Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

KAROLINE RAMIRES DE SOUZA
1 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A3
Analisando o processo de aprendizado na educação infantil - de forma que sensibilize as crianças sobre a importância do papel que os jogos e o meio ambiente -, as brincadeiras e os brinquedos reciclados estimulam o desenvolvimento da criança em diversas áreas psicomotoras, como: a coordenação motora global, a coordenação motora fina, a organização temporal, a organização espacial e a lateralidade. O estímulo dessas habilidades pode contribuir para a necessidade e o significado do brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educando nesse processo lúdico e reconhecer os benefícios que o brincar proporciona à criança.
Desenvolva um texto curto apresentando possibilidades de construção de conhecimento por meio de especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, observando suas ações durante o brincar, suas atitudes e palavras.
2 RESPOSTA
O brincar é uma parte importante do desenvolvimento inicial de uma criança. Brincar ajuda o cérebro das crianças a se desenvolver e a amadurecer suas habilidades de linguagem e comunicação.
Simples jogos de esconde-esconde, sacudir um chocalho ou cantar uma música são muito mais importantes do que apenas uma forma de passar o tempo. Eles ensinam as crianças sobre comunicação, desenvolvem suas habilidades motoras e ajudam na resolução de problemas.
Algo tão fácil quanto empilhar e derrubar blocos permite que as crianças descubram conceitos matemáticos e científicos, incluindo formas, gravidade, equilíbrio e contagem. Esses jogos da primeira infância são vitais para estabelecer as bases para as próximas etapas educacionais. 
Brincar ajuda as crianças a construir autoconfiança. Quando as crianças são livres para explorar suas ideias em um espaço sem julgamento, elas serão mais capazes de confiar em si mesmas e em suas ideias. As crianças também podem aprender habilidades sociais quando estão brincando com seus colegas. Além disso, a brincadeira espontânea ajuda as crianças a aprender a lidar com o estresse de maneira saudável, ensinando-as a pensar com flexibilidade.
O jogo também pode ter um papel importante no desenvolvimento intelectual; quando as crianças têm tempo para brincar, elas experimentam um crescimento nas habilidades de memória, linguagem e reconhecimento de símbolos. O tempo de brincadeira também está ligado à prontidão para o aprendizado, o que significa que os alunos podem se sentir mais engajados e preparados nas aulas.
O melhor de tudo é que brincar dá às crianças a oportunidade de pensar criativamente. As habilidades de pensamento criativo são mais do que apenas divertidas: elas também podem desempenhar um papel no humor e no desenvolvimento do cérebro.

Outros materiais