Buscar

METODOLOGIA PARA SURDOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As diferentes Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa para Ouvinte e Pessoas Surdas
De acordo com alguns dados históricos vários recursos foram utilizados para a educação da Lingua Portuguesa para surdos; o quadro de giz, lousa , tabua e material aritmético, globo e outros instrumento que despertasse o olhar e os sentidos das crianças. Para alguns teóricos como Francis Bacon 1561 a 1626 aguçar os sentidos das crianças favorecia no aprendizado. 
Foram apresentadas outras ideologias de que foi criticadas por Michel Montaigner o verbalismo que era excessivo para a educação do aluno, para este deveria ser na experiência em que o aluno pudesse comparar, refletir e observar.
João commenius apresentou a teoria de utilizar os sentidos, exemplo a vista com os ouvidos e as mãos com a língua:
“Diz também: "Porque nada pode ser objeto da inteligência que primeiro não tenha sido objeto dos sentidos; a mente recebe dos sentidos a matéria de todos os seus pensamentos e não pode desempenhar a função de pensar senão por meio da sensação interna...”
Tão logo, muitos adeptos a essa teoria acredita que as pessoas surdas podem aprender a Lingua somente utilizando os sinais.
Na realidade, as pessoas surdas que possuem pais ouvintes terão uma metodologia diferente de aprender a língua portuguesa e a língua de sinais, enquanto a pessoa surda de pais surdos obterão outra metodologia no aprendizado e aquele pessoa que ficou surda e já possuía conhecimento da língua também vai se comportar de maneira diferente no aprendizado da língua de sinais e na língua portuguesa.
Diante disso é preciso que as instituições de ensino e o Estado se volte com outros olhos sobre a metodológia de ensino para as pessoas surdas e as ouvintes, e necessário que todas recebam um ensino de qualidade. Qualidade que todos aprendam sem distorce a maneira de transmitir a língua portuguesa. 
Portanto, Língua de Sinais para as pessoas surdas pode ser considerada como bilíngue em que os ouvintes terá que aprender uma nova maneira de comunicar e a língua portuguesa para uma pessoa surda será um novo aprendizado. Da mesma maneira que aprender uma língua estrangueira, a língua para pessoas surdas deve ser valorizada e difusionada para todos aprenderem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando