Buscar

TRABALHO 2 Auxiliar a implantação e implementação dos programas de saúde e segurança do trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SENAC/EAD – Polo São Leopoldo
ANDRÉA VARGAS DOS SANTOS
TRABALHO 2
Auxiliar a implantação e implementação dos programas de saúde e segurança do trabalho
São Leopoldo
2019
PRÁTICA VIVENCIAL II
I – Descreva o que compete aos profissionais do SESMT.
	O SESMT pode ser composto por profissionais das seguintes categorias: 
	Engenheiros de Segurança do Trabalho 
	Técnicos de Segurança do Trabalho 
	Médico do Trabalho 
	Enfermeiro do Trabalho 
	Auxiliar de Enfermagem do Trabalho 
	A principal função do SESMT é proteger a integridade física dos colaboradores, auxiliar na implantação de programas e projetos que visam a saúde do trabalhador, manter uma comunicação ativa com a CIPA e realizar atividades de conscientização com os funcionários; reduzir os riscos do ambiente de trabalho até eliminá-los; promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
II – Quais são as obrigações da CIPA?
	As obrigações da CIPA são identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, caso haja; Planos para ações preventivas, participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias. Basicamente ajudar na prevenção de acidentes. 
III – Quais são as etapas do PPRA?
	O PPRA deverá conter as seguintes etapas: 
	 Antecipação e Reconhecimento dos Riscos
	Nesta etapa são identificados os riscos, suas fontes geradoras (máquinas,equipamentos, produtos, operações…), as possíveis trajetórias e os meios de propagação dos agentes.
	 Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle 
	A partir do levantamento preliminar, avalia-se a situação e definem-se as prioridades de intervenção, bem como as metas de acompanhamento (avaliação e controle) dos riscos a serem atingidas. 
	 Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores 
	 Faz-se a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores. Podem-se usar diversas técnicas de avaliação de riscos disponíveis na literatura, tanto as qualitativas, quanto as quantitativas. 
	 Implantação das medidas de controle e avaliação de sua eficácia 
	Após identificar os riscos, priorizá-los e avaliá-los, faz-se necessário controlar este risco a níveis de segurança aceitáveis pela empresa. As medidas de controle deverão seguir a seguinte hierarquia: medidas que eliminam ou reduzam a utilização dos agentes de riscos, medidas que previnam a liberação ou disseminação dos agentes no ambiente de trabalho, medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
IV – Escolha um dos itens citados e explique a sua importância no cenário de saúde e segurança do trabalho.
	CIPA: A CIPA é muito importante para a empresa e para os funcionários, pois ela é criada para fazer a observação e enviar ao dono da empresa ou responsável, relatórios falando dos riscos existentes no ambiente de trabalho, e exigir ações para minimizar ou acabar com todos os perigos, ou seja, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tem por obrigação preservar a saúde e a integridade física de todos os trabalhadores contratados da empresa e também dos prestadores de serviços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando