Buscar

APOL I HISTORIA,SOCIEDADE E CULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
Nota: 20.0
DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
Questão 2/5 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
Japonesa
Questão 3/5 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
Questão 5/5 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A imigração em massa de europeus – italianos, alemães, espanhóis – prepararia o ‘estoque genético’ para o branqueamento [da população brasileira]. Em grande parte, a imigração não era vista somente como substituição da mão de obra escrava, mas do próprio negro afrodescendente”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, a partir da proibição do tráfico negreiro em 1850, é correto afirmar que a política adotada pelo Estado brasileiro passou a ser a de:
Incentivar a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre dos imigrantes europeus.

Outros materiais