 04 tipos de portes das UBS. Todas UBS devem conter alguns componentes básicos que são as salas de atendimento, sala de curativo, sala de vacina, sala de pequenos procedimentos, sala de reunião, sala administrativa e recepção. O local deve ser bem iluminado, ventilado e limpo. Deve estar em uma localização de fácil acesso à população. 
A equipe das UBS deve ser formada por médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, agentes comunitários de saúde, dentista e seus auxiliares, podendo também ter outros integrantes como fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista.
As pessoas devem ser orientadas de acordo com cada situação e necessidade, para as mães que já introduziram o leite artificial nas crianças menores de 06 meses elas devem ser aconselhadas e ficarem cientes que o leite materno é que traz mais benefícios para as crianças, dando a elas incentivo com a amamentação e cumprir também o calendário de vacina. Para as crianças que estão sofrendo de diarreia os alimentos devem ser bem higienizados e para as pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes procurar fazer atividades física, reeducação alimentar e sempre está em busca de cuidados médicos para que a doença esteja bem controlada.

Outros materiais