Buscar

Didática e Planejamento

Prévia do material em texto

Didática e Planejamento
Na Pedagogia Tradicional a ênfase se dava em colocar a teoria se sobrepondo a prática, e nesse sentido o professor era o centro do ensino. A exposição de conteúdo se dava de forma mecânica e muitas vezes considerado enciclopédico, ainda assim, na educação tradicional acabamos por encontrar duas linhas de pensamento que acabam por justificar suas práticas. Destaque quais são essas duas linhas que justificam suas práticas e suas características e em um segundo momento aponte qual a semelhança dessas linhas no que diz respeito ao aluno.
Determinismo biológico (inatismo): O determinismo biológico é um conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença.
Determinismo social (ambientalismo): O determinismo social é a crença de que o ambiente no qual o indivíduo está inserido determina o seu comportamento, inibindo-o do poder de escolha. 
 O professor além de educador e transmissor de conhecimento, devendo atuar como mediador, ou seja, deve se colocar como ponte entre o estudante e o conhecimento para que o aluno possa aprender a pensar e a questionar por si mesmo. O conhecimento não e apenas relativo ao aluno, mas objetivo e universal.

Continue navegando