Buscar

Avaliação Final Discursiva - História do Pensamento Político e Econômico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Sabemos que a democracia foi um sistema e regime de governo gestado pelos gregos da antiguidade clássica, mas nem sempre a Grécia viveu sob o regime político e sociedade democrática, a Grécia experimentou outros modelos até formular o modelo da democracia. Neste sentido, descreva a organização social e política que vigorava na Grécia Antiga no período anterior ao surgimento das cidades-Estado, nas quais se implantou o regime de democracia.
	Resposta Esperada:
Na Grécia anterior ao período de implantação dos regimes de democracia, ocorria a existência de governos estruturados na forma de aristocracias, que previa a existência de uma realeza, com características tradicionais, assim como feudais. O regime era de aristocracia, composto por realezas compostas por famílias legitimadas pela propriedade de riquezas ou terras, assim como pela herança sanguínea. Possuíam poder de deliberação e intervenção que abrangiam, além da dimensão política, o âmbito religioso, jurídico e econômico, e ocorria o favorecimento político destes, em detrimento dos interesses dos demais grupos sociais como pequenos agricultores e grupos urbanos que atuavam com comércio e artesanato. A política de aristocracia também era legitimada pelo campo religioso da mitologia. Desta forma, as leis eram inquestionáveis, pois refletiam as determinações divinas e tradicionais.
	2.
	O movimento anarquista teve seu apogeu entre o fim do século XIX e início do século XX. Erico Malatesta (2009) foi um dos maiores teóricos e ativistas anarquistas da Itália e do mundo. Segundo ele, o anarquista sabe que o indivíduo não pode viver fora da sociedade, na realidade ele nem existiria, como indivíduo humano, senão porque carrega dentro de si os resultados do trabalho de inumeráveis gerações passadas, e aproveita durante toda sua vida a colaboração de seus contemporâneos. Disserte sobre qual seria o arranjo social ideal na concepção dos anarquistas.
FONTE: MALATESTA, Erico. Anarquia e Anarquismo. São Paulo: Faísca, 2009.
	Resposta Esperada:
Para os teóricos anarquistas, o ser humano é naturalmente capaz de viver harmoniosamente com os seus semelhantes e não necessita da intervenção do Estado na sociedade, até mesmo vendo nele um inimigo para essa organização. A liberdade, a autodisciplina e a cooperação são fatores primordiais na sociedade anarquista. Nessa sociedade não existiriam níveis hierárquicos, visto que as decisões contariam com a presença de todos os membros e visariam sempre o coletivo. Outro ponto fundamental para os anarquistas é a abolição da propriedade privada. Sendo ela, na visão dos teóricos, a motivação para muitos dos sofrimentos humanos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando