Buscar

Ao estudarmos sobre as bases epistemológicas da aprendizagem notamos diversas formas que ao longo dos anos foram desenvolvidas de formas diferentes e que até aos dias de hoje são objetos de estudo


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Ao estudarmos sobre as bases epistemológicas da aprendizagem notamos diversas formas que ao longo dos anos foram desenvolvidas de formas diferentes e que até aos dias de hoje são objetos de estudo, admiração e observação de diversas classes da sociedade atual, os educadores são uma delas. O método Tradicional de Ensino é onde o professor é considerado o responsável por ensinar e passar o conteúdo aos alunos, os estudantes são avaliados por meio de provas e trabalhos e o uso da cartilha é continuo um método. Muitos professores esquecem o que aprenderam durante sua formação, como métodos inovadores, dinamismo, usos de tecnologias e diversas formas de ensinar ou simplesmente são levados pelo comodismo, gerando assim hábito de ensinar tradicionalmente. Apesar dos avanços na educação, em como itrodução de suportes tecnológicos como projetores, computadores, internet entre outros, ainda a muito receio em inovar na educação e inserir tecnologia no ambiente educacional, devido falta de aperfeiçoamento do educador e medo da alienação e praticidade desses meios na vida do educando. Teoria da aprendizagem desenvolvida pelo psicólogo e epistemólogico suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
Essa metodologia entende que o aprendizado deve acontecer através do professor mediador e dos alunos, que não são apenas meros aprendizes, e sim, indivíduos com informações e conhecimentos que precisam ser levados em consideração no contexto escolar.
É importante que o construtivismo seja aplicado por todos os professores da unidade escolar e que haja formação continuada garantindo que essa maneira de trabalhar a construção do conhecimento seja praticada em todas as turmas.. A escola que optar por essa linha de ensino precisa sistematizar o aprendizado de maneira que o aluno realmente entre em uma jornada intelectual de construção do conhecimento. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional. Em outras palavras, o conhecimento é resultado da combinação entre fatores objetivos e subjetivos que fazem parte do cotidiano de cada estudante.
A interação entre organismo e meio defendida por essa teoria da aprendizagem, no entanto, não se dá de maneira passiva: a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo próprio ser humano durante toda a sua vida, o que o faz ser o personagem principal no processo ensino-aprendizagem. 
Os principais pressupostos da teoria epistemológica de Jean Piaget revolucionaram a maneira de conceber o desenvolvimento humano e contribuíram na construção de novas teorias pedagógicas na medida em que o sujeito passa a ser visto como capaz de construir o conhecimento na interação com o meio físico e social. Assim, a concepção de inteligência “[...] como desenvolvimento de uma atividade assimiladora cujas leis funcionais são dadas a partir da vida orgânica e cujas sucessivas estruturas que lhe servem de órgãos são elaboradas por interação dela própria com o meio exterior” (PIAGET, 1987, p. 336), fundamenta teoricamente muitas investigações no campo educacional em busca de novas práticas pedagógicas embasadas no construtivismo