Buscar

Relatório 4 - Linhas de campo elétrico

Prévia do material em texto

OBJETIVO
 Estudar o comportamento e verificar as linhas de campo elétrico para diferentes eletrodos.
INTRODUÇÃO
Nessa experiência tivemos a oportunidade de visualizar na prática a representação das linhas de campo elétrico. Visualizamos as diferentes configurações das linhas de campo elétrico entre corpos carregados eletricamente. A demonstração do fenômeno foi estabelecida a partir da geração de tensão fornecida pelo gerador de Van de Graff que é fornecida a eletrodos condutores com diferentes formas geométricas. Um recipiente de vidro contendo certa quantidade de óleo dielétrico com farelo de milho adicionados à superfície são submetidos a um campo el étrico que permite a visualização das linhas de campo. As variações da intensidade do campo são observadas conforme as diferentes combinações entre os componentes condutores geometricamente distintos. Observa-se o fenômeno da condução elétrica, dos componentes adicionados ao recipiente, devido ao alinhamento dos grãos com o campo elétrico.
Colocar os eletrodos sobre mesa projetável; 
 Colocar a mesa projetável com eletrodos sobre o retroprojetor; 
 Faça as conexões elétricas entre os bornes da mesa projetável e o gerador 
 Colocar uma fina camada de óleo de rícino na cuba de vidro; 
 Espalhar um pouco de milho granulado sobre o óleo da cuba; 
 Depositar a cuba de vidro o conjunto sobre os eletrodos.
Colocar os eletrodos sobre mesa projetável; 
 Colocar a mesa projetável com eletrodos sobre o retroprojetor; 
 Faça as conexões elétricas entre os bornes da mesa projetável e o gerador 
 Colocar uma fina camada de óleo de rícino na cuba de vidro; 
 Espalhar um pouco de milho granulado sobre o óleo da cuba; 
 Depositar a cuba de vidro o conjunto sobre os eletrodo
. 
 
Quando se trabalha com cargas geradoras sem dimensões, as linhas de força são representadas radialmente, de modo que:
 Um campo elétrico é uniforme em uma região quando suas linhas de força são paralelas e igualmente espaçadas umas das outras, o que implica que seu vetor campo elétrico nesta região  têm, em todos os pontos, mesma intensidade, direção e sentido.
 Uma forma comum de se obter um campo elétrico uniforme é utilizando duas placas condutoras planas e iguais. Se as placas forem postas paralelamente, tendo cargas de mesma intensidade, mas de sinal oposto, o campo elétrico gerado entre elas será uniforme.
MATERIAL
Gerador de Van de Graf
Cúpula de vidro
Óleo 
Milharina
Dois eletrodos retos
Um eletrodo circular menor
Um eletrodo circular maior
Um eletrodo pontual
Mesa projetora 
Dois cabos 
METODOLOGIA
 Colocou-se uma camada de óleo na cúpula com um pouco de milharina. 
 Utilizando os cabos, conectaram-se os fixadores com os eletrodos às saídas da esfera e de terra do gerador. 
Inicialmente, colocou-se a cúpula de vidro sobre a mesa projetora e sobre dois eletrodos pontuais.
Em um segundo experimento, colocou-se os dois eletrodos retos paralelos um ao outro e encostados nos eletrodos pontuais e sobre eles a cúpula de vidro.
Em uma terceira parte do experimento, colocou-se o eletrodo circular maior encostado em um dos dois eletrodos utilizado anteriormente e um eletrodo pontual encostado no cabo oposto.
Por último, colocaram-se os dois eletrodos retos em contato com os dois eletrodos fixos e paralelos um ao outro, entre eles colocou-se o eletrodo circular menor. 
RESULTADOS
Com duas cargas pontuais, as linhas de campo eram curvadas, saindo em todas as direções da carga positiva, e chegando à carga negativa da mesma forma, sempre perpendicular à superfície do ponto.
Com os eletrodos retos e paralelos, as linhas de campo eram alinhadas e constantes, perpendiculares à superfície metálica.
 Houve um alinhamento externo e um alinhamento interno, as linhas saiam do ponto positivo e chegavam perpendiculares ao anel.
 
Com dois eletrodos paralelos e um circular no meio, formaram-se linhas de campo paralelas entre os eletrodos retos e curvando-se perto do eletrodo circular. 
CONCLUSÃO
 Concluímos que através do nosso experimento conseguimos visualizar a formação dos campos elétricos pelas linhas de força formadas. Visualizamos o seu comportamento diante de cada montagem distinta feita com os eletrodos disponíveis. Pode-se comprovar que as linhas de força são sempre perpendiculares aos eletrodos desta forma nunca podendo ser paralelas aos mesmos, pois as linhas demonstram o trajeto do campo elétrico de um eletrodo ao outro como que se formando um caminho entre eles para a circulação da corrente elétrica, verificou-se assim, a existência do campo elétrico e visualizamos o seu comportamento com o auxílio do fubá na superfície óleo. 
 
BIBLIOGRAFIA
https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/campo4.php

Continue navegando