Buscar

Tipos de Leucócitos e sua Função

Prévia do material em texto

Leucócitos
Monócito: -8% a 10%
-possui núcleo em forma de rim 
-São precursores dos macrófagos e realizam fagocitose
- Os monócitos se originam na medula óssea e circulam no sangue por cerca de 1 dia. Sob a influência das moléculas de adesão e das quimosinas, eles começam a migrar para o local da lesão dentro de 24-48 horas após o início da inflamação aguda. Quando os monócitos alcançam o tecido extravascular, sofrem transformação em macrófagos de meia-vida mais longa e maior capacidade para fagocitose.
*Tipo de inflamação: Inflamação fibrinosa
Linfócito: - 20 a 30%;
-Morfologicamente linfócito T e B são iguais;
- Os linfócitos são mobilizados sob a manifestação de qualquer estímulo imune específico (ex. infecções) ou inflamação não medida imunologicamente (ex. devido a necrose isquêmica ou trauma) e são os principais orientadores da inflamação em muitas doenças autoimune e inflamatórias crônica;
-Aumentam por exemplo em uma doença por vírus;
*Linfócito T: Não faz fagocitose, libera citocinas para destruir o antígeno. Por causa da secreção de citocinas, os linfócitos T CD4 promovem a inflamação e influenciam na natureza da reação inflamatória. Os linfócitos T liberam citocinas que recrutam e ativam eosinófilos e macrófagos.
*Linfócito B: Não realiza fagocitose, nos tecidos podem se desenvolver nos plasmócitos que secretam anticorpos.
*Tipo de inflamação: Inflamação serosa
Neutrófilo: - 50 a 70%;
-Atua em necrose, infecção bacteriana, infecção parasitária (apenas protozoários);
*Tipo de inflamação: inflamação supurativa ou purulenta
Eosinófilo: - 2% a 5%
- Aumenta em processo alérgico e parasitário
- Os grânulos dos eosinófilos possuem proteína catiônica altamente carregada que é tóxica para parasitas e proteína principal que vai estimular a histamina.
*Tipo de inflamação:
Basófilo: -Média 0 a 1%
-Núcleo irregular
-Possui histamina e heparina
-Aumenta em caso de alergia
*Tipo de inflamação:
Macrófagos: -Realizam fagocitose
-Os macrófagos secretam fatores de crescimento que promovem a angiogênese, ativam fibroblastos e estimulam a síntese de colágeno;
-Os macrófagos como outro tipo de fagócito, os neutrófilos, ingerem e eliminam micróbios e tecidos mortos. Como os macrófagos respondem aos sinais de ativação dos linfócitos T, eles são os fagócitos mais importantes na resposta imune adaptativa mediada por célula.
- Os macrófagos iniciam o processo de reparo tecidual e estão envolvidos na formação de cicatriz e na fibrose;
-Os macrófagos secretam mediadores de inflamação como citocinas. Essas células são, portanto, importantes para o início e a propagação de todas as reações inflamatórias.
-Os macrófagos expõem antígenos aos linfócitos T, expressam moléculas de membrana e produzem citocinas que estimulam as respostas células T. Os linfócitos T ativados, por sua vez produzem citocinas, que recrutam e ativam macrófagos e depois promovem mais apresentação de antígeno;

Continue navegando