Buscar

BANNER ASSÉDIO MORAL

Prévia do material em texto

ASSÉDIO MORAL
Carlos Miranda¹ César Junior¹ Rafaella Teixeira¹ Rafaele Duraes¹ Kevony Souza¹ Daniele Dantas¹ Cláuio de Souza²
INTRODUÇÃO
Comportamentos hostis, repetitivos e prolongados no contexto de trabalho são características centrais do que se tem denominado assédio moral, tema bastante explorado na literatura estrangeira desde a década de 1980 (LEYMANN, 1996). 
OBJETIVO
Identificar e sistematizar os métodos de intervenção em assédio moral.
MÉTODOS
Estudo documental referente ao assédio moral no trabalho, no qual foram analisadas as matérias jornalísticas veiculadas em três jornais de grande circulação do estado de São Paulo, no período de 1990 a 2008. Explicações para sua ocorrência e a repercussão para a saúde dos trabalhadores.
ANÁLISE 
O surgimento do tema nos veículos de comunicação deu-se por meio da divulgação de livros, de produções acadêmicas e de legislações. Os discursos de natureza indenizatória, de precaução empresarial e as estratégias de enfrentamento são amplamente difundidos. A promoção da saúde se esvai pela lógica patrimonial. Há um espaço permissivo nas organizações para prática do assédio moral, potencializando os conflitos para atingir as metas e resultados. Indiferença, desqualificação e ridicularização foram comuns nas matérias.
RESULTADOS 
Principais aspectos do assédio moral envolvido no labor do Enfermeiro são os de cunho organizacional, em decorrência da estrutura hierárquica rígida em seu ambiente laboral, abrangendo relações sociolaborais e normativas, que vão desde a constituição federal até a lei do exercício profissional.
DISCUSSÃO
O assédio moral no trabalho refere-se a um padrão relacional entre as pessoas no contexto de trabalho. Existem inúmeras definições, cada uma enfatizando determinados aspectos.
CONCLUSÃO
Dada a natureza complexa e o caráter multidimensional, relacional e processual do assédio moral no trabalho, fica claro que intervenções pontuais e isoladas não funcionam. Ainda são poucas as referências sobre o processo de intervenção nestes casos, embora no cotidiano organizacional observe-se a busca por soluções, tanto visando ao enfrentamento, como a prevenção. 
REFERÊNCIAS
NUNES, Thiago Soares; TOLFO, Suzana da Rosa. O Assédio Moral no Contexto Universitário: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 21 - 36, abr. 2015. ISSN 2175-8077. 
¹ Acadêmicos de Enfermagem 4º Período Tarde ² Docente da disciplina Pesquisa I

Continue navegando