Buscar

Queimadas no Brasil



Continue navegando


Prévia do material em texto

Queimadas no Brasil
Acadêmicos: Juliano, Mateus
26 de agosto de 2019 
Introdução
Como podemos acompanhar atualmente o que mais se fala é as continuas queimadas e incêndios que estão acontecendo no nosso pais nos últimos dias, contudo muitos rumores de possíveis causas estão murmurando pelo pais a fora.
O número de focos de queimadas cresceu 70% este ano (até o dia 18 de agosto) na comparação com o mesmo período de 2018. Ao todo, o Brasil registrou 66,9 mil pontos, segundo a medição do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O bioma mais afetado é o da Amazônia, com 51,9% dos casos. O cerrado vem em seguida com 30,7% dos focos registrados no ano, em números absolutos, Mato Grosso é o estado líder com 13.109 focos de queimada, seguido pelo Pará, com 7.975. Corumbá (MS) é o município campeão em focos: 1.911.
 Representação da quantidade de queimadas do mês de agosto entre os anos de 2013 até atualmente.
Por conta do tempo mais seco, esse período do ano é propício a propagação do fogo. Mas a maioria dos casos é causada pelo ser humano, seja para destruição de resíduos como lixo ou para "limpar" terreno para o seu cultivo. Segundo Mello (Gerente do programa Amazônia wwf Brasil), na Amazônia historicamente o uso de fogo tem como principal causa o processo de desmatamento. "Depois de desmatar, coloca-se fogo na área. Boa parte do desmatamento que cresceu e vem sendo notícia está se revertendo agora nessas queimadas". 
Imagem: Divulgação/Alvaro Vallim/Governo do Tocantins
Metodologia