Buscar

Atividade Informática e Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01
Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?
A informação e seus respectivos sistemas desempenham funções fundamentais e estratégicas nas empresas, proporcionando a sustentação administrativa para aperfeiçoar os resultados esperados. A informação é um recurso estratégico sobre tudo quando se fala em vantagem competitiva. O desafio gerencial é como usar a tecnologia da informação para projetar e administrar empresas efetivas e competitivas. Os benefícios proporcionados pelo sistema de informação são vários, podendo assim citar carga de trabalho reduzida, administração mais eficiente, maior precisão, entre outros inúmeros exemplos.
Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.
 Para se obter uma informação coerente é necessário conceituar os 3 termos, pois ambos andam lado a lado:
Dados: É tudo aquilo que temos em razão da apresentação ou manifestação do estado e do universo que queremos compreender, antes de serem organizados a ponto de transmitirem algum significado que as pessoas possam entender e utilizar. Podem ser facilmente transferível através de imagens, sons, textos, números e estruturas.
 
Informação: Ela é a expressão de valores que são compreendidos a partir da organização ou transformação dos dados. Dados dotados de relevância e proposito. É tudo o que fornece conhecimento ou inteligência. A informação é um conjunto de fatos organizados que possuem um valor adicional aos fatos em si.
Conhecimento: É uma reação da mente humana para tomar uma decisão a partir de informações obtidas e que envolve regras, instintos e ideias que implicam a ciência e o entendimento de como essa ação pode se comportar. Ele se difere da informação porque está associado a uma intenção. Ambos consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado a informação com um propósito ou quando pode ser útil.
A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)
A integração sistêmica ocorre quando todos os sistemas de informação atuam e interage entre si, influenciando e complementando um ao outro, e assim tendo uma visão da empresa como um grande processo, tendo como exemplo: uma nota fiscal de venda que veio do subsistema de faturamento, onde a quantidade vendida deverá ser baixada do subsistema estoque, e após ter passado por diversos setores da organização chega ao subsistema da contabilidade que é repassado para os livros fiscais de saída por meio da integração entre subsistemas. Entendendo o impacto que um sistema pode causar na empresa, e para que ele foi projetado, fica fácil para os gestores entenderem o relacionamento existente entre os componentes técnicos de um sistema, estrutura, o funcionamento e a politica de cada organização. Sendo possível observar a empresa como se estivesse olhando-a de cima para baixo com suas atividades sistemáticas dependentes entre si.
Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?
Os sistemas de informação, independentemente de seu nível organizacional (operacional, gerencial e estratégico), têm como maior objetivo auxiliar os processos de tomadas de decisão, assim se os sistemas de informação não se propuserem a atender esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa. O foco está direcionado para o principal negócio empresarial, tendo como exemplo uma empresa de contabilidade, onde os sistemas de informação estarão voltados para o fornecimento de informações que atendam às suas necessidades.
Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.
Com a implantação de um sistema de informação que permita uma fluência constante, padronizada, segura, eficaz e controlável das informações dentro da empresa, permitindo que os dados cheguem à pessoa certa, no momento oportuno e com as características ideais que uma informação deve possuir. As empresas que detiverem organizarem, dominarem e valorizarem mais as informações e o conhecimento do ambiente (interno e externo) em que estiverem envolvidas terão mais condições de competitividade nos negócios.

Outros materiais