Buscar

Exercicio Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
Questão 1
Texto da questão
O interesse do Governo Federal em assumir o papel de propor o que ensinar e aprender, e como realizar esse processo no Ensino Fundamental e Médio se dá através de leis. Entre tantas leis, tem uma que não apenas contém sugestões de conteúdos a serem desenvolvidos, mas, sobretudo, constituem-se em textos a partir dos quais são propostos enfoques disciplinares e temas transversais que devem induzir a práticas, se não transdisciplinares, ao menos interdisciplinares. Diante dessa temática, marque a alternativa que confirma o exposto acima mencionado:
Escolha uma:
a. Organização das Nações Unidas – ONU; 
b. Estatuto da Criança e do Adolescente 
c. Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs. 
d. Parâmetros Curriculares Oficiais e os PCNs; 
e. Parâmetros Curriculares Nacionais. 
Nessa perspectiva, ao pensar o ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é preciso que o professor as avalie e formule uma proposta pedagógica em consonância com a realidade na qual está inserido. Ainda de acordo com Spósito (2006, p. 306), a “existência de parâmetros curriculares oficiais não significa obrigatoriedade em segui-los, mas há de se considerar que esse instrumento pode ser um forte indutor do trabalho pedagógico”.
Feedback
A resposta correta é: Parâmetros Curriculares Nacionais..
Questão 2
Texto da questão
No decorrer do processo de ensino e aprendizagem, é necessário possibilitar aos alunos diversas situações em que possam “mostrar” o domínio sobre os conceitos apropriados e as habilidades desenvolvidas, a relação entre o senso comum (saber prévio) e o conceito científico. É imprescindível que o professor tenha em mente que esse processo ocorre de forma e tempos diferentes para cada educando. A avaliação tem por objetivo de fornecer indicadores do desenvolvimento de cada educando. Sua função não o hierarquiza com atribuição de nota, mas, sim, possibilita a ele, respeitando sua forma de aprender, a apropriação de conceitos, e ao professor refletir sobre sua ação docente, como aquele que cria condições de aprendizagem estimulantes e desafiadoras. Diante desses critérios, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda quanto aos critérios de avaliação dos educandos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aqueles indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: 
I. Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente; 
II. Reconhecer e localizar as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; 
III. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples; 
IV. Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade. 
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando é capaz de reconhecer e comparar os modos e as razões que levam diferentes grupos sociais, inclusive o seu próprio, a produzir conhecimentos técnicos e tecnológicos, sendo capaz de discernir benefícios e prejuízos por eles causados, localizar alguns lugares e sujeitos que deles podem dispor. 
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando sabe utilizar elementos da linguagem cartográfica como um sistema de representação que possui convenções e funções específicas, tais como: cor, símbolos, relações de direção e orientação, função de representar o espaço e suas características, delimitar as relações de vizinhança; 
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando é capaz de distinguir, por meio da observação e da descrição, alguns aspectos naturais e culturais da paisagem, percebendo nela elementos que expressam a multiplicidade de tempos e espaços que a compõe; 
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando é capaz de conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais. 
Está correta:
Escolha uma:
a. II, I, IV, III. 
Quanto aos critérios de avaliação dos educandos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apontamos como referência aqueles indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia.
b. IV, III, II, I. 
c. I, II, III, IV. 
d. IV, III, I, II. 
e. III, I, IV, II. 
Feedback
A resposta correta é: IV, III, II, I..
Questão 3
Texto da questão
A tecnologia é um processo que tem continuidade, que passa por modificações e aperfeiçoamentos. E desse processo resultam, então, os recursos tecnológicos. Na aplicação destes recursos aos processos de ensino e aprendizagem de geografia, por exemplo, se vinculássemos a tecnologia aos aparelhos e ao seu manuseio técnico estaríamos valorizando mais os aparelhos do que os processos que a eles deram origem, analisando o conceito, o professor é peça fundamental na utilização dos recursos tecnológicos nos processos de ensino de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois em um pensar, agir, fazer, interagir e relacionar-se com seus educandos, poder-se-á criar condições para que eles entendam o espaço e o tempo em que vivem, além de desenvolver habilidades cognitivas. Considerando as ideias expostas acima, avalie as alternativas que apresentam os diversos recursos tecnológicos que podem ser aplicados no processo de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
I.Trabalho com ilustrações, fotografias e a apropriação de conceitos, fotografias aéreas; 
II.Globo terrestre, mapa mural e atlas, televisão, computador; 
III. Modelos tridimensionais, dados estatísticos, livros didáticos de geografia; 
IV.Imagens de satélite, Literatura e livros infantojuvenis, jornais e revistas;
V. Quadro de giz, retroprojetor e datashow, jogos, etc. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são corretas 
Vários são os recursos tecnológicos que podem ser usados para o ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais já mencionados acima.
b. II e IV 
c. III e V 
d. I e II 
e. Apenas II e III estão incorretas. 
