Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade 02 Aeronaves

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Objetiva 02
O que é Alclad®?
Alclad® é um alumínio que vem sendo amplamente utilizado no campo aeronáutico, geralmente no revestimento de fuselagens. As espessuras de Alclad® podem variar de acordo com o projeto. 
Quais os componentes estruturais de uma fuselagem semimonocoque?
Em sua construção básica podem ser encontradas vigas (longerons), paredes de pressão (bulkhead), os pequenos componentes horizontais (stringers), cavernas (formers) e o revestimento (skin). Todos os conjuntos são fixados por arrebites e possui basicamente o mesmo mecanismo de dissipação das cargas mecânicas da monocoque. 
O que são materiais compósitos?
Os materiais compósitos possuem duas ou mais fases, sendo essas de diferentes propriedades químicas e físicas. Consistem na combinação de dois ou mais materiais para se obter as melhores características estruturais de cada um. Alguns exemplos de aplicação de compósitos são o colete a prova de balas, as pranchas de surf e as pás de um helicóptero.
Qual a vantagem em se utilizar materiais compósitos na construção de aeronaves? 
As vantagens de se utilizar materiais compósitos são:
Menor peso;
Maior desempenho mecânico;
Resistência a erosão;
Transparência a radiação;
São relativamente de baixo custo.
O que são materiais isotrópicos? Cite dois exemplos.
São aqueles que mantêm suas características mecânicas, como resistência aos esforços de deformação uniformes em todas as direções. Os metais geralmente são materiais isotrópicos como, por exemplo, o alumínio e o titânio. 
Ao se tratar de construção aeronáutica utilizando materiais compósitos, cite três fatores que devem ser observados. Quais são eles?
Os três fatores que devem ser observados: 
Característica isotrópica da fibra durante a construção, 
Tipo de fibra utilizada no projeto e 
Tipo de matriz ou resina aplicada na construção.
Como é utilizada a fibra de vidro na construção de peças aeronáuticas?
Ela é utilizada na confecção de estruturas secundárias como, por exemplo, carenagens de pontas de asas e radomes, e também na fabricação de rotores para helicópteros. Suas maiores vantagens em relação as demais fibras são:
Baixo custo, 
Elevada resistência galvânica e química e 
Ótimas propriedades de isolamento elétrico.
Das fibras de vidro disponíveis no mercado atualmente, tem-se a E-glass sendo utilizada em aplicações que requerem fluxo de corrente elétrica e a S-glass e a S2-glass, que são aplicadas em projetos estruturais que demandam maior resistência estrutural.
O que é uma resina termo ajustável? Quais são suas características?
As resinas termo ajustáveis utilizam-se de um agente químico catalisador que ao ser exposto a uma determinada temperatura acelera a reação de cura do material. 
Dentre esse tipo de resina, temos a resina de poliéster que é de baixo custo, rápida aplicação e facilmente são encontradas no mercado, além de não produzirem fumaça tóxica em excesso quando em contato com a chama podendo ser aplicadas no interior de aeronaves. Outro tipo, são as resinas a base de éster vinil que possuem sua base química muito parecida com as resinas de poliésteres apresentando uma melhor resistência mecânica e elevada resistência a corrosão. E também, as resinas a base de fenol-formaldeído, que são utilizadas no interior de aeronaves devido sua baixa emissão de gases tóxicos na presença de chama.