Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Disc.: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO   
	
	
	Acertos: de 10,0
	05/11/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201903299078)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A afirmativa "O homem é um animal portador da cultura" significa:
		
	 
	O ser humano apropria-se socialmente da cultura, portanto, além de se constituir como um ser biológico é, também, um sujeito histórico.
	
	O ser humano é pré-determinado pela herança genética e, por isso, os processos educativos são importantes na valorização da essência humana.
	
	A interação humana baseia-se nos seus instintos naturais.
	
	O ser humano depende da genética para inventar a sua cultura.
	
	A constituição do ser humano como sujeito é desvinculada das experiências sociais que vivencia.
	Respondido em 05/11/2019 22:36:37
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201902830104)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as "coisas da vida" através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.
 
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir:
 
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original.
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos.
 
Assinale a alternativa com a sequência correspondente correta:
 
		
	
	pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico
	
	pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico
	 
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual
	Respondido em 05/11/2019 22:38:53
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201902778018)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vários movimentos contribuíram para a criação da Sociologia. Um deles que teve início no século XVIII entre os pensadores franceses e ideólogos da burguesia.  Esse movimento elege a "razão" como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo. Este movimento foi?
		
	
	Feudalismo
	 
	Iluminismo
	
	Teocentrismo
	
	Renascimento
	
	Imperialismo
	Respondido em 05/11/2019 22:40:15
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201903304339)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para a Sociologia, ser um indivíduo humanizado significa:
		
	
	Viver de acordo com os mandamentos de Deus, respeitando os seus semelhantes.
	
	Ser humano basicamente, com suas características positivas e negativas.
	
	Acreditar que o ser humano é oriundo de um conhecimento científico que o orienta a viver em sociedade
	
	Fazer o bem a todas as pessoas.
	 
	Aprender a se comportar em sociedade, por meio do processo de socialização
	Respondido em 05/11/2019 23:12:18
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201903103824)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podem ser consideradas como objeto de estudo da Sociologia as
		
	
	formas de aquisição do conhecimento relacionadas a todos os seres vivos.
	
	formas de interação das proporcionalidades populacionais.
	 
	formas de organização social do ser humano.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	formas de aproximação das culturas com os animais.
	Respondido em 05/11/2019 23:14:28
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201902220724)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Emile Durkheim, em sua obra Da Divisão do Trabalho Social, analisa a divisão do trabalho como um fato social gerador da solidariedade social que:
		
	
	na sociedade moderna aumenta o grau de especialização dos indivíduos, o que os torna mais individualistas gerando assim uma solidariedade mecânica. na sociedade moderna aumenta o grau de especialização dos indivíduos, o que os torna mais individualistas gerando assim uma solidariedade mecânica.
	 
	na sociedade moderna , a partir das especializações, tem como função principal aumentar a produtividade e os ganhos econômicos
	 
	na sociedade moderna, estabelece entre os indivíduos uma relação de interdependência, comparável a de um organismo vivo, denominada pelo autor de solidariedade orgânica.
	
	nas sociedades tradicionais é um fenômeno natural sendo que os indivíduos se unem a partir de uma solidariedade mecânica.
	
	nas sociedades tradicionais, possui como função principal fortalecer os laços sociais e aglutinar os indivíduos em torno de um mesmo objetivo, o desenvolvimento material da sociedade.
	Respondido em 05/11/2019 23:14:26
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201902781410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	 
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
	Respondido em 05/11/2019 23:14:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201903315191)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma instituição social que se relaciona com todas as demais práticas da vida social e é também um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido, refreando as paixões humanas frente a um poder moral que os indivíduos respeitem. Seus fins variam de acordo com os estados sociais e estão relacionados com as necessidades de um determinado tempo e lugar. Na teoria de Durkheim, o trecho acima define o conceito de:
		
	 
	Educação
	
	Divisão Social do Trabalho
	
	Solidariedade Social
	
	Sociedade
	
	Fato Social
	Respondido em 05/11/2019 23:05:35
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201902450623)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marx e Engels escreveram que a história humana é a história da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nesses dois tipos de relação aparece como intermediário um elemento essencial: o trabalho humano (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 33). De acordo com esta perspectiva de análise das sociedades, baseada nos princípios do materialismo histórico, Karl Marx percebia as sociedades como:
		
	
	coletividades produtivas.
	
	povoados burgueses.formações socioculturais.
	
	blocos comunistas.
	 
	modos de produção.
	Respondido em 05/11/2019 22:53:05
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201902232563)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Consideramos que é progressista, sã e legitima a tendência da indústria moderna de incorporar as crianças e os jovens para que cooperem no grande trabalho da produção social, embora sob o regime capitalista ela tenha sido deformada até chegar a uma abominação. Em todo regime social razoável, qualquer criança de 9 anos de idade deve ser um trabalhador produtivo, do mesmo modo que todo adulto apto para o trabalho deve obedecer à lei geral da natureza, a saber: trabalhar para poder comer, e trabalhar não só com a cabeça, mas com as mãos (MARX, Karl apud RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.44). De acordo com o pensamento de Karl Marx, qual relação é possível estabelecer entre o trabalho produtivo e o ensino nas escolas?
		
	
	A entrada das crianças e dos jovens no mundo do trabalho deveria ser proibida por lei, pois o trabalho é uma atividade abominável e deformadora do ser humano.
	 
	As fábricas deveriam assumir o papel de educar as crianças e os jovens, reservando o ensino escolar somente para quem não tivesse a necessidade de trabalhar.
	
	A decisão de combinar da forma mais conveniente o trabalho produtivo e o ensino escolar é uma decisão familiar, não cabendo ao Estado qualquer tipo de ingerência.
	
	Caberia às escolas fornecer a formação intelectual e física das crianças e jovens, pois a formação para o trabalho seria uma responsabilidade das fábricas.
	 
	A formação integral do indivíduo decorreria de uma combinação entre o trabalho produtivo e o ensino escolar, respeitando-se a faixa etária das crianças.

Continue navegando