Buscar

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRASAULA 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 8
Introdução
Os Quocientes de Rotação ou de Atividades evidenciam, por meio do confronto dos elementos da Demonstração do Resultado do Exercício com elementos do Balanço Patrimonial, o tempo necessário para que os elementos do Ativo se renovem. Estes indicadores de Prazos Médios apuram o ciclo operacional da entidade, isto é, indicam a capacidade de gerenciar seus estoques e de negociar com fornecedores e clientes.
Tais indicadores auxiliam a compreender a gestão do Capital de Giro da Entidade que, neste estudo, será considerado como o valor líquido investido pela entidade em sua atividade operacional de curto prazo.
Nesse sentido, o Capital de Giro é igual à diferença entre os itens do Ativo Circulante aplicados na atividade genuinamente operacional e os itens do Passivo Circulante que financiam a atividade genuinamente operacional.
Ciclo Operacional
Corresponde ao tempo decorrido entre a compra de mercadorias e o recebimento do dinheiro da venda. Já para uma entidade fabril, o Ciclo Operacional é medido desde a data da compra da matéria-prima, portanto, inclui-se o tempo despendido na produção.
O Ciclo Operacional indica o tempo decorrido entre a compra e o recebimento da venda da mercadoria, ou seja, a soma do Prazo Médio de Rotação do Estoques (PMRE) e do Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV).
Prazo Médio de Estocagem e Prazo Médio de Fabricação
O Prazo Médio de Estocagem indica, em média, quanto tempo o Estoque permanece na prateleira, isto é, o tempo decorrido entre a compra e a venda da mercadoria.
Já em uma empresa industrial, o Prazo Médio de Fabricação indica, em média, quanto tempo decorre entre a aquisição da matéria-prima até a venda do produto acabado ao cliente, ou seja, inclui-se o tempo despendido na produção.
Pela análise do Prazo Médio de Estocagem da Raia Drogasil S/A, seguem os cálculos dos índices: 
Sabe-se que o Estoque médio corresponde à média aritmética do Estoque da entidade, calculado em duas datas consecutivas: no início e no final do período contábil ao qual se refere o Custo das Mercadorias Vendidas utilizado como denominador.
Estoque inicial de 2015 = 1.340.199 (Estoque Final em 2014)
O estoque da data mais remota deve ser corrigido monetariamente até a data do Estoque da data mais recente.
Prazo Médio de Recebimento de Vendas ou de Clientes
Tal prazo revela, em média, quanto tempo a empresa financia seus clientes, pelas vendas a prazo. Também refere-se a uma média ponderada, sendo o PMRC a média ponderada do tempo que cada $1,00 das vendas demora a ser recebida.
Normalmente, os prazos concedidos aos clientes são uma questão de mercado e não uma decisão unilateral da empresa.
Pela análise do Prazo Médio de Recebimento de Vendas da Raia Drogasil S/A, seguem os cálculos dos índices:
Sabe-se que Clientes médio corresponde à média aritmética de clientes da entidade, medida em duas datas consecutivas: no início e no final do período contábil ao qual se refere a Receitas Líquidas utilizadas como denominador.
Clientes inicial de 2015 = 465.990 (saldo final em 2014)
O saldo de clientes da data mais remota deve ser corrigido monetariamente até a data de Clientes da data mais recente.
A partir do Prazo Médio de Estocagem e do Prazo Médio de Recebimento de Clientes pode-se apurar o Ciclo Operacional, ou seja, a soma PME + PMRV: 
Nesse sentido, a empresa leva, em 2016, 110 dias entre a compra de mercadorias, vendas e recebimento dos clientes. 
Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores
Indica, em média, quanto tempo a empresa é financiada por seus Fornecedores, por intermédio das compras a prazo. Geralmente, trata-se das maneiras de financiamento menos onerosa da entidade obter, pois, normalmente, não se cobra juros nessa transação, ou a taxa de juros é mais baixa que a praticada no mercado financeiro.
Refere-se, também, de uma média ponderada, sendo o PMPF a média ponderada do tempo que cada $1,00 das compras demora a ser pago ao fornecedor. Nesse cálculo, as compras a vista, por serem pagas imediatamente, têm PMPF igual a zero.
Como nos prazos de recebimentos, os prazos de pagamento de compras não dependem exclusivamente da empresa, utiliza-se a prática do mercado.
Pela análise do Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores, da Raia Drogasil S/A, seguem os cálculos dos índices:
Sabe-se que o Fornecedores médio corresponde à média aritmética de Fornecedores da entidade, medido em duas datas consecutivas: no início e no final do período contábil ao qual se refere a Compras como denominador.
Fornecedores inicial de 2015 = 871.477 (saldo final em 2014)
O saldo de Fornecedores da data mais remota deve ser corrigido monetariamente até a data de Fornecedores da data mais recente.
Ciclo Financeiro
O tempo decorrido entre o momento em que a empresa coloca o dinheiro (pagamento ao fornecedor) e o momento em que recebe as vendas (recebimento de clientes) é o período em que a empresa precisa arrumar financiamento. É o Ciclo de Caixa, também chamado de Ciclo Financeiro.
Os gráficos a seguir ilustram duas situações possíveis:
No caso em que os Fornecedores financiam apenas parte do Estoque, a empresa deve obter financiamentos para suas vendas e ainda para uma parte do tempo em que a mercadoria permanece em estoque.
Quanto maior for o ciclo financeiro, pior para a empresa, pois representa maior tempo de utilização de financiamento e, portanto, maior custo.
A partir do Prazo Médio de Pagamento ao Fornecedor e do Ciclo Operacional pode-se obter o Ciclo Financeiro, ou seja, o Ciclo Financeiro corresponde à diferença entre o Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores e o Ciclo Operacional:
Nesse caso, a entidade tem uma necessidade de Capital de Giro, ou seja, precisa obter recursos em fontes diferentes dos Fornecedores para financiar seu Ciclo Operacional, isto é, para financiar os Estoques e as Duplicatas a Receber de Clientes.
O problema é que, normalmente, essas outras fontes de recursos são onerosas, quer dizer, mais caras que as compras a prazo.
Atividades
Questão 1 - Quanto aos índices de Prazos Médios de Rotação de Estocagem ou de Fabricação marque a resposta correta:
- Consiste em apurar o tempo médio que as mercadorias permanecem nas prateleiras das lojas ou o tempo médio da aquisição da matéria-prima até a venda do produto acabado ao cliente.
Questão 2 - Na Análise do Ciclo Financeiro, percebe-se o quê? 
- Que quanto MAIOR for o ciclo financeiro, PIOR para a empresa, pois representa maior tempo de utilização de financiamento e, portanto, maior custo.
Questão 3 - O quociente que indica o tempo decorrido entre o momento em que a empresa coloca o dinheiro (pagamento ao fornecedor) e o momento em que recebe as vendas (recebimento de clientes) é o: 
- Ciclo Financeiro ou Ciclo de Caixa.
Questão 5 - Sobre a Análise dos Quocientes de Rotação, marque a opção correta: 
- Em média, o tempo em que a entidade financia seus clientes é de 36 dias.
EXERCÍCIOS
NO QUE CONSISTE A ALAVANCAGEM FINANCEIRA ? 
- E AUMENTAR O LUCRO LÍQUIDO ATRAVÉS DA ESTRUTURA DE FINANCIAMENTO.
Considerando que a empresa Companhia Barcelona SA apresentou variação de 150% no Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda e 50% de variação nas Vendas, qual é o seu Grau de Alavancagem Operacional? 
- GAO = 3,0;
Como é denominado o tempo decorrido entre o momento em que a empresa coloca o dinheiro (pagamento ao fornecedor) e o momento em que recebe as vendas (recebimento de clientes), onde a empresa precisa arrumar financiamento? 
- Ciclo financeiro.
O que os quocientes de rotação ou de atividades auxiliam o analista a compreender? 
- A gestão do capital de giro da entidade.
A partir do Prazo Médio de Pagamento ao Fornecedor e do Ciclo Operacional pode-se obter: 
- O ciclo financeiro.
O que  os Quocientes de Rotação ou de Atividades evidenciam, por meio do confronto dos elementos da Demonstração do Resultado do Exercício com elementos do Balanço Patrimonial? Assinale a alternativa
correta. 
- O tempo necessário para que os elementos do Ativo se renovem
Considerando que uma empresa apresentou Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda no valor de $ 30.000,00, Despesas Financeiras de $ 10.000,00 e o Lucro Antes do Imposto de Renda de $ 20.000,00. Qual o Grau de Alavancagem Financeira? 
- GAF de 1,5;
Como são denominados os indicadores que proporcionam a capacidade da empresa de gerenciar seus estoques e de negociar com fornecedores e clientes. 
- Quocientes de rotação ou de Atividades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando