Buscar

Saúde da mulher DST - Cancro Mole

Prévia do material em texto

Cancro mole ou cancroide 
Saúde da mulher 
O que é?
O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Haemophilus ducreyi.
O período de incubação é geralmente de 3 a 5 dias, podendo se estender por até 2 semanas ou mais. O risco de infecção em relações sexuais é de 80%.
tempo decorrido entre a exposição de um animal a um organismo patogénico e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. Neste período não há doença e o hospedeiro não manifesta sintomas, pois todo o processo está acontecendo no âmbito celular. 
Sinais e Sintomas 
1º sintomas: Dor de cabeça, febre e fraqueza (podem aparecer de dois a 15 dias depois do contágio). No entanto, nem todos apresentam esses sinais.
Sintomas mais perceptíveis: Feridas múltiplas e dolorosas de tamanho pequeno com presença de pus, que aparecem com frequência nos órgãos genitais (pênis, ânus e vulva)
Podem aparecer nódulos (caroços ou ínguas) na virilha.
Nos homens, as feridas aparecem na cabeça do pênis (glande). Já na mulher, elas ficam na vagina e/ou no ânus. Nem sempre a ferida é visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar.
ATENÇÃO 
Alguns sintomas são idênticos ou muito similares aos de outras doenças como herpes e sífilis 
Diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico será preciso fazer exames laboratoriais, teste molecular, pesquisa de DNA e raspagem.
Por ser uma doença muito parecida com a sífilis, o médico poderá pedir um exame de sangue para sífilis, o VDRL, para descartar essa possibilidade.
 tratamento 
Quando tratada corretamente, o cancro mole não costuma causar maiores danos à saúde e o paciente é curado dentro de semanas. O paciente deve ser reexaminado 7 dias após início da terapia, devendo, ao fim desse período, haver melhora dos sintomas e da própria lesão. 
O tratamento mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, o paciente pode ter vários sintomas (febre, calafrios, náuseas, dores nas articulações e dor de cabeça) que passara rápido. 
Prevenção
O uso da camisinha e ter relações sexuais seguras são a melhor forma de prevenir o cancro mole. A camisinha é medida preventiva não só para sífilis, mas também para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Você pode contrair a doença tendo contato sexual com uma só pessoa, como também pode contraí-la após entrar em contato sexual com várias. Tudo vai depender mesmo do uso ou não de preservativo.

Continue navegando

Outros materiais