Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Relativa de Empresas

Exercícios sobre Avaliação de Empresas (avaliação relativa) com questões de múltipla escolha sobre as quatro etapas do valuation por múltiplos; seleção de empresas comparáveis (similaridade, porte, riscos, crescimento e fluxos de caixa) e uso de estatísticas descritivas (média, mediana, dispersão, outliers).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Avaliação de Empresas
A avaliação relativa, também conhecida como avaliação por múltiplos, consiste na avaliação de uma empresa com base na precificação de outras organizações similares.
No processo de avaliação relativa são comumente empregadas quatro etapas. Assinale a única alternativa que não diz respeito à uma dessas etapas. 
Nota: 33.3
	
	A
	Calcular o Payback descontado à partir dos fluxos de caixa para a perpetuidade.
Você acertou!
Gabarito:
No processo de valuation pelo método de Avaliação Relativa, empregamos basicamente quatro etapas (Titman & Martin, 2010, p. 244-245):
1ª etapa: identificamos entidades similares e os preços de mercado para cada uma delas.
2ª etapa: calculamos um múltiplo (métrica) de avaliação para uso no valuation da empresa.
3ª etapa: realizamos uma estimativa do valor inicial da empresa.
4ª etapa: ajustamos ou adaptamos essa estimativa inicial às características e particularidades da empresa avaliada.
Rota da aula 4, página 4.
	
	B
	Ajustar ou adaptar a estimativa inicial às características e particularidades da empresa avaliada.
	
	C
	Realizar uma estimativa do valor inicial da empresa.
	
	D
	Calcular um múltiplo (métrica) de avaliação para uso no valuation da empresa.
	
	E
	Identificação de entidades similares e os preços de mercado para cada uma delas.
Questão 2/3 - Avaliação de Empresas
Na elaboração do valuation pelo método de avaliação relativa, necessitamos listar as possíveis comparáveis da empresa avaliada, para se obter uma mensuração correta referente ao valor da empresa avaliada.
Com base no exposto, analise as assertivas a seguir referentes a escolha das comparáveis:
I – As entidades escolhidas nos proporcionam semelhanças limitadas com a empresa avaliada, nunca sendo completamente idênticas.
II – Uma vez que as empresas atuam no mesmo setor, a diferença de tamanho entre ela é totalmente irrelevante.
III – Apenas devem ser utilizadas empresas comparáveis estritamente do mesmo setor de atuação da empresa avaliada.
IV – A escolha das entidades deve se basear em seus riscos, perspectivas de crescimento e fluxos de caixa.
Nota: 33.3
	
	A
	Estão corretas somente as assertivas I e III
	
	B
	Estão corretas somente as assertivas I e IV
Você acertou!
Gabarito:
II. Na lista de empresas do mesmo setor de atuação da entidade avaliada, podemos limitar somente à nossa seleção aquelas organizações que possuam o mesmo porte.
III. “empresas comparáveis são aquelas com capacidades de geração de caixa, potencial de crescimento e riscos semelhantes. Em nenhum lugar dessa definição existe um componente que se relacione com a indústria ou o setor de atuação das empresas”.
Rota da aula 4 paginas 7 e 8.
	
	C
	Estão corretas somente as assertivas II e III
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas III e IV
	
	E
	Estão corretas todas as assertivas
Questão 3/3 - Avaliação de Empresas
De acordo com Damodaran (2017), ao iniciarmos o valuation de uma entidade por meio da avaliação relativa, nem sempre temos consciência de como classificar os múltiplos como altos ou baixos. Assim, o autor recomenda que sejam calculadas as estatísticas descritivas (medidas centrais e de dispersão) do indicador escolhido, para que possamos obter uma maior familiaridade com os dados. Sendo assim escolha as que melhor descrevem essa prática:
I. É importante realizar essa exploração inicial dos múltiplos não somente com as informações das empresas selecionadas como comparáveis, mas também como essas empresas estão em relação as demais entidades do setor e também em comparação ao mercado, englobando todos setores.
II. Dependendo da finalidade para o qual o valuation foi demandado, o ramo de atuação das entidades pode não se apresentar como fator decisivo na avaliação, estando todas as entidades, de diferentes setores, competindo pelos valores disponíveis por investidores no mercado
III. Adotar a média para realizar a comparação entre as empresas selecionadas nem sempre é o mais adequado, pois ao calcularmos a média, temos valores superiores a mediana. 
IV. A análise descritiva dos dados reside no tratamento dos valores discrepantes, que apresentam grande diferença em relação à observação típica. 
Nota: 0.0
	
	A
	Estão corretas somente as assertivas I e II e III
	
	B
	Estão corretas somente as assertivas I, III e IV
	
	C
	Estão corretas somente as assertivas II, III e IV
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas III e IV
	
	E
	Estão corretas todas as assertivas
Gabarito:
Rota da aula 4, páginas 16 a 19.

Mais conteúdos dessa disciplina