Buscar

Metodologia das ciencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Ciência Contábeis
Semestre: 1º Semestre
Disciplina: Metodologia das Ciências
Professora: Me. Adm. Janaína Andrade
Acadêmico (a): Rayssa Samer da Silva Ferreira
RGM: 103.9048
Lembre-se das regras para o preenchimento das respostas:
Material de aula – Arquivos – Orientações
PORTFÓLIO 1
AULAS 1 a 4
10 Questões
Questão 1 - Defina Metodologia Científica e qual é o seu principal objetivo.
Metodologia Científica é o conjunto de técnicas e processos necessários para a elaboração de um trabalho científico no mundo acadêmico. Seu principal objetivo é abordar as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico, além de, proporcionar reflexões acerca do papel da ciência e da pesquisa na sociedade contemporânea. 
Questão 2 – O que são Estudos Exploratórios?
 Estudos Exploratórios ou Leituras Preliminares é uma leitura previa de textos sobre o assunto a ser discutido ou estudado. Eles visam indicar se as questões estão sendo debatidas e são atuais ou se existe bibliografia atualizada e de fácil acesso, a fim de, comprovar a convicção da escolha do tema. 
Questão 3 - Conceitue Problematização (Mínimo de 5 linhas).
Problematização é o processo de indagação e questionamentos que visa à elaboração dos objetivos e levantamento de hipóteses e/ou questões de estudo e a definição de um plano provisório de investigação, envolvendo o plano de estudo, após identificar o problema a ser pesquisado, deve-se coletar a documentação sobre ele e realizar leituras. 
Questão 4 - Na Organização do Material encontra-se esta afirmativa “Uma coisa é redigir para si próprio; outra é redigir para outros lerem”. O que se quis dizer com esta afirmativa?
No meu entendimento, nesta afirmativa fica claro a necessidade de escrever de forma clara, concisa e organizada ao nosso interlocutor, pois cada pessoa tem uma maneira de interpretar um mesmo assunto. Por isso, devemos considerar sempre que o trabalho será lido por outras pessoas. Assim, todo trabalho que vise trazer, ao público informações, deve primar pela boa comunicação. 
 
Questão 5 - O Método Científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Qual a diferença entre o Método Indutivo e o Método Dedutivo? 
Método Indutivo é o processo do qual se procura estudar uma determinada realidade, parte dos fatos específicos para chegar à conclusões gerais. 
Já o Método Dedutivo é aquele que nos leva a definir o que se estudou, ou seja, nos dá o resultado final da realidade estudada, parte das conclusões gerais para explicar o particular. 
 
Questão 6 - Quando nos referimos a Neutralidade Científica é sabido que, para fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessária que o pesquisador mantenha certa distância emocional do assunto abordado. Por quê?
Embora a Neutralidade Científica seja ilusória, pois o pesquisador pertence a alguma classe social ou empresa e é movido por uma ideia, que em última análise orienta suas pesquisas e conclusões. Faz-se necessário manter certa imparcialidade do trabalho científico, ou seja, o pesquisador não se envolveria emocionalmente, moralmente, religiosamente ou moralmente para que o assunto abordado não sejam influenciados por ele.
Questão 7 - Quais são os quatro principais tipos de conhecimentos? Conceitue sobre cada um deles.
Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito á subjetividade. As nossas percepções do mundo exterior e a racionalidade humana. Manifesta se de maneira concreta quando, por exempli, tem-se uma epifania. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa.
Conhecimento racional: trata se da abordagem epistemológica através da razão (raciocínios). Podemos colocar questões diante de nos próprios a fim de encontrar algumas respostas que se aproxime o mais possível da realidade.
Conhecimento intelectual: é exclusiva ao ser humano; trata se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe se um pensamento lógico.
Conhecimento científico: é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
Questão 8 - O que é Seminário e qual a sua finalidade?
O Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, geralmente empregado nos cursos de graduação e pós-graduação. Onde sua finalidade é de pesquisar e ensinar a pesquisar, e proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno de um assunto. 
 
Questão 9 - Cite 3 (três) objetivos dos Seminários?
Ensinar a coletar material para a análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade. 
Revelar tendências e aptidões para a pesquisa. 
Levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados.
 
Questão 10 - Pesquise e construa uma dissertação sobre a Carência e a Dificuldade na Leitura.
Desde a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), o ato de ler expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo, mas, com a globalização e a expansão tecnológica da modernidade (televisores, computadores, celulares ,etc) o ato da leitura foi adquirindo um lugar secundário. 
Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de livro por ano, enquanto que na Argentina média anual é de 12 livros por habitante, o que nos deixa abaixo de outros países da América Latina, a falta de incentivo à importância da leitura e a precariedade do ensino público nos pais, faz com que cerca de 20% da população brasileira seja considerada “analfabeta funcional”, Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (censo 2010). É preciso desenvolver campanhas e programas educacionais de incentivo à leitura desde a educação primaria, além de conscientizar crianças e jovens sobre como usar as novas tecnologias no aprimoramento da leitura, e a importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano, além de favorecer o aprendizado de conteúdo específico e o aprimoramento da escrita.
“A leitura é uma necessidade biológica da espécie,
Nenhuma tela e nenhuma tecnologia conseguirão 
Suprimir a necessidade de leitura tradicional.” 
(Umberto Eco)
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 
DIANA, Daniela. A Importância da Leitura. Disponível em: 
https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/. Acesso em: 24 maio 2018. 
Obs.: Pode ser a nível nacional, na sua própria cidade ou até mesmo em sua comunidade (mínimo de 10 linhas e máximo 15 linhas).
Atenção: Indicar a referência bibliográfica conforme as
Normas da ABNT para não ser considerado PLÁGIO.
PRAZO DE ENTREGA DO PORTFÓLIO 1
DATA LIMITE: 01/11/2019

Outros materiais