Buscar

teste1

Prévia do material em texto

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)
Tutor: Prof. Dr. Fernando Medina
O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.
Diante de tantos problemas de saúde provocados pela não aplicação dos conhecimentos presentes na Ergonomia em postos de trabalho, entre os quais se incluem problemas posturais e danos dos mais variados tipos, o governo brasileiro, através do Ministério do Trabalho e Emprego, estabeleceu uma conduta obrigatória que deve ser seguida pelas empresas. Na prática, trata-se de fornecer orientações junto aos trabalhadores quanto às possibilidades de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem implicar em afastamento temporário ou definitivo de função. Por outro lado, busca-se a adoção de condutas com a finalidade de proteger a saúde e a segurança de cada indivíduo no seu ambiente de trabalho. E, isto tem impacto na forma como o trabalhador 
Tomando-se o texto como referência, pergunta-se:
Qual é a norma que pode ser utilizada como referência para que as organizações de trabalho possam seguir a determinação proposta pelo governo brasileiro? (0,5 ponto)
A NR-17, que fala sobre ergonomia, visa o mapeamento e constante revisão das condições de trabalho físicas e psicológicas dos trabalhadores para gerar uma otimização de conforto, segurança e produtividade.
Qual área da empresa pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho? (0,5 ponto)
Conforme a NR-04, o SESMT, Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, tem como finalidade a promoção da saúde e segurança do trabalhador. Entretanto, conforme a NR-05, a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como finalidade a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Portanto, o papel de orientação quanto aos riscos de acidentes de trabalho cabe conjuntamente ao SESMT e à CIPA.
Como o trabalhador pode evitar doenças ocupacionais? (1,5 pontos)
Seguindo as diretrizes ergonômicas estabelecidas pelas normas regulamentadores e programas preventivos de ergonomia desenvolvidos pelas empresas. Tais como: 
Treinamentos de ergonomia
Auditorias ergonômicas
Blitz postural  
Mantendo a postura correta; 
Ajustando a posição da cadeira à altura ideal;
Alinhando a tela do computador na altura da cabeça;
Mantendo a iluminação adequada do ambiente de trabalho;
Atentando para o mapa de risco da empresa, onde são identificados os riscos e suas respectivas dimensões e categorias (Físicos, Biológicos, Químicos, Ergonômicos e de Acidentes);
Enfim, seguindo todas as normas de segurança e orientações da CIPA. 
Existe alguma relação entre a minimização de riscos ergonômicos e o aumento da produtividade no trabalho? Justifique. (1,5 pontos)
Citar Taylor. (aula 1) Verificar o casal ..
O pioneiro do movimento, Frederick Winslow Taylor (figura 6) lançou um livro intitulado "Administração Científica", cuja obra reunia uma série de conhecimentos que buscava a melhor maneira de se executar um determinado trabalho, com todo o seu conjunto de tarefas. 
Um fato marcante da contribuição dada por Taylor foi considerar um aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação entre ambos fosse alcançada. 
Isto implicou em um aumento três vezes maior sobre a quantidade de carvão que cada trabalhador podia carregar em um dia.
Taylor concentrou seu argumento na busca pela otimização do trabalho, que envolvia realizar as tarefas de uma maneira mais racional e com a máxima economia de esforço físico. 
Faltava pensar o trabalho do ponto de vista do trabalhador. Algo que era discutido por quem defendia a aplicação da Ergonomia. 
Taylor foi duramente criticado pela sociedade, pois entendia que o mesmo cultivava a mentalidade do Homo economicus, ou seja, explorar o trabalhador para extrair do mesmo o máximo de retorno possível para o sistema produtivo, desconsiderando as suas limitações físicas, ambientais e psicológicas. 
 
O estudo sobre as pás – de capacidade maior para o manuseio do carvão, material mais leve, e de menor capacidade para o minério, material mais pesado é um dos primeiros trabalhos empíricos de Ergonomia
 
3

Continue navegando