Buscar

escola familia e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
AcadêmicosAcadêmicos ¹
Tutor Externo ²
1 A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMILIA E SOCIEDADE
Ao longo dos anos, observamos o quanto as famílias foram se afastando de suas responsabilidades no que se refere a educação de seus filhos. O comum é perceber que a criança é matriculada na escola ou no centro de educação infantil e a família passa a responsabilidade de EDUCAR para a instituição. A educação começa em casa, na família com amor. A escola complementa, expande. A sociedade recebe, alimenta, entrega e evolui.
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil.
De acordo com Nádia (2010, p 26) “A família tem sido, é e será a influência, mas poderosa para o desenvolvimento da personalidade, da cidadania e do caráter das pessoas”.
Escola e família precisam estar em sintonia. A comunicação entre estas, deve ocorrer desde o início de forma planejada. Assim depois dos primeiros contatos, a comunicação entre as famílias e os professores pode se tornar rotina, mais informal, bastante ativa e com maior tranquilidade nos encaminhamentos que se fazem necessários no decorrer do processo. (Nádia ,2010 p.49)
Conforme descrito por Nádia (2010), trazer os pais para a escola é um grande desafio a ser vencido, porém é importante enfatizar que a garantia do direito à educação escolar é uma conquista de relevância para crianças, adolescentes e jovens, mas também para a família e sociedade. Precisamos conscientizar os pais que junto com a escola, eles podem cumprir adequadamente a tarefa social de desenvolver cidadãos em construção.
Escola e família estão envolvidas na educação de uma mesma criança, portanto a comunicação entre ambas é muito importante.
FIGURA 1 – A IMAGEM ABAIXO RETRATA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA ABRIR SUAS PORTAS PARA QUE A FAMILIA E A SOCIEDADE POSSAM PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.
Foto disponível em: <https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/colegio-uirapuru/grandes-historias-no-colegio-uirapuru/noticia/atividades-reforcam-a-importancia-da-participacao-dos-pais-na-vida-escolar-dos-filhos.ghtml>. Acesso em: 24maio. 2019.
Neste sentido, a função principal da escola é de adotar uma gestão compartilhada, assumindo seu verdadeiro papel de transformar a sociedade, conscientizando os pais da importância de sua presença no meio escolar de seu filho, para assim melhorar e dar um novo potencial no desenvolvimento escolar.
REFERÊNCIAS
MACHADO, Nádia Regina – Cartilha interação entre família, escola e sociedade organizada. Itajaí, 2010.
1 Cristina Eliane da Silva Belarmino, Mayara Morais Vitor de Salles
2 Ilse Meri da Silva.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso PED2257 – Prática do Módulo III – 25/05/2019

Continue navegando