Buscar

PPP4- contabilidade gerencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE GERENCIAL
PARADA PARA A PRÁTICA – AULA 04
1- O orçamento empresarial é uma ferramenta de gestão e sua aplicação exige disciplina de todos os colaboradores da empresa, sobretudo daqueles que autorizam a execução das ações.
Considere a seguinte situação:
Surgiu a oportunidade de aquisição de um terreno pela empresa que poderá construir sua sede própria no futuro e sair do aluguel.
O valor do terreno é de $ 3 milhões e o vendedor aceita parcelar o recebimento deste valor em 6 parcelas de $ 500 mil.
Atualmente, o valor mensal do aluguel das atuais instalações da empresa é de $ 50 mil.
A empresa, de tradição alemã, é bastante conservadora e trabalha com o orçamento empresarial estático.
No orçamento elaborado para este ano, não há previsão para a aquisição de imóvel.
Diante dessa situação, retomando aos estudos dessa semana:
a) Qual deveria ser comportamento esperado para o dirigente da empresa?
b) Caso ele decida por adquirir, qual o impacto sobre o orçamento da empresa?
* Diante dessa situação, primeiramente o dirigente da empresa teria que analisar o impacto no orçamento, já que utilizaria todos os meses o valor de 10 meses de aluguel, que claro que após 6 meses seria uma despesa a menos para ela. Como trabalho com orçamento estático, todo o planejamento feito teria que ser revisto para os próximos 5 anos, período no qual a empresa estaria pagando o aluguel.
Caso decida por adquirir o impacto inicial seria enorme, inicialmente teria influência direta no orçamento e poderia gerar cortes de gastos em outras áreas da empresa para que pudesse dispor dos valores da negociação, valores estes que seriam recuperados á longo prazo e traria mais recursos para ela, pois seria uma despesa á menos todos os meses.
* Acho que o dirigente da empresa deve levar em conta o seguinte:
Esse terreno, fica em uma melhor ou pior localização em comparação com a sede atual. Como é a "negociação" com o atual locador do imóvel, ele é maleável, ou simplesmente aplica o reajuste anual, sem nenhum tipo de negociação? Já foi feita uma oferta para o atual locador, quem sabe ele tem interesse em vender o terreno com o imóvel atual? 
Levantado essas informações, deve-se analisar o impacto financeiro da compra, e criar simulações de compra a vista, parcelado em 6 vezes, também de um empréstimo bancário/bndes e até mesmo de inclusão de capital por parte dos sócios.
Outra questão muito importante é que apenas o terreno não resolve, e a construção? Terá capital pra mais isso? O custo do aluguel atual continuará nas despesas fixas até o final da nova construção. 
Essa decisão deve ser levada em conta todos esses cenários. Imaginando que o terreno atual tem a mesma dimensão que o novo, e que os aluguéis seriam iguais, esse aluguel corresponde a 1,66% do valor do imóvel, isso quer dizer que somente o terreno levará 60 meses para se pagar, e a construção levará mais quanto? 
Caso decida pela aquisição, o impacto será de muitos anos, inclusive isso afetará novos investimentos dentro da empresa. A empresa consegue manter esse custo da aquisição e construção com o faturamento atual? E se o faturamento cair? Afinal essa será uma decisão muito importante.
Outra questão a ser pensada é que caso opte pela aquisição, após a mudança para a nova sede, a sede antiga, ficará vaga, e se algum "concorrente" abrir lá um negócio igual ao "seu" e "pega" seus clientes? 
Enfim, essa é uma grande e importante decisão, que deve ser feita em conjunto com todos os sócios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais