Buscar

A Desobediência Civil original

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Desobediência Civil.
Thoreau inicia seu texto com o seguinte lema “o melhor governo é o que menos governa, ou melhor, o melhor governo é o que não governa absolutamente nada”. Segundo o autor, incontáveis foram às vezes em que o governo dos EUA foi um obstáculo ao livre desenvolvimento do povo norte-americano.
Contudo como cidadão, Thoreau não se reconhece como um antigovernista. O que ele realmente deseja é um governo melhor e não o fim do governo. Para ele, quando cada homem expressar o tipo de governo capaz de conquistar o seu respeito, estaremos mais próximos de conseguir constituir este tão sonhado governo melhor.
Entretanto, um governo baseado no interesse da maioria não é necessariamente um governo mais justo.
E caso este governo da maioria não seja justo, Thoreau apoia o direito a desobediência civil, pois, primeiramente é necessário ser homem e só posteriormente ser súdito. O respeito aos direitos deve vir antes do respeito às leis. Sendo a única obrigação dos homens, fazerem aquilo que acreditam ser correto. As leis jamais tornaram os homens sequer um pouco mais justos. O respeito as leis tem levado até mesmo os bem-intencionados a agir cotidianamente como mensageiros da injustiça.
Um exemplo citado por Thoreau é o exército que na maioria das vezes não há qualquer livre exercício de escolha ou avaliação moral. Não merecem mais respeito do que espantalhos e valem o mesmo que cães ou cavalos. Entretanto, é comum velos sendo apreciados como bons cidadãos.
Existem ainda os que servem o Estado com sua consciência: são os heróis, patriotas, mártires, reformadores e homens que acabam por isso mais resistindo do que servindo. Geralmente o Estado os trata como inimigos.
Pois aqueles que se dedicam por completo a seus semelhantes são por eles considerados inúteis e egoístas. Todavia aqueles que se dedicam em parte são considerados benfeitores e filantropos.
Em certa altura do texto, o autor trata das injustiças cometidas pelos EUA, como a guerra contra o México e a escravidão. Criticando a imobilidade dos homens, que no máximo assinam petições ou depositam votos em urnas para não se comprometerem diretamente. Não sabendo que seus impostos pagos continuam a financiar tais barbáries, mesmo que eles sejam contra.
O único tipo de transgressão tolerado pelo governo é a sua prática deliberante de autoridade. Um cidadão que deve ao Estado pode ser preso indefinidamente, já alguém que rouba de dentro do Estado raramente é preso.
Caso a injustiça seja uma peça dotada de uma mola exclusiva, ai então talvez o remédio não seja pior que o mal. Ainda mais se ela for de uma natureza que exija que você seja o agente de uma injustiça para outras pessoas, direi então, que a lei deve ser transgredida. Transforme sua vida num contra atrito que pare as maquinas. È necessário cuidar para que não participemos das misérias que condenamos.
Por fim Thoreau afirma que “diante um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é a prisão”.
Concluindo Para Henry David Thoreau se um governo que se denomina democrático toma decisões às quais a maioria da população é contrária, por que financiá-lo com o pagamento de impostos? Segundo ele, "o melhor governo é o que não governa de modo algum”. É como hoje em dia você paga os imposto para Receber mais qualidade de vida como escolas, hospitais, benefícios, etc., e era pra ser assim depois de vários protestos, mas não é o governo pega essa dinheiro pra eles e não da nada em troca e em vez disso, eles roubam dinheiro dos hospitais a verbas das escolas, por esses motivos que a desobediência civil é necessária para o desenvolvimento do governo como o caso do passe de ônibus onde o governo queria aumentar o valor do passe de R$ 3,00 em R$ 3,20 porem o povo acordou e protestou contra isso fazendo com que o governo desistisse do aumento, porem a policia fazia de tudo pra falar que os protestos não eram pacifico e por isso começava a dar pauladas e tiros nos protestantes fazendo com que as pessoas pensem que isso é ruim para o governo e para o pais, é como o exemplo de Thoreau o exército. Segundo o autor, esta massa de homens serve ao governo não na sua qualidade de homens, mas sim como máquinas, entregando seus corpos. Na maioria das vezes não há qualquer livre exercício de escolha ou avaliação moral. Não merecem mais respeito do que espantalhos e valem o mesmo que cães ou cavalos. Entretanto, são comuns velos sendo apreciados como bons cidadãos.
Por isso A desobediência civil pacífica e constante é necessária e vital para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. A democracia não é o último passo rumo a um governo melhor, mas sim o reconhecimento dos direitos intrínsecos do homem. E perceber que o poder do Estado emana do povo e não o contrário.

Continue navegando