Buscar

Mastigação e Deglutição Maria Luísa aps

Prévia do material em texto

Mastigação e Deglutição 
1. Como é uma mastigação típica.
R:  A mastigação pode ser definida como a trituração e moagem dos alimentos ocasionando a diminuição das partículas que se ligam entre si através da ação direta da saliva, formando o bolo alimentar. Podemos dividir o ciclo mastigatório em três fases distintas: fase de abertura da boca, fechamento da boca e fase oclusal.  
 2. Quais fatores interferem negativamente na mastigação.
R: Existem vários motivos que levam a uma mastigação incorreta: correria do dia-a-dia, estresse, problemas odontológicos (má oclusão, mordida cruzada, sensibilidade, obturação desgastada), distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM), fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, alterações morfológicas como cicatrizes nos lábios entre outros.
 
3. Quais riscos de uma mastigação atípica.
R: Quando mastigamos incorretamente, há uma maior tendência de desgastar mais alguns dentes ou deixar mais resíduos de alimentos na boca, o que favorece o aparecimento de cáries e mau hálito 
Os dentes também podem acabar entortando com o tempo e, consequentemente, piorando a mastigação. Nesse caso, as alterações estéticas do sorriso constituem outro agravante. Aliás, a mastigação unilateral pode causar até assimetrias na face, deixando um lado mais enrugado e flácido que o outro.
 4. Como ocorre a deglutição dos alimentos no padrão infantil e no padrão adulto.
R: A primeira função a manifestar-se no feto é a deglutição, aparecendo na 12ª semana gestacional. A partir do desenvolvimento ela vai se modificando, apresentando-se inicialmente como deglutição infantil. A deglutição madura aparece a partir da erupção dos primeiros molares decíduos, com o início dos verdadeiros movimentos da mastigação.
 5. Riscos de uma deglutição atípica.
R: A deglutição atípica pode acarretar em enxaqueca, dor na articulação temporomandibular e de ouvido, além de escutar barulhos. Outras características nos adultos são deformações no queixo e mandíbula pequena.
Imagens 
1.O que é Diabetes tipo 2 
R: O diabetes tipo 2 caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente. 
2. Relação entre a alimentação e elevação da glicemia destacando o papel dos carboidratos.
R:
3. Como é a resposta insulínica pós- alimentação no paciente com diabetes melito tipo 2.
R:
4.Como a alimentação fracionada e a escolha de alimentos pode auxiliar no controle glicêmico.
R: Deve ser fracionada para evitar hipoglicemia e descontrole da fome, resultando em maior ingestão de alimentos após longos períodos sem alimentar. 
5. O que fazer na hipoglicemia.
R: A hipoglicemia acontece quando o nível de açúcar é inferior a 70 mg/dL, o que geralmente acontece após se tomar uma dose errada de insulina, ficar muito tempo sem comer ou ter feito uma atividade física muito intensa. No caso de hipoglicemia é muito importante aumentar rapidamente o nível de açúcar no sangue.

Continue navegando