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são corretas.
Questão 4
Texto da questão
Nos processos de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante criar condições de aprendizagem que envolvam a observação, descrição, interpretação, análise, formulação de hipóteses, síntese, comparação e reflexão sobre aspectos geográficos ligados ao cotidiano do educando e ao seu espaço de vivência. As crianças, normalmente, se deparam com um volume considerável de informações, disponibilizado por meio de recursos tecnológicos, como a televisão, o rádio, o computador, o cinema, o jornal, as revistas e os games, recursos esses característicos da sociedade tecnológica em que vivemos. Diante dessa temática, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda identificando os diversos recursos tecnológicos que podem ser aplicados nos processo de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
1 – Trabalho com ilustrações. 
2 – Fotografias aéreas e imagens de satélite. 
3 – Mapa mural e atlas. 
4 – Livros didáticos de geografia. 
( ) Se caracteriza como “um material impresso que, baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas do conhecimento e é específico para cada nível de ensino”. Normalmente, apresenta os conceitos de forma sistemática e propõe atividades para que, passo a passo, o educando possa desenvolver habilidades cognitivas; 
( ) São recursos importantes para desenvolver no educando a habilidade de localizar municípios, estados, países, continentes, oceanos, mares, etc. No entanto, para localizá-los é necessário interpretar os signos e as convenções neles representados; 
( ) Aão
recursos essenciais. É imprescindível que o educando visualize as características e aspectos do conceito em questão, de forma a criar suas representações; 
( ) Esses recursos, normalmente, chamam a atenção das crianças, pois as imagens as permitem visualizar seu espaço de vivência: sua casa, sua escola, seu bairro, sua cidade. 
Está correta:
Escolha uma:
a. 1, 2, 3, 4. 
b. 4, 3, 1, 2. 
O trabalho com ilustrações - são recursos essenciais. É imprescindível que o educando visualize as características e aspectos do conceito em questão, de forma a criar suas representações; Fotografias aéreas e imagens de satélite - esses recursos, normalmente, chamam a atenção das crianças, pois as imagens as permitem visualizar seu espaço de vivência: sua casa, sua escola, seu bairro, sua cidade, Mapa mural e atlas - são recursos importantes para desenvolver no educando a habilidade de localizar municípios, estados, países, continentes, oceanos, mares, etc. No entanto, para localizá-los é necessário interpretar os signos e as convenções neles representados; livros didáticos de geografia - se caracteriza como “um material impresso que, baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas do conhecimento e é específico para cada nível de ensino”. Normalmente, apresenta os conceitos de forma sistemática e propõe atividades para que, passo a passo, o educando possa desenvolver habilidades cognitivas.
c. 3, 4, 2, 1. 
d. 4, 3, 2, 1. 
e. 2, 1, 4, 3. 
Feedback
A resposta correta é: 4, 3, 1, 2..
Questão 5
Texto da questão
No decorrer dos processos de ensino e aprendizagem de geografia no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante diagnosticar a apropriação de conceitos por parte do aluno e, ao mesmo tempo, analisar a prática pedagógica do professor, tendo em vista verificar se os objetivos pedagógicos estão sendo alcançados. Considerando essa perspectiva, para que o professor possa diagnosticar aspectos de sua prática pedagógica e o educando verificar seu desempenho quanto à apropriação de conceitos, a avaliação precisa ser concebida como um processo contínuo durante todo o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem destacam-se no processo de avaliação, basicamente, duas funções: classificação e diagnóstico. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Ao optar pela função da avaliação como classificação, desenvolve-se nesse processo a hierarquização dos educandos, uma vez que há uma significativa preocupação com as notas ou conceitos a eles atribuídos. Isso acaba classificando-os como “mais fortes” ou “mais fracos”.
PORQUE
O fracasso ou sucesso escolar são considerados em uma dimensão individual, não tratada como expressão do próprio sucesso ou fracasso da escola.
Escolha uma:
a. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira. 
b. A segunda é verdadeira e não complementa a primeira alternativa. 
c. A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa. 
Ao optar pela função da avaliação como classificação, desenvolve-se nesse processo a hierarquização dos educandos, uma vez que há uma significativa preocupação com as notas ou conceitos a eles atribuídos. Isso acaba classificando-os como “mais fortes” ou “mais fracos”. Desse modo, a nota passa a ter um objetivo em si mesma, o que torna a avaliação um instrumento para julgar o aluno. Nessa concepção de avaliação, segundo Sousa (2006, p. 368), “o fracasso ou sucesso escolar são considerados em uma dimensão individual, não tratada como expressão do próprio sucesso ou fracasso da escola”.
d. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira. 
e. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
Feedback
A resposta correta é: As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira..
Questão 6
Texto da questão
Sobre a abordagem dos gráficos no ensino de geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Passini (2006, p. 209) afirma: que a criança ressignifica os dados, pois precisa entender a relação que existe entre eles, para expressá-los por meio de uma imagem. Na busca dessa imagem, a criança precisa mudar as linhas, colunas, números, cores, etc, várias vezes até conseguir a melhor representação: a imagem que “fala”. Essas operações, em que a criança age sobre o objeto, melhoram suas habilidades e abrem possibilidades para “entrar no objeto” e entender sua estrutura. A criança observa o gráfico e distingue sua forma e conteúdo, extraindo a informação. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
A importância de que os professores ofereçam situações reais para que as crianças observem, coletem dados concretos do espaço de vivência e elaborem gráficos. 
PORQUE 
O trabalho com gráficos pode partir daqueles disponíveis em livros didáticos ou produzidos pelos professores, pois também é possível a abordagem da produção de gráficos pelos próprios educandos ou, ainda, gráficos disponíveis em jornais, revistas e internet. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma complementação da primeira. 
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa. 
c. A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira. 
d. As duas asserções são proposições falsas. 
e. As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda é uma complementação da primeira. 
Existem vários tipos de gráficos, entre os mais utilizados para representar dados estatísticos relacionados à geografia e à história, estão os de barras, os lineares (de linhas) e os de setores (pizza). A representação gráfica de dados está relacionada a conceitos a serem construídos na alfabetização cartográfica, por isso desenvolve no educando a capacidade de interpretação da representação visual de dados estatísticos, por meio de símbolos e legendas.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda é uma complementação da primeira..
Questão 7
Texto da questão
O processo de apropriação de conceitos geográficos por parte do educando, as ilustrações são recursos essenciais, portanto, é imprescindível que o educando visualize as características e aspectos do conceito em questão, de forma a criar suas representações. Mas somente as palavras do professor ou os textos não garantem que o aluno desenvolva suas próprias concepções acerca do conceito geográfico em questão, nem as noções básicas em relação a ele. Para Leite (2003, p. 35), a utilização eficiente das ilustrações precisa ter objetivos específicos e tornar-se parte integrante da aula. As ideias produzidas acima propõem uma reflexão que:
Escolha uma:
a. Alguns cuidados precisam ser considerados quanto à escolha das ilustrações a serem trabalhadas, como a verificação e a escolha de ilustrações que não induzam a erros conceituais e a qualidade técnica da imagem. 
b. Os potenciais de contribuição dos diversos recursos tecnológicos que podem ser aplicados nos processos de ensino e aprendizagem de geografia. 
Alguns cuidados precisam ser considerados quanto à escolha das ilustrações a serem trabalhadas, como a verificação e a escolha de ilustrações que não induzam a erros conceituais e a qualidade técnica da imagem. Comentário: Ilustrações coloridas representam de forma mais significativa a apropriação dos conceitos e os dinamismos a eles associados.
c. De condições básicas de subsistência e do acesso da população a postos de saúde, hospitais públicos, além da falta de medicamentos e outras questões sociais relacionadas aos problemas de saúde. 
d. Materiais didáticos utilizados são: gráficos, diagramas de modelos estatísticos como suportes aos conceitos geográficos, com ênfase a um patriotismo exagerado. 
e. É preciso aproveitar a sua curiosidade em relação
a esse mundo, de forma a possibilitar as ilustrações, além do domínio gradativo da leitura e da escrita. 
Feedback
A resposta correta é: Alguns cuidados precisam ser considerados quanto à escolha das ilustrações a serem trabalhadas, como a verificação e a escolha de ilustrações que não induzam a erros conceituais e a qualidade técnica da imagem..
Questão 8
Texto da questão
A aplicação de recursos tecnológicos aos processos de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer que o professor considere aspectos do espaço de vivências dos educandos, determinando tipos de poluição e suas causas, contrastes entre pobreza e riqueza, enfim, a maneira como os seres humanos desse lugar interagem com a natureza, a fim de atender a determinadas necessidades e interesses. Conforme trecho acima, o que mais o professor precisa envolver neste contexto para que o processo de aprendizagem sobre esses recursos aconteça?
Escolha uma:
a. Considerar os conhecimentos dos alunos diante de testes de verificação da aprendizagem. 
Estes recursos são alguns dos quais, normalmente, o aluno tem familiaridade, ou seja, a aplicação desses recursos ao ensino de geografia requer algumas reflexões a respeito, de forma que não se resuma ao simples “uso pelo uso” dos recursos didáticos e tecnológicos.
b. O rádio, a televisão, o computador, a internet, os games, entre outros. 
c. As noções de lateralidade e proporcionalidade por meio do mapeamento. 
d. A necessidade de ser introduzido ao ato de ler e escrever. 
e. As formas de representação como o desenho, foto e mapeamento do corpo. 
Feedback
A resposta correta é: O rádio, a televisão, o computador, a internet, os games, entre outros..
Questão 9
Texto da questão
Segundo o autor Barbosa (2006, p. 112), o filme precisa ser utilizado na sala de aula com o objetivo de provocar uma situação de aprendizagem para alunos e professores. Nas palavras do autor, “a imagem cinematográfica precisa estar a serviço da investigação e da crítica a respeito da sociedade em que vivemos”. O trabalho com filme requer um planejamento prévio de tempo e a aplicação de uma metodologia.
Conforme trecho acima, o que o professor também deve considerar quanto ao filme?
Escolha uma:
a. Que um filme servirá de apoio para seu planejamento. 
É imprescindível que o docente aproveite o filme, como forma de reconstituir cenários, modos de vida e paisagens, mas ciente de que o desenvolvimento da visão crítica do educando cabe ao seu trabalho.
b. Que um filme não é uma aula, ou seja, a produção cinematográfica não tem maiores compromissos com as atividades educativas e nem sempre mostra a realidade dos fatos e acontecimentos. 
c. Que o filme tem interação com problemas políticos mediante a dinamização de processos de ação coletiva, de ensino e difusão cultural. 
d. Que o filme não desenvolve a capacidade de leitura crítica do tipo de mensagem. 
e. Que o filme contribui para o alcance dos objetivos que deseja atingir. 
Feedback
A resposta correta é: Que um filme não é uma aula, ou seja, a produção cinematográfica não tem maiores compromissos com as atividades educativas e nem sempre mostra a realidade dos fatos e acontecimentos..
Questão 10
Texto da questão
Segundo o autor Leite (2003, p. 40), ser um periódico impresso, dedicado à divulgação de informações, notícias e opiniões de forma a atingir um grande público, o jornal, assim como a revista, podem trazer contribuições significativas aos processos de ensino e aprendizagem de geografia. Isso porque os encaminhamentos desses processos necessitam envolver artigos desses veículos comunicativos como forma de possibilitar ao aluno atribuir significados aos aspectos geográficos, que comumente fazem parte desse tipo de publicação.
As ideias do autor Leite, reproduzidas acima propõe uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. O desenvolvimento das habilidades cognitivas, esse recurso tem importante significado, pois envolve aspectos motivacionais, emocionais e sociais do jogador. 
b. O fato de que os jogos computacionais normalmente despertam o interesse da criança por um tempo reduzido. 
c. A utilização de textos, são feitas das mesmas considerações quanto ao uso das transparências para o retroprojetor. 
d. A elaboração de jornais ou revistas que também é uma forma de permitir ao educando entender aspectos desses meios de comunicação, além de desenvolver a habilidade de escrita, trabalho em grupos, expressão, etc. 
Os jornais e revistas também contribuem para o trabalho com ilustrações e fotografias relacionadas a aspectos geográficos, pois é possível encaminhar atividades de recortes para elaboração de cartazes, murais, álbum seriado, etc., enfocando a visualização de paisagens que retratem aspectos geográficos e históricos. Além de criar o hábito da leitura, esse trabalho é importante para o desenvolvimento do senso crítico do educando em relação aos meios de comunicação de massa, visto que, na maioria das vezes, veiculam mensagens que induzem a determinados tipos de visões e pensamentos.
e. Representam uma forma de instigar o diálogo entre professor e educandos, pois pode ilustrar as explicações do professor e despertar a curiosidade. 
Feedback
A resposta correta é: A elaboração de jornais ou revistas que também é uma forma de permitir ao educando entender aspectos desses meios de comunicação, além de desenvolver a habilidade de escrita, trabalho em grupos, expressão, etc..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando