Buscar

RESPOSTA DISCURSIVA 1-CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS

Prévia do material em texto

DISCURSIVA 1
CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS
Existem diferentes modelos organizacionais utilizados no processo decisório que interpretam a importância na organização moderna. Estes modelos norteiam as empresas na hora da tomada de decisão .
A decisão do gestor é sem dúvidas uma escolha que deve ser analisada entre os vários modelos disponíveis.
De um modo geral podemos dizer que o processo de tomada de decisão, se configura pelas características e pelo contexto da empresa.
Existem quatro modelos que podem ser delimitados e a determinação de qual modelo seguir deve ser definida levando em consideração os desafios competitivos atuais, as oportunidades de negócios e as projeções de melhorias para as práticas da empresa. 
Os modelos são definidos em: Modelo burocrático ou Clássico; Modelo Normativo; Modelo Racional e Modelo Comportamentalista.
O Modelo a qual tem como preocupação principal o seu resultado final para a partir dele estruturar os meios de atingir esses resultados é o Modelo Burocrático ou Clássico, que é caracterizado por examinar primeiro os fins, ou seja, o resultado final, para então determinar os meios que irão alcançar esses resultados, subordinando a eficácia do processo decisório à escolha da decisão mais adequada para chegar a estes fins.
Quando falamos em maximizar ganhos e minimizar perdas, logo lembramos que a Controladoria dentro deste processo decisório tem papel fundamental, seja na etapa do planejamento, na execução e pelo controle. Estas fases seguem uma seqüência inter relacionada, na qual uma depende da outra. Sua missão visa assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados, fornecendo informações sobre o desempenho, resultados econômicos e no monitoramento e elaboração de orçamentos.
A Controladoria interage com todas as áreas da organização, promovendo sinergia e obtendo melhores planos para se atingir os resultados.
O planejamento divide-se em estratégico e operacional. Na fase do planejamento estratégico, a Controladoria auxilia de forma prática a empresa a desenvolver sua gestão estratégica de resultados, momento de estabelecer as diretrizes elencando pontos fortes e fracos da empresa, corrigindo e evitando as ameaças da análise do ambiente interno e externo.Com base nisso, realiza-se o planejamento operacional na qual são expostos os objetivos a curto prazo, e seu detalhamento resulta em planos. Na medida em que essas atividades são executadas, o resultado do realizado serve de base para a fase do controle que será comparado com os padrões estabelecidos. Este processo do controle tem como foco propiciar a consecução dos objetivos traçados na fase do planejamento, informando os desvios ocorridos que irão implicar em uma ação gerencial.

Continue navegando