Buscar

questionario 02

Prévia do material em texto

Fazer teste: ATIVIDADE 2
 
Parte superior do formulário
Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
Cristiano tem 9 anos de idade. Quando o garoto tinha cerca de 6 anos, seus pais se preocuparam bastante com a criança porque receberam muitas reclamações na escola por parte dos pais de amiguinhas de seu filho. Cristiano costumava tentar olhar por debaixo das saias de suas coleguinhas. Hoje em dia, isso parece não acontecer mais.
Assinale a alternativa que traz uma possível explicação para essa mudança no comportamento de Cristiano:
	
	a.
	Cristiano provavelmente percebeu que estava errado e agora, mais velho, pode se arrepender de sua curiosidade e suprimi-la voluntariamente. É comum que nessa fase de latência em que ele se encontre, os garotos se revoltem e não queiram devotar energia às atividades acadêmicas.
	
	b.
	Cristiano provavelmente foi punido, em algum momento de sua fase fálica, marcado pela centralidade nos órgãos genitais. Isso levou à vergonha e, possivelmente, hoje em dia, o garoto se recusa a lidar com seu próprio falo.
	
	c.
	Cristiano saiu da fase de latência, marcada pela supressão da libido e seu direcionamento para outras atividades e entrou na fase fálica do desenvolvimento sexual, em que seus próprios órgãos sexuais são o centro de seu interesse.
	
	d.
	Cristiano saiu de sua fase fálica do desenvolvimento psicossexual e entrou na fase de latência. A curiosidade sobre o corpo alheio foi saciada. É comum que nessa nova fase, a libido seja suprimida e direcionada a outras atividades, como as atividades acadêmicas e as relações sociais.
	
	e.
	Cristiano saiu da fase anal de seu desenvolvimento psicossexual e entrou na fase fálica. Isso significa que ele provavelmente mudou o foco de sua curiosidade do corpo alheio para o próprio corpo. Ele também vai, possivelmente, se recusar a suprimir sua libido, a menos que seja punido pela sociedade por faze-lo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Andressa tem 5 anos de idade. Ela é muito amiga de Miguel. Os dois brincam juntos desde muito novos. Recentemente, a mãe de Andressa notou que ela tem se interessado por ver Miguel ir ao banheiro e, sempre que ele abaixa suas calças, Andressa presta atenção ao órgão genital de Miguel. A mãe de Andressa não sabe o que pensar sobre isso.
Assinale a alternativa que melhor explica a atitude de Andressa:
	
	a.
	Andressa está curiosa porque ainda não iniciou seu desenvolvimento psicossexual, ao contrário de Miguel, que provavelmente já se encontra em sua fase fálica.
	
	b.
	Andressa provavelmente está tentando transmitir algum tipo de desconforto em relação ao seu próprio corpo. É importante que sua mãe fique atenta e procure afastá-la de Miguel.
	
	c.
	Andressa está passado por uma fase de seu desenvolvimento psicossexual em que os órgãos genitais se tornam centrais. A curiosidade para com o corpo do outro é comum e não deve ser punida.
	
	d.
	Andressa está muito a frente de Miguel em relação ao seu desenvolvimento psicossexual e sua curiosidade nada mais é do que demonstração de maior maturidade, o que é comum entre as meninas.
	
	e.
	Andressa está passando por uma fase de seu desenvolvimento psicossexual em que o esfíncter e a bexiga se tornam centrais. Sua libido se manifesta no controle desses órgãos. Se ela manifestar curiosidade de outra forma, deve ser punida.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Marcela tem 8 anos. Há algumas semanas, sua professora percebe que ela vem levando a mão repetidas vezes à área genital. Frente a essa situação, o que a professora deve fazer?
	
	a.
	Chamar atenção da estudante em uma conversa particular, explicando que esse tipo de comportamento é inaceitável em sala de aula.
	
	b.
	Chamar a estudante para uma conversa, particular, porém franca e procurar entender o que está acontecendo.
	
	c.
	Levar cartazes para a sala de aula proibindo esse tipo de comportamento.
	
	d.
	Promover uma discussão em sala de aula sobre o quanto é inadequado levar a mão a essa região em locais públicos.
	
