Buscar

O ensino de História e Geografia nas escolas acompanhou em certa medida, a trajetória das disciplinas no mundo acadêmico, desde sua afirmação como ...

O ensino de História e Geografia nas escolas acompanhou em certa medida, a trajetória das disciplinas no mundo acadêmico, desde sua afirmação como ciências independentes durante o século XIX, até o surgimento de diversas linhas interpretativas, num contexto mais recente. Os objetivos da aprendizagem da História e da Geografia no Ensino Básico não visam formar historiadores e geógrafos escolares. O ensino de História e Geografia busca o desenvolvimento da criticidade e da reflexividade, significa apontar para um conhecimento integrado, entre os valiosos ensinamentos que as diversas correntes teóricas apresentam (e que possuem o crivo científico), e a realidade vivida e percebida por cada sujeito integrante do processo educativo dentro do ambiente escolar. Marque a alternativa que enfatiza o ensino de História e Geografia na sala de aula:


1. A faixa etária e o estágio cognitivo dos estudantes são os principais fatores a serem considerados no ensino de História e Geografia.
2. O ensino de História e Geografia busca o desenvolvimento da criticidade e da reflexividade, integrando os ensinamentos teóricos com a realidade vivida pelos estudantes.
3. O ensino de História e Geografia tem como objetivo formar historiadores e geógrafos escolares.
4. O ensino de História e Geografia deve se limitar à transmissão de informações e fatos históricos e geográficos.

Essa pergunta também está no material:

Pergunta 1
12 pág.

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia UnifaelUnifael

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 2: "O ensino de História e Geografia busca o desenvolvimento da criticidade e da reflexividade, integrando os ensinamentos teóricos com a realidade vivida pelos estudantes." Isso porque o objetivo do ensino de História e Geografia não é formar historiadores e geógrafos escolares, mas sim desenvolver a criticidade e a reflexividade dos estudantes, integrando os ensinamentos teóricos com a realidade vivida por eles.

0
Dislike0
User badge image

Margarene Pereira

Dentro da sala de aula, o estudante precisa entender e pensar os motivos para que determinado conteúdo seja abordado, por meio de uma aprendizagem ativa e de que maneira este trabalho poderá resultar em sua compreensão de contextos diversos, locais e globais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais