Buscar

Sociologia Jurídica e Teoria Tridimensional do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: SOCIOLOGIA JURÍDICA   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,4 de 0,5
	12/09/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201711463228)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo a teoria do conflito social,
		
	
	o funcionamento da sociedade pressupõe que os indivíduos aceitem as regras sociais vigentes e se comportem de forma adequada às mesmas.
	 
	na sociedade agem grupos com interesses opostos, que se encontram em desigualdade e em luta perpétua pelo poder.
	
	toda mudança social radical é uma falha do sistema, que não consegue mais integrar as pessoas em suas finalidades e valores.
	
	a sociedade é uma grande máquina que distribui papéis e recursos aos seus membros, identificados como ¿as peças da máquina¿.
	
	sendo a sociedade um sistema harmônico, todo conflito é interpretado como disfuncionalidade ou manifestação de patologia social.
	Respondido em 12/09/2019 21:44:56
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710930491)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmações com relação à Teoria Tridimensional do Direito. I - A ciência do Direito tem por objeto o estudo do direito sob a ótica dos efeitos que a norma produz, isto é, se preocupa com a eficácia da norma. II - A sociologia jurídica analisa o direito enquanto norma, tendo como interesse de estudo, entre outros, a preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. III - A Filosofia do Direito, apesar de se preocupar com o direito enquanto fato, tem preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. IV - A Sociologia Jurídica preocupa-se com a eficácia das normas e seus efeitos na sociedade. Somente é correto o que se afirma na(s) alternativa(s):
		
	
	I
	
	II e III
	
	I e II
	
	II
	 
	IV
	Respondido em 12/09/2019 21:45:25
	
Compare com a sua resposta: - Ritualismo ¿ o indivíduo demonstra um desinteresse em atingir as metas, porém continua respeitando as regras sociais, apegando-se às mesmas como em uma espécie de ritual. O receio do insucesso, do fracasso produz desencanto e desestímulo. O indivíduo limita-se ao cumprimento das normas e regulamentos, sem sequer indagar acerca da conveniência e da finalidade das mesmas. Ex. É o caso de certas pessoas que se acomodam ou se contentam com o pouco conquistado, e se apegam à ritualidade diária e o pleno respeito da legalidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710930733)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A autonomia da Sociologia Jurídica é hoje reconhecida, pois é uma ciência com objeto próprio (o direito como fato social), métodos e leis. Antigamente essa autonomia era questionada porque alguns autores a enquadravam como uma parte especial da Sociologia, enquanto outros a confundiam como a própria Ciência do Direito. Sendo assim, para cada sujeito a Sociologia Jurídica e Judiciária tem sua importância. Leia atentamente as alternativas e marque somente aquela em evidencia a importância da Sociologia Jurídica e Judiciária para o CIDADÃO.
		
	 
	Possibilita saber-quais os limites para a atuação do direito estatal e extra-estatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania.
	
	Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo.
	
	Fornece os elementos sociais existentes e as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis.
	
	Possibilita a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo através da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social;
	
	Permite entender que , a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas.
	Respondido em 28/10/2019 19:28:45
	
Compare com a sua resposta:
O texto refere-se ao fenômeno do Pluralismo jurídico segundo o qual num mesmo espaço social é possível a coexistência de dois ou mais sistemas jurídicos  em seus respectivos formatos. Para os defensores do Pluralismo Jurídico, o Estado não tem o monopólio da normativa jurídica como o Monismo Jurídico e a Teoria Pura do direito faz pensar.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710930735)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	1. Sociologia Jurídica é a ciência que estuda o ___________________ como fenômeno social. A _________________ analisa os atos praticados por magistrados, advogados, promotores, serventuários etc., nesse sentido podemos definir o ________________ como um conjunto de normas de conduta universais, abstratas, obrigatórias e mutáveis, impostas pelo grupo social, para a disciplinar as relações externas do indivíduo, prevenir e compor conflitos Em sequência as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
		
	 
	Direito, Sociologia Jurídica e Direito.
	
	Fato social, Sociologia Jurídica e Sociologia Judiciária.
	
	Fato social, Teoria da Norma e Fato social
	 
	Direito, Sociologia Judiciária e Direito
	
	Direito, Teoria da Norma e Fato social
	Respondido em 28/10/2019 19:34:35
	
Compare com a sua resposta: O aluno poderá escolher entre as quatro funções. 1) A função preventiva caracteriza-se pela atuação do direito para evitar ou prevenir o conflito valendo-se do disciplinamento social e estabelecendo regras de conduta social, direitos e deveres. Ela surge no caso em tela quando o empresário percebe a ilicitude que acontecia em seu estabelecimento, e decide cessá-la para evitar um conflito com a empresa concessionária e com o Estado que estabeleceu normas criminais. 2) A função compositiva caracteriza-se pela composição do conflito que pode perturbar o equilíbrio e a ordem social. Ela surge no caso em tela quando o responsável pela ilicitude responde pelos seus atos perante a Justiça. Isto significa composições para o conflito entre o infrator e o Estado e a empresa de água. 3) A função de controle social caracteriza-se quando o direito faz-se socializador e atua quando a conduta humana já se distanciou da tradição cultural aprendida pela educação, pela moral e religião, e alcançou o nível do ilícito, ou do crime. Neste caso, isso ocorre quando o direito atua para reparar e corrigir a conduta do infrator que comete o crime de furtar água. 4) A função de regulação social caracteriza-se pelo aspecto organizacional, na medida em que sua finalidade é organizar a vida em sociedade. Nesta função, o caráter organizador do direito conduz o comportamento jurídico, influenciando na formação dos hábitos dos sujeitos sociais, seu agir e suas perspectivas. Neste caso isso ocorre quando regula tanto o hábito do indivíduo que denuncia e evita o ilícito, como o hábito do indivíduo que comete o crime e que se sujeita às sanções legais. (ver HOGEMANN, Edna Raquel, Sociologia Jurídica e Judiciária, Rio de Janeiro: SESES, 2015, p. 12-13).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711469392)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Demonstra o caráter próprio do novo pluralismo jurídico nos resultados de sua pesquisa sobre a relação entre o que chama de "lei da favela" e "lei do asfalto".  Nesse estudo, o autor procura explicar a normatização que ocorre dentro de uma favela localizada no Rio de Janeiro (do Jacarezinho) em relação aos mais variados assuntos do dia a dia de seus habitantes. Assinala, além disso, o papel fundamental do líder comunitário que funciona como intermediador entre esses dois mundos que convivem na mesma cidade; um dominado pelo "poder paralelo" e outro pelo Estado. Existiria, em ambos os casos, um conjunto de "leis próprias"conhecidas e obedecidas pelo grupo. Na favela (agora chamada de comunidade), foram encontradas normas próprias formuladas dentro de uma realidade à parte do contexto do asfalto, este vinculado ao direito positivo do Estado.
O texto faz refência ao autor e obra, respectivamente:
 
		
	 
	Boaventura de Sousa Santos / Direito dos Oprimidos.
	
	Paulo Lins / Cidade de Deus.
	
	Boaventura de Sousa Santos / Cidade de Deus.
	
	Antonio Carlos Wolkmer / Direito Alternativo.
	
	Paulo Lins / Direito dos Oprimidos.

Continue navegando

Outros materiais