	e.
	Chamar atenção da estudante em sala de aula para que ela entenda que o comportamento é inadequado.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Gustavo é uma criança de quase três anos. Ele está passando pelo processo de desfralde e, na escola, sua professora notou que a experiência tem sido bastante difícil e tem gerado ansiedade e até mesmo agressividade no garoto. Em conversa com a mãe de Gustavo, ela descobriu que, quando o garoto não consegue controlar sua bexiga ou esfíncter em casa, a mãe lhe pune, colocando-o de castigo.
De acordo com a teoria defendida por Freud, um desenvolvimento psicossexual saudável está ligado também à forma como os pais lidam com o treinamento para o toalete.
Pensando sobre isso e sobre situação exposta, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	A professora deve orientar a mãe a não punir Gustavo quando houver escape, mas sim implantar o reforço positivo quando ele utilizar o banheiro de forma adequada, resignificando a experiência.
	
	b.
	A professora deve parabenizar a mãe e explicar que a punição é a melhor forma de gerar em Gustavo a sensação de responsabilidade tão importante nessa fase do desenvolvimento psicossexual.
	
	c.
	A professora deve adotar o mesmo método da mãe na escola, para que haja uniformidade e, portanto, Gustavo possa efetivamente aprender a utilizar o banheiro de forma adequada.
	
	d.
	A professora deve sugerir à mãe que leve Gustavo a um psicólogo infantil, porque o processo de desfralde e treinamento para o toalete é uniforme e a criança em questão está fora da curva, logo, deve haver algum problema.
	
	e.
	A professora não deve interferir na forma como a mãe lida com o processo de treinamento para o toalete de Gustavo em sua casa; sua responsabilidade é o espaço escolar.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Um dos sinais de abuso sexual comum em crianças é a negação da existência da parte inferior dos seus corpos, ou seja, as genitálias (órgãos que são violentados) acabam deixando de existir na constituição corporal da criança ou do(a) adolescente.
Em sala de aula, um(a) professor(a) pode perceber esse processo a partir de:
	
	a.
	Uma proposta de redação em que a criança descreve flores e animais, indícios de que ela não vê mais como um ser humano.
	
	b.
	Uma proposta de desenho em que a criança se queixa ao desenhar algo entre a barriga e as pernas ou então pinta enfaticamente essa região, normalmente com cores escuras.
	
	c.
	Uma proposta de atividade física em que a criança participa ativamente, dando sinais de que está se recuperando do abuso.
	
	d.
	Uma proposta de dança em que a criança participa como criadora da coreografia, demonstrando criatividade além do normal.
	
	e.
	Uma proposta de raciocínio lógico em que a criança não consegue evoluir pedagogicamente porque não tem mais interesse pelos estudos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
A puberdade costuma acontecer enquanto as crianças se tornam adolescente, nas séries do Ensino Fundamental II. Contudo, algumas vezes, pode acontecer dela chegar mais cedo, especialmente em meninas, que ainda estejam no Ensino Fundamental I. Nesses casos, existe uma oportunidade para o(a) pedagogo(a).
O que ele(a) pode fazer nesse caso?
	
	a.
	Proibir a conversa sobre as mudanças no corpo e insistir no fato de que aquelas pessoas ainda são crianças e, portanto, não devem discutir esse tipo de tema.
	
	b.
	Promover um debate em sala de aula, explicando sobre mudanças no corpo e expectativas, procurando naturalizar ao máximo o processo.
	
	c.
	Contar para a sala o que está acontecendo com o(a) aluno(a) e propor pesquisas sobre os temas.
	
	d.
	Discutir as mudanças como algo futuro e negar a situação presente, preservando a infância.
	
	e.
	Conversarem particular com os (as) alunos(as) que estejam passando por essa puberdade, explicando que os colegas são crianças e não devem se expor a temas como menstruação.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
As imagens a seguir trazem, de forma tipificada, as três primeiras fases do desenvolvimento psicossexual da criança. Assinale a alternativa que legenda as imagens de forma cronológica correta:
 
	
	a.
	Fase anal; fase fálica; fase oral
	
	b.
	Fase fálica; fase anal; fase fálica
	
	c.
	Fase oral; fase fálica; fase anal
	
	d.
	Fase oral; fase anal; fase fálica
	
	e.
	Fase anal; fase oral; fase fálica
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Sobre a questão do abuso sexual infantil, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	O abuso traz marcas psicológicas por muito tempo – algumas vezes para a vida toda -, mas elas não se refletem no desenvolvimento acadêmico da criança. Para que se possa efetivamente encarar o tema, é importante que o(a) docente saiba como ignorar o tema e focar na questão pedagógica.
	
	b.
	O abuso traz marcas psicológicas por muito tempo – algumas vezes para a vida toda -, inclusive no desenvolvimento acadêmico da criança. Para que se possa efetivamente encarar o tema, é preciso que o(a) docente se disponibilize ao conhecimento e também esteja pronto(a) para abrir mão de seus preconceitos.
	
	c.
	A questão do abuso é bastante complicada e difícil; contudo, não está na esfera da escola e, muito menos, da sala de aula. Dessa forma, não cabe ao docente pensar a respeito do tema ou construir atuações pedagógicas.
	
	d.
	As sequelas de um abuso somem com o tempo, principalmente se ignoradas. Logo, o papel do(a) docente frente a essa situação deve ser exclusivamente o de silêncio.
	
	e.
	A discussão sobre consentimento e limites do corpo não está dentro do escopo do trabalho do(a) pedagogo(a), que, não pode, portanto, julgar corretamente sinais de abuso. Se houver suspeita, o máximo que ele(a) pode fazer é conversar com os pais ou responsáveis para que a situação se resolva em casa.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
A puberdade é a fase em que ocorrem mudanças no corpo e em que ele se torna maduro. A seguir, você encontra um infográfico a respeito da puberdade.
Sobre o infográfico e o tema, observe as seguintes assertivas:
I. É comum que a puberdade aconteça ao redor dos anos do Ensino Fundamental II. Contudo, é necessário que pedagogos conheçam esse processo e entendam as implicações das mesmas no cotidiano das crianças que se tornam adolescentes.
PORQUE
II. Pedagogos podem atuar nas séries finais do Ensino Fundamental I, quando muitas crianças entram na fase da adolescência, passando pela puberdade. Além disso, podem também atuar na área da Coordenação Pedagógica, em que lidarão com alunos púberes, mesmo que não estejam no Ensino Fundamental.
Sobre as asserções, podemos dizer que:
	
	a.
	I está correta e II está incorreta.
	
	b.
	I e II estão corretas e I justifica II.
	
	c.
	I está incorreta e II está correta.
	
	d.
	I e II estão corretas e II justifica I.
	
	e.
	I e II estão corretas e II contrapõe-se a I.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Ricardo é um garoto de 5 anos. Na escola, ele está no Ensino Infantil e não apresenta nenhum revés em seu processo de aprendizagem. Nas últimas reuniões de pais e mestres, a professora de Ricardo teve apenas coisas boas para relatar. Contudo, nos últimos meses, Ricardo começou a demonstrar algumas atitudes diferentes. Dentre elas, ele parece bastante interessado em olhar por baixo das saias das meninas. A professora também presenciou ele abaixando suas calças e mostrando seu pênis, em uma rodinha de colegas. 
A partir desse caso, podemos imaginar que a professora concluiu que:
I. Ricardo está passando, de acordo com a definição Freudiana, pela fase fálica, que acontece entre os 3 e os 7 anos de idade. Nessa fase, é comum que a criança esteja fixada sobre o pênis e sua ausência e a curiosidade pela genitália é comum. Contudo, não se pode descartar a possibilidade de abuso sexual.
PORQUE
II. Crianças que sofrem abusos sexuais tendem a mudar seu comportamento de maneira relativamente abrupta e a fixação com suas genitálias é uma possível manifestação, embora a recusa a lidar com elas seja mais comum.
Sobre as asserções, podemos dizer que:
	
	a.
	I e II estão corretas e I justifica II.
	
	b.
	I está incorreta e II está correta.
	
	c.
	I e II estão corretas e II justifica I.
	
	d.
	I está correta e II está incorreta.
	
	e.
	I e II estão corretas e II contrapõe-se a I.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais