Buscar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAMINAS
 CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
 DALILA TEIXEIRA, GABRIEL TARANTO, GISELE OLIVEIRA.
 
 RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS DOS TECIDOS.
 
 
 MURIAÉ
 18 DE JUNHO DE 2019
Cartilagem elástica
Pericôndrio
Cartilagem elástica
Os condrócitos são mais numerosos e maiores, também possui pericôndrio.Esta presente principalmente na orelha, na epiglote e na laringe. É semelhante a cartilagem hialina. Há menor procedimentos de regeneração.
Função:
É uma cartilagem leve;
Flexível;
Vista microscópica de uma lâmina de cartilagem elástica da orelha, com a objetiva 4/0.10. Fonte própria, 2019
.Grande quantidade de fibras elásticas;
Baixa quantidade de colágeno. 
Cartilagem fibrosa
 Pericôndrio
 Fibras elásticas
Os condrócitos originam- se dos fibroblastos. Podem estar enfileirados entre as fibras colágenas, e não contém pericôndrio.Apresenta uma grande quantidade de colágeno I.
É encontrada em alguns tendões nos ossos, nos discos intervertebrais, nos meniscos das articulações dos joelhos, temporomandibular, esternoclavicular e dos ombros.
Vista microscópica de uma Lâmina de cartilagem fibrosa, com a objetiva4/0.10. Fonte própria,2019
.Função:
Resiste á tração;
Permite uma mobilidade restrita sob tensão mecânica.
Cartilagem hialina
Vista microscópica de uma lâmina de cartilagem hialina, com objetiva de 10/0.25. Fonte própria, 2019.Pericôndrio
Condrocitos
Condroblastos
É responsável pelo crescimento dos ossos em extensão. É envolvida pelo pericôndrio. É o primeiro esqueleto do feto, tendo como vantagem de, além de dá um suporte, cresce rapidamente.
É encontrada no nariz, na laringe na traquéia e nos brônquios. A cartilagem hialina diminui a superfície de fricção e amortece o impacto.
Função: 
É firme;
 Flexível; 
 Grande resistência ao desgaste;
Formada por fibras de colágeno I;
Cartilagem conjugação ou disco epifisário
Vista microscópica de uma lâmina de cartilagem conjugada, com objetiva 10/0.25. Fonte própria, 2019
.Cartilagem conjugada
É constituída por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo ossoem expansão e que será responsável, pelo crescimento longitudinal do osso. É encontrada entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise. Distinguem- se em cinco zonas: 
Zona de repouso (reserva);
Zona de cartilagem proliferação(seriada) = condrócitos em divisão formando fileiras;
Zona de cartilagem hipertrófica = Condrocitos volumosos, pouca matriz cartilaginosa, apoptose, Mineralizacao de trabiques;
Zona de cartilagem calcificada;
Zona de ossificação(invasão vascular) = Vasos sanguíneos penetram, células osteoprogenitoras.
Tecido Adiposo
Se localiza sobre a pele, modelando a superfície.É uma forma de energia, através dos triglicerídeos que são a melhor forma de energia pro corpo por fornecerem mais calorias do que o glicogênio. 
Há uma predominância de células adiposas (os adipócitos), podendo estar sozinhas ou em grupos no tecido conjuntivo frouxo, a grande maioria estar distribuído pelo corpo.
Funções: 
Fornece energia para o corpo;
Contribui para o isolamento térmico do organismo;
Preenche o espaço entre os tecidos;
Auxilia na manutenção dos órgãos;
Secreta diversos tipos de moléculas.
TIPOS DE TECIDOS ADIPOSOS
Tecido Adiposo Unilocular
Vista microscópica de uma Lâmina de tecido adiposo unilocular, com a ojetiva 10/0.25. Fonte própria,2019.
 Vasos capilares extremamente finos 
 Núcleos achatados
Contém apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma, de cor branca ou amarelada, mais encontrado em adultos, porém acumulado em determinados locais é influenciado pelo sexo e idade. Forma o panículo adiposo (camada adiposa sobre a pele), com espessura uniforme de um bebê recém-nascido, que desaparece com o tempo. As células adiposas são envolvidas por uma lamina basal.
Apresenta septos de conjuntivo que contém vasos e nervos, de onde partem fibras reticulares que sustentam as células adiposas. Além disso sintetizar várias moléculas como a leptina que são transportadas pelo sangue.
Tecido Adiposo Multilocular
Adipócitos 
Tecido conjuntivo
Também chamado de tecido adiposo pardo, devido a sua cor que se deve pela vascularização abundante e as numerosas mitocôndrias de cor avermelhadas encontradas em suas células.
Vista 
microscópica de uma lâmina do tecido adiposo multilocular, com a objetiva4/0.10. Fonte própria, 2019 É o contrário do tecido unilocular, pois possui áreas determinadas, o multilocular é encontrado em recém nascidos e não cresce. As células tomam um arranjo epitelioide, formando massas compactas associadas com capilares sanguíneos. É auxiliador na termorregulação, também especializado na produção de calor, com parte importante em mamíferos que hibernam. O calor aquece o sangue contido na extensa rede capilar do tecido multilocular e é distribuído por todo o corpo, aquecendo diversos órgãos e protegendo o recém nascido do frio.
Tecido esponjoso ou Trabecular
 Medula óssea
 Tecido mieloide
 Trabéculas
Vista microscópica de uma lâmina de tecido trabecular, com objetiva 10/0.25. Fonte própria, 2019
. As cavidades do isso esponjoso e o canal medular da diáfise dos ossos longos são ocupados pela medula óssea. No recém nascido toda a medula é de cor vermelha devido ao alto teor de hemácias e é ativa na produção de células do sangue. Com a idade vai sendo infiltrada no tecido adiposo, com diminuição da atividade hematógenea.
Em ossos longos, as extremidades ou epífises são constituídas por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular.
 Em ossos curtos o centro é constituído por osso esponjoso, sendo recoberto em toda a sua periferia por uma camada compacta.
 As superfícies internas e externas dos ossos são recobertos por células orteogênicas e tecido conjuntivo, que constituem o endotélio e periósteo. A camada mais superficial do periósteo contém fibras colágenas e fibroblastos. 
Os ossos são altamente vascularizados. As artérias do periósteo penetram no osso irrigando-o e distribuindo na medula óssea 
Função:
Na medula óssea vermelha há uma grande quantidade na produção de células do sangue
Na medula óssea amarela há uma diminuição na quantidade de células do sangue
Ossos chatos
Vista microscópica de lâmina de osso chato, com objetiva 10/0.25. Fonte própria,2019
.
Os ossos chatos apresentam duas dimensões, têm portanto, um aspecto de uma lâmina. Eles são formados por um tecido compacto,encontra-se em uma camada de tecido esponjoso. Exemplos de ossos chatos são os ossos da abóbada craniana.
A forma aparentementede um osso pode, mas por vezes, levar a engano: o osso parece um certo tipo, quando se considera a forma, mas a sua estrutura é do tipo diverso. Como exemplo, as costelas que tem umaforma alongada e pareceriam, assim ser , ossos longos; são, esponjosos internamente e compactos na periferia, como todos outros ossos chatos
.
Tecido muscular liso do útero
células monocleadas.
Vista microscópica de lâmina de tecido muscular liso, com objetiva 
4/0.10. Fonte própria, 2019.É formado pela associação de células longas mais espessas no centro e afinando- se nas extremidades. Durante a gravidez, aumenta muito o numero de (hiperplasia) e o tamanho (hipertrofia) das fibras musculares do útero.
 São revestidos por lamina basal e mantidos unidas por uma rede muito delicada de fibras reticulares. Essas fibras se amarram às células musculareslisas umas as outras de tal maneira que a contração simultânea de apenas algumas ou muitas células se transformem na contração do músculo inteiro.
Funções: 
Promover contrações uterinas
Armazenar ácidos graxos sob forma de trigliceridios
Fornecer glicose quando necessário.
Tecido epitelial
Pele lisa ou Fina
Vista microscópica de lâmina de pele fina, com objetiva 4/0.10. Fonte própria, 2019. Tecido conjuntivo frouxo
 Glândulas 
A pele é um dos maiores órgãos, alcançando 16% do peso corporal. Possui camada queratinizada, recobre a superfície do corpo, é constituída por uma porção epitelial a ectodérmica e conjuntiva de origem mesordérmica, a derme. É encontrada em praticamente todo o corpo.
Vista microscópica de lâmina de pele espessa, com objetiva 10/0.25. Fonte própria, 2019
.Pele espessa
Tecido epitelial de revestimento estratificado
Tecido conjuntivo
Tecido conjuntivo denso não modelado
A pele espessa é encontrada nas mãos, na plantas dos pés e em algumas articulações. É mais grossa e resistente que a pele fina.
Funções das peles:
Protege o organismo contra desidratação e atrito
Por meio das terminações nervosas sensoriais, recebe e envia informações sobre o ambiente para o sistema nervoso.
Colabora na termorregulação do corpo.
As glândulas sudorípas ajudam na termorregulação e excreção de substâncias.
Possui melanina, que protege o corpo contra raios ultravioletas.
Forma vitamina D, por meio de raios ultravioletas do sol.
Possui células imunitárias, que atuam contra invasão de microrganismos.
Tecido conjuntivo
Tendão
Tecido conjuntivo
Os tendões fazem parte do tecido conjuntivo modelado e são formados por células imersas com matriz extracelular rica em fibras de colágeno postas paralelas, são resistentes e sujeito a lesões, esse tecido lesado não se regenera totalmente. São estruturas alongadas e cilíndricas que conectam os músculos estriado aos ossos. São de cor branca e inextensíveisdevido sua riqueza em fibras colágenas. 
 As células dos tendões podem ser classificadas como fibrócitos, por conter núcleos alongados paralelos ás fibras de colágeno e o citoplasma delgado com poucos prolongamentos. 
Função:
Conectar músculos aos ossos;
Auxiliar no equilíbrio do corpo;
Desenvolver movimentos;
Dar força e resistência aos músculos; 
Garante estabilidade as articulações.
REFERENCIAS; 
[1] Aula 3 de tecido cartilaginoso e tecido ósseo. Disponível em:<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4311535/mod_resource/content/1/Aula%203%20cartilagem%20osso.pdf> acesso em; 14 jun 20019
[2]Tendão. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/tendao/> acesso em; 15 jun. 2019
[3] Carneiro, Junqueira. Histologia básica 12°edição.
[4] Montanari, Tatiana. Histologia; texto, altas e roteiro de aulas pratica 2°edição.
[5] ISIC. Disponível em:<http://isic.net.br/artigo-65>acesso em; 14 jun. 2019.
[6] Tendão ósseo ,wickipédia. Disponível em:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tecido_%C3%B3sseo> acesso em; 14 jun. 2019.
[7] Toda a matéria. Disponível em; <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tecido_%C3%B3sseo> , acesso em; 13 jun. 2019.
[8] Osteologia. Disponível em; < http://www.urisan.tche.br/~ckonrat/anat_ost.pdf> acesso em; 15 jun. 2019.

Mais conteúdos dessa disciplina