Buscar

avaliando e simulado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709259080)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O sinal de Trendelemburg é uma importante manifestação observada na avaliação do equilíbrio pélvico. Esse fenômeno é decorrente da insuficiência da musculatura:
		
	
	Extensora da coluna lombar
	 
	Abdutora da coxa
	 
	Adutora da coxa
	
	Anteversora.
	
	Retroversora
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709259279)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com o objetivo de verificar se os músculos escalenos anterior e médio estão comprimindo a artéria subclávia, promovendo a síndrome do desfiladeiro torácico, qual dos testes especiais apresentados a seguir o fisioterapeuta realiza para determinar a permeabilidade da artéria subclávia?
		
	
	Teste de Yergason.
	
	Teste de Hawkins
	 
	Teste de Adson.
	
	Teste de Valsalva.
	
	Teste de Speed.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709259247)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com a evolução da Fisioterapia, os fisioterapeutas cada vez mais estão deixando de lado o binômio fortalecimento-alongamento como base para, ou única, estratégia de tratamento. Exercícios de controle motor e reeducação do gesto justo têm cada vez mais sido incorporadas a outras intervenções, aumentando o sucesso de tratamento. Por exemplo, um paciente veio com um diagnóstico médico de síndrome do impacto e na sua avaliação cinético funcional você observou uma alteração no ritmo escápulo-umeral com dor após 90° de abdução de ombro, porém com ADM completa. Em coerência com o já citado anteriormente, dentre as diversas e possíveis estratégias de tratamento abaixo, a mais adequada intervenção fisioterapêutica seria:
		
	
	Avaliação de disfunções do ombro e da cervical, mobilização passiva artrocinemática da articulação glenoumeral, exercícios com halteres e aparelhos de musculação para fortalecimento do ombro, principalmente do manguito rotador.
	
	Avaliação de disfunção no ombro, avaliação e, se necessário, mobilização passiva artrocinemática das articulações acrômioclaviculares e esternoclaviculares, alongamento de deltoide e peitoral maior e menor, e protocolo de Rockood para fortalecimento de manguito rotador.
	 
	Avaliação de disfunções do ombro, escápula e da cervical, avaliação e, se necessário, mobilização passiva artrocinemática das articulações acrômioclaviculares e esternoclaviculares, exercícios de educação do movimento em torsão do membro superior e cintura escapular.
	
	Avaliação de disfunções do ombro, exercícios de mobilização passiva osteocinemática, alongamento de deltoide e peitoral maior e menor e protocolo de Rockood para fortalecimento de manguito rotador.
	
	Avaliação de disfunções do ombro, exercícios de mobilização passiva artrocinemática para articulações acrômioclaviculares e esternoclaviculares, alongamento de deltoide e peitoral maior e protocolo de Rockood para fortalecimento de manguito rotador.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709258985)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Ao se realizar uma avaliação músculo-esquelética, objetiva-se: I. determinar a presença ou ausência de comprometimento, envolvendo músculos, ossos e estruturas articulares relacionadas; II. identificar os tecidos específicos que estão causando o comprometimento; III. ajudar a formular objetivos de tratamento, resultados almejados e intervenções terapêuticas apropriadas; IV. verificar a efetividade do tratamento fisioterapêutico, médico ou cirúrgico; V. motivar o paciente; VI. determinar as adaptações e equipamentos ortóticos necessários para a habilidade funcional nas atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas. Está correto o contido em:
		
	
	I, II, III e V, apenas.
	
	I, III, V e VI, apenas.
	 
	I, II, III, IV, V e VI.
	
	I, II, III, IV e VI, apenas
	
	I, II, III e VI, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709258807)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Durante a Anamnese, um paciente relata: tabagismo, pais hipertensos e cirurgia bariátrica realizada há 2 anos. Estas informações fazem parte, respectivamente, de quais itens da entrevista:
		
	
	História social, História familiar e História fisiológica
	
	História fisiológica, História patológica pregressa e História social
	
	História fisiológica, História social e História patológica pregressa
	 
	História Social, História familiar e História patológica pregressa
	
	História patológica pregressa, História Social e História familiar
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709259031)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale abaixo qual pergunta deveria ser utilizada para definir a queixa principal do paciente durante uma anamnese fisioterapêutica.
		
	
	Que outros sintomas, além da dor, prejudicam suas atividades de vida diária?
	 
	O que levou você a procurar tratamento fisioterapêutico?
	
	Que movimentos ou atividades do seu dia-dia desencadeiam sua dor?
	
	Há quanto tempo você sente essa dor?
	
	Que medicamentos você está tomando atualmente?
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709258833)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A atividade ou a prática em saúde não se restringe ao binômio paciente/terapeuta nem fica completa com a definição do diagnóstico e a instituição de uma terapêutica. Junta-se um terceiro componente que veio tornar mais complexo o trabalho do profissional por exigir dele o que chamamos de avaliação prognóstica. O paciente, salvo raras exceções, não tem interesse direto no diagnóstico, mas sim, na terapêutica que lhe restituirá o bem-estar perdido. Assinale a alternativa verdadeira
		
	
	Sinal é uma sensação subjetiva anormal sentida pelo paciente e não visualizada pelo examinador
	
	Sintoma é um dado objetivo que pode ser notado pelo examinador pela inspeção, palpação, percussão, etc
	
	Síndrome é um conjunto de sintomas, mas não de sinais que ocorrem associadamente e que podem ser determinados por diferentes causas
	
	Entidade clínica significa uma doença cuja história não está reconhecida no todo ou em parte e cujas características lhe dão individualidade nosológica
	 
	Prognóstico consiste na previsão de evolução de uma doença e suas prováveis consequências
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709259133)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente com face sem expressão, fronte enrugada, olhar fixo, apresenta micrografia e marcha com passos curtos. Qual a sua patologia e nesse caso qual o objetivo da fisioterapia?
		
	
	hipertiroidismo / evitar metabolismo alto
	
	Esclerose múltipla/ evitar quedas
	 
	Parkinson/ evitar rigidez de tronco
	
	AVE/ evitar contraturas
	
	Esclerose lateral amiotrófica/ evitar distúrbios respiratórios
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709258906)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A avaliação é uma etapa importante do processo de assistência fisioterapêutica, direcionando a construção dos objetivos e a conduta. Durante a avaliação fisioterapêutica a anamnese e o exame físico fazem parte deste momento. Na realização do registro da história doença atual devem ser registrados os seguintes aspectos:
		
	 
	a data do início ou agravo dos sintomas, os tratamentos realizados e os fatores agravantes e de alívio.
	
	os fatores agravantes e de alívio, a forma de início dos sintomas e a cirtometria torácica.
	
	a temperatura corporal, os sinais vitais, a data do início dos sintomas e os tratamentos realizados.
	
	a frequência respiratória e cardíaca; a data do início dos sintomas e os hábitos de vida.
	
	a medida da pressão arterial, a data do início dos sintomas e as respostas aos tratamentos realizados.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709258877)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Anamnese, uma paciente relata: pais hipertensos, diabética e com Incontinência Urinária. Estas informações fazem parte, respectivamente, de quais itens da entrevista:
		
	
	História social, História patológica pregressa e História fisiológica
	
	Históriapatológica pregressa, História familiar, História fisiológica
	
	História familiar, História fisiológica e História patológica pregressa
	
	História social, História fisiológica e História patológica pregressa
	 
	História familiar, História patológica pregressa e História fisiológica
	
	1a Questão (Ref.:201709258985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao se realizar uma avaliação músculo-esquelética, objetiva-se: I. determinar a presença ou ausência de comprometimento, envolvendo músculos, ossos e estruturas articulares relacionadas; II. identificar os tecidos específicos que estão causando o comprometimento; III. ajudar a formular objetivos de tratamento, resultados almejados e intervenções terapêuticas apropriadas; IV. verificar a efetividade do tratamento fisioterapêutico, médico ou cirúrgico; V. motivar o paciente; VI. determinar as adaptações e equipamentos ortóticos necessários para a habilidade funcional nas atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas. Está correto o contido em:
		
	
	I, II, III e VI, apenas.
	 
	I, II, III, IV, V e VI.
	
	I, III, V e VI, apenas.
	
	I, II, III, IV e VI, apenas
	
	I, II, III e V, apenas.
	Respondido em 30/08/2019 19:00:18
	
Compare com a sua resposta: O manovacuômetro é utilizado para medir a força dos músculos respiratórios, através da quantificação da pressão inspiratória máxima (Pimáx) e da pressão expiratória máxima (Pemáx). Durante esta avaliação, para obtenção de valores precisos, as recomendações nacionais e internacionais determinam que se faz necessário o controle do volume pulmonar do paciente que será utilizado para o início da obtenção dos dados. As medidas de Pimáx e Pemáx são realizadas, respectivamente, a partir do volume residual e capacidade pulmonar total.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709258761)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a coleta da história clínica após a paciente ter referido sua queixa principal, a mesma falou também sobre outras intercorrências em sua história: refere ter feito cirurgia de mama há aproximadamente 8 meses para retirada de tumor benigno, fez lipoaspiração, tem sinusite, e fez cirurgia de vesícula. Essas informações fazem parte da:
		
	
	Queixa principal(QP)
	
	História Familial
	
	História da doença atual(HDA)
	
	História clínica
	 
	História patológica pregressa(HPP)
	Respondido em 30/08/2019 19:01:44
	
Compare com a sua resposta: IDENTIFICAÇÃO: Nome: Carlos José Idade: 41 anos Etnia: branco Profissão: programador de computador Escolaridade: ensino superior Estado civil: casado Filhos: 2 QUEIXA PRINCIPAL: hemiparesia direita, cadeirante. HISTÓRIA DA DOENÇA: AVE, com internação hospitalar, tendo alta há 10 dias. HISTÓRIA DE DOENÇAS ANTERIORES: História de distúrbios epiléticos desde a infância, hipertensão leve, controlada por medicação e tabagista há 20 anos. HISTÓRIA SOCIAL: Mora com a família, esposa e dois filhos adolescentes. Era ativo antes do AVE. Hipertensão leve e tabagista.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709259042)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Qual o nome e o objetivo do teste onde com o martelo neurológico percutimos os processos espinhosos das vértebras
		
	
	teste de tinel ...síndrome do túnel cubital
	 
	Teste de percussão......fraturas
	
	Teste de bigorna..........fratura de fêmur
	 
	Teste de Adam-----escoliose
	
	Teste de tinel........neurites
	Respondido em 30/08/2019 19:05:57
	
Compare com a sua resposta: Pulsos: Carotídeo, braquial,radial, pedioso, femural, tibial posterior, poplíteo. Ritmo: ritmo regular ou irregular Frequência: 60 ¿ 100 batimentos/minuto <60 bradicardia >100 taquicardia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709258661)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere que um rapaz de 25 anos, referindo que durante um treino amador de futebol sofreu torção no joelho direito. Essa dor persiste há 15 dias e acompanha-se da de sensação de estalido, bem como de falseio durante a marcha. Há limitação de ADM de joelho para flexão e presença de edema residual no joelho. Com base nesse quadro clínico e considerando que esse paciente buscou atendimento fisioterápico, na avaliação seria correto:
		
	
	O edema não implica diretamente na restrição do movimento e como este é residual não tem relevância.
	 
	Uma das formas de examinar a dor seria aplicando a Escala Visual Analógica importante na aferição da intensidade da dor.
	
	Medir a amplitude de movimento neste momento não seria adequado uma vez que a dor é persistente há 15 dias.
	
	A sensação de falseio é um indicador de frouxidão ligamentar e deve ser avaliada movimentando-se passivamente o membro do paciente.
	
	O estalido pode ser confirmado realizando-se o teste de gaveta anterior.
	Respondido em 30/08/2019 19:07:26
	
Compare com a sua resposta: O ombro é formado por três articulações, de fundamental importância no exame físico: gleno-umeral, acrômio-clavicular e esternoclavicular e uma região de deslizamento entre a escápula e região torácica, que são essenciais para todos os tipos de movimentos realizados pelo ombro.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709259031)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo qual pergunta deveria ser utilizada para definir a queixa principal do paciente durante uma anamnese fisioterapêutica.
		
	
	Há quanto tempo você sente essa dor?
	
	Que movimentos ou atividades do seu dia-dia desencadeiam sua dor?
	
	Que outros sintomas, além da dor, prejudicam suas atividades de vida diária?
	 
	O que levou você a procurar tratamento fisioterapêutico?
	
	Que medicamentos você está tomando atualmente?
	Respondido em 30/08/2019 19:09:38
	
Compare com a sua resposta: Os movimentos do joelho no plano sagital são flexão e extensão. Então, para avaliar a força dos flexores e/ou extensores em grau 2, o paciente deverá ser colocado em decúbito lateral, evitando a resistência da força da gravidade. Para avaliar o quadríceps em grau 3 o paciente deverá ficar na posição sentada e realizar a extensão do joelho sem resistência externa. Para avaliar os isquiotibiais em grau 3, coloca-se o paciente em decúbito ventral e solicita-se flexão do joelho sem resistência externa.
	
	1a Questão (Ref.:201709259242)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João tem 15 anos e chega ao consultório de fisioterapia com queixa de dor em região lombar e cervical. Durante à inspeção nota-se que na visão anterior o joão apresenta ombro esquerdo elevado, EIAS esquerda elevada, diminuição do ângulo medial do joelho com rotação interna de MMII e pé plano. Em vista lateral apresenta aumento da curvatura cervical e lombar, joelho semifletido e anteversão pélvica. Em vista posterior apresenta prega da cintura à direita, elevação da escápula esquerda e diminuição do ângulo medial do tornozelo. Marque a alternativa correta:
		
	 
	João apresenta: escoliose à direita, lordose lombar e cervical, joelho valgo e tornozelo valgo e pronado.
	
	João apresenta: escoliose à direita,cifose torácica, joelho varo e tornozelo varo e pronado.
	
	João apresenta: escoliose destroconvexa, lordose e cervical, joelho varo e tornozelo valgo e pronado.
	
	João apresenta: escoliose à direita,lordose lombar e cervical, joelho valgo e tornozelo varo e pronado.
	
	João apresenta: escoliose à esquerda,cifose torácica, joelho varo e tornozelo varo e pronado.
	Respondido em 19/09/2019 21:22:03
	
Compare com a sua resposta: Sinais são alterações mensuráveis, quantificáveis. Sintomas são subjetivos, dependendo da forma como são descritos pelo paciente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709258896)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Escala de Força Muscular MRC, foi desenvolvida através da otimização da Escala de Força Kendal, após a Segunda Guerra Mundial, sendo assim, houve adaptação do escore 0 à 10, para 0 à 5. Aponte a opção abaixo que apresente a interpretação correta do escore citado.Grau 5: força muscular com amplitude completa de movimento contra a ação da gravidade e resistência moderada adicional.
	 
	Grau 3: força muscular com amplitude completa de movimento contra a ação da gravidade.
	
	Grau 4: força muscular com amplitude completa de movimento contra a ação da gravidade.
	
	Grau 2: traço de contração muscular visível ou palpável.
	
	Grau 0: traço de contração muscular visível ou palpável.
	Respondido em 19/09/2019 21:22:44
	
Compare com a sua resposta: descrever as características acima, comparando-as.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709259251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação postural da Sra. Taciana Pinheiro revelou uma protração dos ombros bilateralmente e um genum recurvatum. Assinale abaixo os músculos que possivelmente estão encurtados levando à esta alteração postural.
		
	
	Rombóides e quadríceps
	
	Redondo menor e rombóides
	
	Supraespinhoso e Isquiotibiais
	
	Peitoral maior e infraespinhoso
	 
	Peitoral menor e gastrocnêmios
	Respondido em 19/09/2019 21:26:35
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá discorrer sobre as alterações causadas pelo imobilismo no organismo do paciente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709258931)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação da força muscular é muito utilizada a Escala de Kendall. Em relação a esta escala, correlacione as colunas e assinale a alternativa que contém a correlação correta:
A. Força grau zero.
B. Força grau um.
C. Força grau dois.
D. Força grau três.
E. Força grau quatro.
F. Força grau cinco.
1. Movimento que vence a gravidade, mas não vence nenhuma contra-resistência.
2. Movimento muscular que não vence a gravidade.
3. Nenhum movimento.
4. Movimentos musculares quase imperceptíveis, faciculações.
5. Força muscular normal.
6. Movimento que vence resistência moderada.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	A3, B1, C2, D4, E6, F5.
	 
	A3, B4, C2, D1, E6, F5.
	
	A3, B4, C5, D1, E6, F2.
	
	A1, B2, C3, D4, E5, F6.
	
	 A4, B5, C6, D2, E1, F3.
	Respondido em 19/09/2019 21:27:52
	
Compare com a sua resposta: Teste de Adams ou 1 minuto; Investigar escoliose Solicita ao paciente que de pé, faça a flexão do tronco com perna em extensão e observa 1 minuto se aparece deformidade no dorso
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709259059)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	À avaliação de quadros de edema intra articular do joelho, o fisioterapeuta usa da avaliação clinica para ajudar no diagnóstico. Marque a opção correta para o exame clínico que detecta tal alteração:
		
	
	Artroscopia; Palpação
	
	Palpaçãp; HMP
	
	Teste Especial ;HMA
	 
	Inspeção; Palpação
	
	Exame de imagem ; Inspeção
	Respondido em 19/09/2019 21:28:34
	
Compare com a sua resposta: a)lombociatalgia b)lesão de cápsula c) síndrome do túnel do carpo d) lesão do ligamento umeral e) luxação do quadril em crianças
	
	
	1a Questão (Ref.:201709258911)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais as etapas básicas de uma Avaliação Cinético Funcional?
		
	 
	Anamnese, exame físico geral, exame físico específico;
	
	Anamnese, inspeção visual, coleta de sinais vitais e aplicação de testes especiais.
	
	Anamnese, inspeção visual e palpação;
	
	Anamnese, inspeção visual, palpação e aplicação de testes especiais;
	
	Anamnese, exame físico geral e goniometria;
	Respondido em 10/10/2019 22:10:55
	
Compare com a sua resposta: no texto
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709258801)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a goniometria e o teste de força muscular manual (TMM), assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O grau 2 do TMM para o músculo retofemural deve ser avaliado com o paciente em decúbito dorsal
	 
	Na goniometria para flexão do ombro, o goniômetro deve ser posicionado no plano sagital, com eixo próximo ao acrômio e braço móvel sobre a superfície lateral do úmero
	
	A goniometria é um instrumento de avaliação do movimento ativo e passivo, onde a amplitude de movimento ativa é sempre maior do que o passiva
	
	O grau 2 na Tabela de Oxford corresponde ao movimento por meio da amplitude completa contra a gravidade
	
	O grau 2 para abdução de quadril pode ser avaliado com o paciente em decúbito contra lateral
	Respondido em 10/10/2019 22:12:38
	
Compare com a sua resposta: metâmero: L4 direito Motor: testar força muscular de tibial anterior reflexo: patelar sensitivo: testar sensibilidade de maléolo interno nervo afetado: fibular profundo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709258906)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação é uma etapa importante do processo de assistência fisioterapêutica, direcionando a construção dos objetivos e a conduta. Durante a avaliação fisioterapêutica a anamnese e o exame físico fazem parte deste momento. Na realização do registro da história doença atual devem ser registrados os seguintes aspectos:
		
	
	a frequência respiratória e cardíaca; a data do início dos sintomas e os hábitos de vida.
	
	os fatores agravantes e de alívio, a forma de início dos sintomas e a cirtometria torácica.
	
	a temperatura corporal, os sinais vitais, a data do início dos sintomas e os tratamentos realizados.
	 
	a data do início ou agravo dos sintomas, os tratamentos realizados e os fatores agravantes e de alívio.
	
	a medida da pressão arterial, a data do início dos sintomas e as respostas aos tratamentos realizados.
	Respondido em 10/10/2019 22:15:08
	
Compare com a sua resposta: no texto
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709258936)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No preenchimento da ficha de avaliação encontramos o tópico exame físico formado pela inspeção e palpação. Na Inspeção podemos observar:
		
	
	Deformidade, Temperatura, Tônus e ADM ativa
	
	Trofismo, Tônus, ADM passiva e Temperatura
	
	Trofismo, edema, Deformidade e força muscular
	 
	Cicatriz, Deformidade, Marcha e Trofismo
	
	Creptação audível, ADM passiva e ativa e Marcha
	Respondido em 10/10/2019 22:16:52
	
Compare com a sua resposta: O diagnóstico médico basea-se em identificar a patologia de base já o diagnóstico fisioterapêutico basea-se em identificar os défictis funcionais que limitam ou possuem potencial para limitar o paciente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709258777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Ambas vão revelar alterações importantes no movimento articular e na força muscular de indivíduos que se submetem a tal avaliação. Quanto ao teste manual de força muscular:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Embora seje muito utilizado, é de duvidosa confiabilidade quando realizada por diferentes fisioterapeutas, que poderão utilizar diferentes técnicas.
	
	Destina-se a avaliar a capacidade de o músculo desenvolver tensão contra uma resistência.
	
	Alguns fatores anatômicos devem ser controlados durante a realização do teste, tais como o posicionamento do paciente, a estabilização, o ponte de aplicação da força.
	
	É o método mais amplamente utilizado no exame físico da avaliação clínica da força muscular.
	Respondido em 10/10/2019 22:16:40
	
Compare com a sua resposta: IDENTIFICAÇÃO: Nome: Carlos José Idade: 41 anos Etnia: branco Profissão: programador de computador Escolaridade: ensino superior Estado civil: casado Filhos: 2 QUEIXA PRINCIPAL: hemiparesia direita, cadeirante. HISTÓRIA DA DOENÇA: AVE, com internação hospitalar, tendo alta há 10 dias. HISTÓRIA DE DOENÇAS ANTERIORES: História de distúrbios epiléticos desde a infância, hipertensão leve, controlada por medicação e tabagista há 20 anos. HISTÓRIA SOCIAL: Mora com a família, esposa e dois filhos adolescentes. Era ativo antes doAVE. Hipertensão leve e tabagista.
	
	1a Questão (Ref.:201709259141)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente de 17 anos após lesão em ombro devido a queda apresenta dificuldades em realizar flexão ,abdução e extensão de ombro direito. marque a opção que identifique o músculo e nervo afetados respectivamente:
		
	
	deltoide nervo musculo cutâneo
	
	tríceps nervo radial
	
	tríceps nervo mediano
	
	bíceps nervo músculo cutâneo
	 
	deltoide nervo axilar
	Respondido em 04/11/2019 15:09:55
	
Compare com a sua resposta: apresenta hipotonia e movimento reduzido nos 4 seguimentos corporais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709258807)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a Anamnese, um paciente relata: tabagismo, pais hipertensos e cirurgia bariátrica realizada há 2 anos. Estas informações fazem parte, respectivamente, de quais itens da entrevista:
		
	
	História fisiológica, História social e História patológica pregressa
	
	História social, História familiar e História fisiológica
	 
	História Social, História familiar e História patológica pregressa
	
	História fisiológica, História patológica pregressa e História social
	
	História patológica pregressa, História Social e História familiar
	Respondido em 31/10/2019 22:27:08
	
Compare com a sua resposta: a) avalia o coma b) avalia a sedação c) avalia a dor d)avalia a coordenação e) avalia o equilíbrio estatico
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709258954)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente JKL, 35 anos, sexo masculino, operário, chegou ao consultório fisioterapêutico se queixando de dor na região do quadril, que o impossibilitava de subir as escadas da sua residência. No exame físico, foi observado limitação da ADM para flexão de quadril e fraqueza do músculo Iliopsoas (grau2). Baseado na realização do exame físico, marque a alternativa que demonstra como o terapeuta avaliou este grau de força.
		
	
	Paciente em DV com os MMII em extensão, mão resistiva na região do tornozelo do paciente, foi solicitado uma hiperextensão do quadril.
	
	Paciente em DD com os MMII em flexão, mão resistiva na região do joelho do paciente, foi solicitado uma flexão do quadril.
	
	Paciente em DL com os MMII em flexão, mão resistiva na região do joelho, foi solicitado uma hiperextensão do quadril.
	 
	Paciente em DL com os MMII em extensão, foi solicitado que o paciente realizasse a flexão do quadril com o joelho semiflexionado
	
	Paciente em pé, foi solicitado apenas que realizasse a flexão do quadril com o joelho semiflexionado.
	Respondido em 04/11/2019 14:57:30
	
Compare com a sua resposta: Descrição do exame de comprimento de membros inferiores.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709258924)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões cervicais são comuns na prática esportiva e têm como manifestações alterações sensoriais, dependendo no nível da lesão, na cabeça e nos membros superiores. De acordo com os dermátomos referentes às raízes da coluna cervical é correto afirmar que:
		
	
	O dermátomo de C4 corresponde à região axilar;
	
	O dermátomo de C5 corresponde à região lateral de braço e antebraço;
	
	O dermátomo de C7 corresponde à região hipotênar.
	
	O dermátomo de C3 corresponde à região anterior de face;
	 
	O dermátomo de C6 corresponde à região anterior de braço;
	Respondido em 04/11/2019 15:00:14
	
Compare com a sua resposta: A ausculta pulmonar deve ser realizada com o paciente sentado, de preferência com o tórax nu para evitar o atrito do tecido com o instrumento. O instrumento realizado para tal é o estetoscópio. A ausculta deve ser realizada em todo o tórax na região anterior, posterior e lateral e deve ser simétrica e bilateral; de modo que um hemitórax deve ser comparado ao outro a procura de anormalidades. Os ruídos de um tórax normal são: o som traqueal, o murmúvio vesicular (ou som claro pulmonar) e ruído broncovesicular.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709258850)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o exame físico são seguidas etapas simples e essenciais para uma boa investigação. A respeito do exame físico clássico, assinale a(s) opção correta(s):
		
	
	Na percussão alguns sons podem ser ouvidos diretamente com o ouvido, e outros por utilização de um estetoscópio.
	
	É indicado durante a técnica de ausculta que se pressione contra a parede muito fortemente para se obter um som mais audível.
	
	Durante a inspeção deve-se observar textura, formato, mobilidade, contorno e simetria do corpo.
	 
	A palpação é utilizada para discriminar texturas, dimensões, consistências e temperatura.
	
	A ausculta é uma técnica utilizada para determinar o tamanho, formato e densidade do tecido por meio dos sons criados por vibração.
	Respondido em 04/11/2019 15:03:04
	
Compare com a sua resposta: a) Paciente sentado, terapeuta atrás do paciente. Com uma mão o terapeuta deve apoiar o mento do paciente e posicionar a outra mão espalmada no topo da cabeça do paciente. Na sequência o terapeuta deve pedir ao paciente que inspire profundamente e em seguida expire. Durante a expiração o terapeuta deve realizar força compressiva para baixo contra a cabeça e a coluna cervical do paciente. b) Este teste investiga a presença de síndrome compressiva nervosa em coluna cervical, e é considerado positivo quando o paciente refere dor e/ou parestesia à compressão.

Continue navegando