Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CPC 26 até 50
Ganhos e perdas
A mudança seja ela ganho ou perda no valor justo menos a despesa do ativo biológico do inicio até o final de cada período será incluído no exercício de origem.
Pode haver perdas no reconhecimento inicial do ativo, pois despesas de vendas serão removidas na determinação do valor justo. O ganho pode ser no reconhecimento inicial do ativo. 
No reconhecimento inicial o ganho ou a perda do valor justo menos a despesa de venda, deve ser incluído no exercício.
O ganho ou perda pode originar-se no reconhecimento inicial do produto agrícola como resultado da colheita. 
Existe um apontamento que o valor justo sob os ativos biológicos podem ser mensurado de maneira confiável, pode ser rejeitada no caso de um ativo cujo valor deveria ser cotado no mercado, mas, o mesmo não tem o disponível, na alternativa para mensura-lo. Neste caso deve ser mensurado o custo menos qualquer depreciação ou perda. Quando o valor justo de tal ativo biológico se tornar mensurável de forma confiável, a entidade deve mensurá-lo ao seu valor justo menos as despesas de venda. Quando o ativo biológico classificado no ativo não circulante satisfizer aos critérios para ser classificado como mantido para venda (ou incluído em grupo de ativo mantido para essa finalidade), de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada, acredita-se que o valor justo possa ser mensurado de forma confiável e correto.
No reconhecimento inicial o item 30 pode ser rejeitado. A empresa que mensurar o ativo ao valor justo menos a despesa de venda continua assim até sua venda.
A entidade deve sempre mensurar o produto durante a colheita sob o valor justo, menos a despesa de venda. desta forma o pronunciamento do valor justo vem a ser mais aceitável.
Toda depreciação ou perda irrecuperável a empresa deve considerar pronunciamentos técnicos segundo o CPC 16.
Subvenção governamental
Toda subvenção governamental relaciona o ativo mensurando seu valor justo, menos a venda, será reconhecido no resultado do período.
No caso da mesma ser relacionada com o ativo mensurado ao valor justo menos a despesa for condicional, mesmo quando exigir que a entidade envolva com uma atividade agrícola especifica, será reconhecida no resultado quando for atendida somente neste momento.
Os termos variam. Exemplo, uma subvenção quer que a entidade agrícola cultive por cinco anos em um terreno, devendo devolver se o cultivo for inferior. Nesse CPC 29.
Caso, a subvenção não pode ser reconhecida no resultado antes de se passarem os cinco anos. Contudo, se os termos contratuais permitirem a retenção do valor proporcional à passagem do tempo, seu reconhecimento contábil também deve ser proporcional ao período.
Caso a subvenção governamental estiver relacionada com ativo biológico mensurado ao custo menos qualquer depreciação ou perda irrecuperáveis acumuladas (ver item 30), o Pronunciamento Técnico CPC 07 – Subvenção e Assistência Governamentais devem ser ativadas.
No caso deste Pronunciamento exige tratamento diferente do Pronunciamento Técnico CPC 07 se a subvenção do governo se referir a ativo biológico mensurado pelo seu valor justo menos despesas estimadas de venda ou a subvenção do governo exigir que a entidade não se ocupe de uma atividade agrícola específica. O Pronunciamento Técnico CPC 07 é somente aplicado à subvenção governamental relacionada a ativo biológico mensurado pelo seu custo menos qualquer depreciação acumulada e perdas do periodo irrecuperáveis.
Divulgação
Uma empresa deve divulgar o ganho ou a perda do período corrente em relação ao valor inicial do ativo biológico e do produto agrícola e, também, os decorrentes da mudança no valor justo, menos a despesa de venda dos ativos. 
No caso a empresa deve fornecer uma descrição de cada grupo de ativos.
 A divulgação requerida pelo item 41 pode ter a forma dissertativa ou quantitativa.
A empresa é encorajada a fornecer uma descrição da quantidade de cada grupo de ativos biológicos, distinguindo entre consumíveis e de produção ou entre maduros e imaturos, conforme apropriado. Por exemplo, a entidade pode divulgar o total de ativos biológicos passíveis de serem consumidos e aqueles disponíveis para produção por grupos. A entidade pode, além disso, dividir aquele total entre ativos maduros e imaturos. Essas distinções podem ser úteis na determinação da influência do tempo no fluxo de caixa futuro. deve ser realizada a base neste caso.
Ativos biológicos consumíveis são aqueles passíveis de serem colhidos como produto agrícola ou vendidos como ativos biológicos. Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanhos mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho e trigo, produto de planta portadora e árvores para produção de madeira. Ativos biológicos para produção são os demais tipos como, por exemplo: rebanhos de animais para produção de leite; árvores frutíferas, das quais é colhido o fruto. Ativos biológicos de produção (plantas portadoras) não são produtos agrícolas, são, sim, mantidos para produção.
Ativos biológicos podem ser classificados como maduros ou imaturos. Os maduros são aqueles que alcançaram a condição para serem colhidos (ativos biológicos consumíveis) ou estão aptos para sustentar colheitas regulares (ativos biológicos de produção). 
As demonstrações contábeis devem divulgar, caso isso não tenha sido feito de outra forma: 
(a) a natureza das atividades envolvendo cada grupo de ativos biológicos; e 
(b) mensurações ou estimativas não financeiras de quantidade físicas: 
(i) de cada grupo de ativos biológicos no final do período; e 
(ii) da produção agrícola durante o período. 
 A entidade deve divulgar: 
(a) a existência e o total de ativos biológicos cuja titularidade legal seja restrita, e o montante deles dado como garantia de exigibilidades; 
(b) o montante de compromissos relacionados com o desenvolvimento ou aquisição de ativos biológicos; e 
(c) as estratégias de administração de riscos financeiros relacionadas com a atividade.
Entidade deve apresentar a conciliação das mudanças no valor contábil de ativos biológicos entre o início e o fim do período corrente. A conciliação inclui: 
(a) ganho ou perda decorrente da mudança no valor justo menos a despesa de venda; 
(b) aumentos devido às compras; 
(c) reduções atribuíveis às vendas e aos ativos biológicos classificados como mantidos para venda ou incluídos em grupo de ativos mantidos para essa finalidade, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada; 
(d) reduções devidas às colheitas; 
(e) aumento resultante de combinação de negócios; 
(f) diferenças cambiais líquidas decorrentes de conversão das demonstrações contábeis para outra moeda de apresentação e, também, de conversão de operações em moeda estrangeira para a moeda de apresentação das demonstrações da entidade sob meio de mudanças no periodo. 
(g) outras mudanças.

Mais conteúdos dessa disciplina