Buscar

O RNC para educação infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O RNC para educação infantil (Referencial Curricular Nacional) é um conjunto de reflexões, ideias, objetivos e orientações para professores que trabalham com crianças entre 0-6 anos. Serve para auxiliar, respeitando seu estilo pedagógico e a diversidade cultural brasileira. Ter um planejamento pedagógico é importante, pois ajuda o educador a ter um norte por onde começar. O RNC foi elabora em 1998, e deve ser compreendido como uma ferramenta para reflexão e auxilio e não como um manual que deve ser seguido à risca. 
O RNC é composto por três volumes, que tem a proposta de contribuir para o desenvolvimento, planejamento e avaliação das práticas educativas. Uma boa forma de apresentar aos outros educadores este documento, seria elaborando um planejamento, depois de estudar os eixos e como eles se aplicam em sala de aula, escolhendo dois e montando uma apresentação. 
Planejamento com os eixos Movimento e Música: trabalhar o movimento contribui para que a criança contemple as múltiplas funções e manifestações do ato motor, conhecendo o seu corpo e o que é capaz de fazer, tendo um desenvolvimento amplo da motricidade, refletindo sobre a postura corporal nas atividades do cotidiano, e nas atividades que podem ampliar a cultural corporal de cada criança. 
Trabalhar a música na educação infantil propicia as crianças formas de se expressarem e comunicar as sensações, sentimentos e etc, por meio do relacionamento expressivo entre o som e o silencio. Pode ser também apresentado músicas típicas das várias regiões do Brasil e de outros países, promovendo a interação com a diversidade e a comunicação social.
O educador escolhe as músicas que achar adequada para seus alunos de acordo com a fase que estão e propõe que eles escutem e digam o que sentem quando escutam essas músicas, como acham que ela foi criada, de que lugar ela é. 
Para trabalhar o movimento vamos utilizar brincadeiras com variações de movimentos, imaginar que esta escalando uma arvore, pulando corda ou nadando no fundo do mar, fazendo gestos e usando a imaginação. Depois colocar uma música e pedir para que as crianças dancem como acharem melhor, observando o movimento do corpo e a música, trabalhando com músicas e movimentos agitados e depois lentos, para que possam identificar o que sentiram em cada momento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando