Buscar

AVALIANDO 1 ÉTICA EXERCÍCIOS

Prévia do material em texto

AVALIANDO 1 ÉTICA
	A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à:
		
	
	Punir
	
	Vigiar
	
	humildade
	 
	felicidade
	
	verdade
	
Explicação:
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O estudo da ética é uma preocupação filosófica desde a Antiguidade Clássica, passando por mudanças significativas em sua construção de conhecimento e durante a história. Assinale um dos principais representantes da chamada Ética Cristã:
		
	
	Hegel.
	
	Sócrates.
	
	Aristóteles.
	 
	São Tomás de Aquino.
	
	Kant.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com freqüência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Para Aristóteles o campo ético deveria investigar as características:
		
	 
	do bem
	
	do belo
	
	do estético
	
	do mau
	
	do mal
	
Explicação:
Para Aristóteles, existe uma correlação entre ser e bem. O bem se relaciona com a essência de cada coisa.  O objeto da ética consiste em investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana. Segundo Aristóteles, o homem deve contentar-se com o ser e o bem que possui, pois está limitado, essencial e temporalmente, pela sua substância mortal e corruptível. O conceito de realidade, assim, condiciona a formulação da ética aristotélica, dominada por um relativismo radical. Ele considera que toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É considerado fundamento para decisões éticas na atividade profissional:
		
	
	Dimensão psicológica
	
	Dimensão espiritual
	 
	Dimensão global
	
	Dimensão biológica
	
	Dimensão social
	
Explicação: A pessoa em sua totalidade é formada por várias dimensões. São elas: biológica, psicológica, social e espiritual.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	 Platão é considerado o primeiro e grande filósofo grego, que levanta as principais questões éticas até os dias atuais. Em se tratando do pensamento de Plantão a sua concepção ficou conhecida como:
		
	
	questão do autoconhecimento
	
	fé e caridade
	 
	metafísica do bem
	
	um bom em si
	
	parte racional e irracional
	
Explicação:
Alternativa correta: B
Assim Platão diz que o sábio é aquele que, tendo atingido a visão ou o conhecimento do Bem pela via dialética, ou seja, da ascensão de sua alma até o plano mais abstrato do real, atinge assim a forma justa. Pois conhecendo o Bem, conhecerá também a Verdade, a Justiça e a Beleza. Por este motivo a concepção de Platão ficou conhecida como a ¿metafísica do Bem¿. Portanto, a forma do Bem é o fundamento da ética. (MARCONDES, 2007). Alternativa A é o pensamento de Aristóteles, a C e D de Sócrates. Alternativa E São Tomás de Aquino.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A quem pode ser atribuído o trecho: ¿ afirma que o fim supremo do conhecimento é Deus¿:
		
	
	Aristóteles
	 
	São Thomas de Aquino
	
	Santo Agostinho
	
	Frei Caneca
	
	Platão
	
Explicação:
Pois é entendido como o maior bem objetivo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A perspectiva da Ecologia Social, genericamente:
		
	
	privilegia os bens materiais alavancados pelo sistema capitalista de produção.
	 
	integra os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura.
	
	busca na correspondência alma-corpo os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade.
 
	
	não entende que as relações saudáveis do homem dependam das relações com o ambiente.
	
	sublinha a importância do pensamento religioso nas relações humanas.
	
Explicação:
Diversos autores, nos mais variados campos do conhecimento, têm ressaltado a importância de estabelecer-se uma relação ética com os recursos sociais, humanos e naturais que reponha uma hierarquia de valores morais e filosóficos como parâmetros do desenvolvimento. Não há desenvolvimento social sem antes a formação de uma ética que baseie os pressupostos fundamentais de uma sociedade. A Ecologia Social integra os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura entendendo que as relações do homem com as sociedade passam também pelo modo como ele estabelece relação consigo próprio e com seu ambiente.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Mario Sérgio Cortela define uma conduta ética como:
		
	
	uma conduta similar a de um senhor com Azheimer;
	
	uma conduta individual, desconsiderando as normas do grupo.
	
	uma conduta que não respeite às normas sociais vigentes;
	
	uma conduta similar a de um bebê de 1 ano;
	 
	uma conduta que respeite as normas sociais vigentes;
	
Explicação:
Só podemos considerar uma conduta como ética quando ela respeita o grupo e, por isso, segue as normas vigentes do meio social.
					A globalização gerou a disseminação rápida das informações via email, internet, chats, celulares, TV a cabo e digital. A Globalização tem tido diversos efeitos sobre os sistemas de organização das sociedades, seja ao nível econômico, seja ao nível ideológico e cultural. Dentre estes efeitos, destaca-se o aprofundamento de uma ética industrial na qual o desenvolvimento econômico se sobrepõe ao desenvolvimento:
	
	
	
	fisiológico
	
	
	social
	
	
	político
	
	
	econômico
	
	
	escolar
	
Explicação:
O desenvolvimento social vem sido contido pela Internet, haja vista a condição de estreitamento das relações que as telas proporcionam.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O objetivo primordial da Bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista. Isso implica em:
	
	
	
	Colocar em primeiro lugar a ciência e as inovações tecnológicas sem importar as consequências para a vida humana.
	
	
	Priorização das inovações tecnológicas em detrimento da vida humana.
	
	
	Valorização da vida humana diante dos avanços da ciência.
	
	
	Empreender para que o avanço da medicina possa se dar mediante a desvalorização da vida humana.
	
	
	Determinação de regras para que pesquisas com seres humanos possam ser cruéis e degradantes.
	
Explicação:
O objetivo primordial da Bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista e assim, evitar que estes debates se restrinjam a aspectos puramente tecnicistas, esquecendo-se de que tratamos de aspectos delicados e extremamente complexos. A valorização da vida humana, diante dos avanços da ciência é, assim, preconizada como fundamentomaior da Bioética.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada:
	
	
	
	Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
	
	
	Princípio do duplo efeito
	
	
	Princípio da totalidade
	
	
	Princípio da santidade da vida humana
	
	
	Princípio da justiça
	
Explicação:
Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que ¿o todo é mais do que a soma de suas partes¿. Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física. Em outras palavras, isso significa dizer que não podemos dispor das partes de nosso corpo sem analisarmos o que isso irá promover em termos da preservação de nossa saúde geral. A amputação de um órgão ou parte do corpo, por exemplo, precisa ser justificada em função de um dano permanente que não possa ser alterado e que implique em prejuízos para a saúde geral do corpo. Ou, em situações de doação a terceiros, o quanto esta remoção irá ou não afetar as condições de saúde geral do doador (em termos de proporcionalidade ao bem produzido ao outro).
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
	
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
Explicação:
O princípio da totalidade em bioética se refere exatamente a isso. Uma parte do corpo ou um órgão pode ser retirado se ele significa desequilíbrio ou morte para o corpo. Nesse caso, retira-se o mesmo para a manutenção da vida do paciente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos, denomina-se:
	
	
	
	Bioética
	
	
	Imoral
	
	
	Moral
	
	
	Antiética
	
	
	Amoral
	
Explicação:
Em sua origem, o termo Bioética é a conjugação das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) e sua concepção compreende o campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(SRH/Prefeitura de Curitiba/ Concurso: 2003/Cargo: Médico Clínico Geral) Os princípios básicos da Bioética NÃO incluem:
	
	
	
	Autonomia.
	
	
	Não maleficência.
	
	
	Religião.
	
	
	Beneficência.
	
	
	Justiça.
	
Explicação:
Os Quatro princípios básicos, ou pilares, da Bioética, são: BENEFICÊNCIA: fazer o bem, com foco no benefício do paciente; NÃO-MALEFICÊNCIA: evitar o mal, propondo a obrigação de não infligir dano intencional; AUTONOMIA: as pessoas têm liberdade de decisão sobre a sua vida, ou seja, a Autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa; JUSTIÇA: cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou por ação de seus atos, determinando que casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes de modo diferenciado.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de:
	
	
	
	Teoria do prazer
	
	
	Teoria utilitarista
	
	
	Teoria computacional
	
	
	Teoria maquinal
	
	
	Teoria funcional
	
Explicação:
A ética industrial, decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de teoria utilitarista, através da qual a vida humana passa a ser concebida como objetivando a maximização da qualidade. Com isso, o debate ético sobre a sacralidade da vida humana começa a perder sentido em detrimento do quanto pode ser feito para que as pessoas, em gera, vivam mais e melhor. Para a Teoria Utilitarista, o objetivo da vida é a felicidade, mas cada ação tem uma utilidade, uma consequência para o bem maior: a coletividade que não pode ser desprezada.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é:
	
	
	
	Especificar as normas de conduta ética para os profissionais que atuam na área de saúde.
	
	
	Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.
	
	
	Debater as questões relativas à vida e à saúde de modo a promover o máximo de aprofundamento técnico e científico destes saberes.
	
	
	Aprofundar os aspectos tecnológicos e científicos dos debates na área de saúde que devem ser considerados para a segurança de pesquisadores e pesquisados.
	
	
	Apresentar à sociedade os problemas e condutas que possam representar perigo ou risco para as comunidades.
	
Explicação:
Todas estas relações são moldadas por idéias, princípios, valores e conceitos que existem dentro de nós e que definem a maneira como agimos, ou seja, que ¿aprovam¿ ou ¿desaprovam¿ nossas ações e condutas.
	
	Gabarito
Coment.
	
		A _______________________________é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
	
	
	
	Determinação de Caracas
	
	
	Avaliação de Nuremberg
	
	
	Declaração de Helsinque
	
	
	Assembléia de Saúde
	
	
	Conferência de Burner
	
Explicação:
A dclaração de Helsinque é um conjunto de princípios éticos redigida pela Associação Médica Mundial em 1964, regendo princípios nas pesquisas com seres humanos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
	
	
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
Explicação:
RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos; considerando o desenvolvimento e o engajamento ético, que é inerente ao desenvolvimento científico e tecnológico;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Lucio está desenvolvendo uma pesquisa com um tipo de material que ainda tem propriedades desconhecidas e os pesquisadores precisam usar equipamentos especiais para lidarem com o material. Lucio está oferecendo todo o suporte aos pesquisadores, que estão utilizando os equipamentos especiais. Se correlacionarmos a caso de Lucio com o Princípio da Precaução, podemos afirmar que:
	
	
	
	Lucio está agindo equivocadamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	Lucio está agindo equivocadamente, uma vez que deve-se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	Não há correlação entre o caso de Lucio e o Princípio da Precaução.
	
	
	Lucio está agindo corretamente, pois não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	Lucio está agindo corretamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
Explicação:
Se uma pesquisa é feita para testes é porque existem riscos na utilização de medicações e/ou ferramentas as quais se desejam utilizar. Se os riscos fossem extintos ou já estivessem controlados não precisava haver pesquisa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A resolução 196/96 do CNS integra ao ordenamento jurídico brasileiro os princípios bioéticos internacionalmente consagrados: as pesquisas envolvendo seres humanos devem atender às exigências éticas e científicas fundamentais. Os princípios bioéticos são:
	
	
	
	Justiça, direitos sociais, igualdade e não maleficência
	
	
	Não maleficência, direitos sociais, igualdade e justiça
	
	
	Autonomia, Justiça, não maleficência e não beneficência.
	
	
	Justiça, autonomia, não maleficência e direitos sociais.
	
	
	Beneficência, autonomia, não maleficência e justiça
	
Explicação:
Os quatro princípios básicos (ou Pilares) da Bioética são: BENEFICÊNCIA (fazer o bem, com foco no benefício do paciente); NÃO-MALEFICÊNCIA: evitar o mal; propõe a obrigação de não infligir dano intencional; AUTONOMIA: as pessoas têm liberdade de decisão sobre a sua vida; autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ele pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas; duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. A pessoa deve ser livre para decidir e deve ter as informações necessárias para isto; JUSTIÇA: cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou por ação de seus atos; casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes de modo diferenciado
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
	
	
	
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
Explicação:
Não observaram a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012,  considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O/A ___________________ é um importante documento na pesquisa envolvendo seres humanos no sentido de precaver risco/ benefício, pois tem o compromisso de esconder riscos inerentes à pesquisa, ou ser direcionado aos pares que analisarão à proposta. Em sua redação não deve tomar direcionamento visando à proteção do pesquisador, de instituição ou de patrocinador. Além disso, deve estar claramente especificados os possíveis desconfortos, os riscos e os possíveis benefícios; como o paciente conseguirá obter continuidade se caso venha a se beneficiar do tratamento e como será indenizado ou tratado por problemas decorrentes da pesquisa.
	
	
	
	CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa)
	
	
	Declaração
	
	
	CEP (Comitê de Ética em Pesquisa)
	
	
	Colegiado
	
	
	TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido)
	
Explicação:
O TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) é um importante documento na pesquisa envolvendo seres humanos no sentido de precaver risco/ benefício, pois tem o compromisso de esconder riscos inerentes à pesquisa, ou ser direcionado aos pares que analisarão à proposta. Em sua redação não deve tomar direcionamento visando à proteção do pesquisador, de instituição ou de patrocinador. Além disso, deve estar claramente especificados os possíveis desconfortos, os riscos e os possíveis benefícios; como o paciente conseguirá obter continuidade se caso venha a se beneficiar do tratamento e como será indenizado ou tratado por problemas decorrentes da pesquisa
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a Resolução 466/12, que trata sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As pesquisas envolvendo seres humanos são consideradas admissíveis quando o risco se justificar pelo benefício esperado. II) Nas pesquisas na área da saúde, mesmo que constatada a superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s), não é necessário que o pesquisador ofereça a todos os benefícios do melhor regime. III) Os participantes da pesquisa que venham a sofrer danos de natureza física, exclusivamente, resultantes de sua participação na pesquisa, previstos ou não no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, não têm direito à indenização.
	
	
	
	Apenas II está correto.
	
	
	Apenas I está correto.
	
	
	Nenhum está correto.
	
	
	Apenas III está correto.
	
	
	Todos estão corretos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual o primeiro documento que surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas, ou seja, determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais?
	
	
	
	Declaração de Helsinque
	
	
	Resolução 196/96
	
	
	Resolução 01/88
	
	
	Código de Nuremberg
	
	
	Conselho Nacional de Saúde
	
Explicação:
Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra surgiu a Bioética, uma nova concepção ética voltada de modo mais direto aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. Objetivandoeliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o Código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e, para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.Esta foi a primeira legislação moderna que visou o controle sobre atuações científicas de risco em seres humanos.
	
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
		A _______________________________é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
	
	
	
	Determinação de Caracas
	
	
	Avaliação de Nuremberg
	
	
	Declaração de Helsinque
	
	
	Assembléia de Saúde
	
	
	Conferência de Burner
	
Explicação:
A dclaração de Helsinque é um conjunto de princípios éticos redigida pela Associação Médica Mundial em 1964, regendo princípios nas pesquisas com seres humanos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
	
	
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
Explicação:
RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos; considerando o desenvolvimento e o engajamento ético, que é inerente ao desenvolvimento científico e tecnológico;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Lucio está desenvolvendo uma pesquisa com um tipo de material que ainda tem propriedades desconhecidas e os pesquisadores precisam usar equipamentos especiais para lidarem com o material. Lucio está oferecendo todo o suporte aos pesquisadores, que estão utilizando os equipamentos especiais. Se correlacionarmos a caso de Lucio com o Princípio da Precaução, podemos afirmar que:
	
	
	
	Lucio está agindo equivocadamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	Lucio está agindo equivocadamente, uma vez que deve-se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	Não há correlação entre o caso de Lucio e o Princípio da Precaução.
	
	
	Lucio está agindo corretamente, pois não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	Lucio está agindo corretamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
Explicação:
Se uma pesquisa é feita para testes é porque existem riscos na utilização de medicações e/ou ferramentas as quais se desejam utilizar. Se os riscos fossem extintos ou já estivessem controlados não precisava haver pesquisa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A resolução 196/96 do CNS integra ao ordenamento jurídico brasileiro os princípios bioéticos internacionalmente consagrados: as pesquisas envolvendo seres humanos devem atender às exigências éticas e científicas fundamentais. Os princípios bioéticos são:
	
	
	
	Justiça, direitos sociais, igualdade e não maleficência
	
	
	Não maleficência, direitos sociais, igualdade e justiça
	
	
	Autonomia, Justiça, não maleficência e não beneficência.
	
	
	Justiça, autonomia, não maleficência e direitos sociais.
	
	
	Beneficência, autonomia, não maleficência e justiça
	
Explicação:
Os quatro princípios básicos (ou Pilares) da Bioética são: BENEFICÊNCIA (fazer o bem, com foco no benefício do paciente); NÃO-MALEFICÊNCIA: evitar o mal; propõe a obrigação de não infligir dano intencional; AUTONOMIA: as pessoas têm liberdade de decisão sobre a sua vida; autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ele pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas; duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. A pessoa deve ser livre para decidir e deve ter as informações necessárias para isto; JUSTIÇA: cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou por ação de seus atos; casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes de modo diferenciado
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
	
	
	
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
Explicação:
Não observaram a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012,  considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O/A ___________________ é um importante documento na pesquisa envolvendo seres humanos no sentido de precaver risco/ benefício, pois tem o compromisso de esconder riscos inerentes à pesquisa, ou ser direcionado aos pares que analisarão à proposta. Em sua redação não deve tomar direcionamento visando à proteção do pesquisador, de instituição ou de patrocinador. Além disso, deve estar claramente especificados os possíveis desconfortos, os riscos e os possíveis benefícios; como o paciente conseguirá obter continuidade se caso venha a se beneficiar do tratamento e como será indenizado ou tratado por problemas decorrentes da pesquisa.
	
	
	
	CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa)
	
	
	Declaração
	
	
	CEP (Comitê de Ética em Pesquisa)
	
	
	Colegiado
	
	
	TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido)
	
Explicação:
O TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) é um importante documento na pesquisa envolvendo seres humanos no sentido de precaver risco/ benefício, pois tem o compromisso de esconder riscos inerentes à pesquisa, ou ser direcionado aos pares que analisarão à proposta. Em sua redação não deve tomar direcionamento visando à proteção do pesquisador, de instituição ou de patrocinador. Além disso, deve estar claramente especificados os possíveis desconfortos, os riscos e os possíveis benefícios; como o paciente conseguirá obter continuidade se caso venha a se beneficiar do tratamento e como será indenizado ou tratado por problemas decorrentes da pesquisa
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a Resolução466/12, que trata sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As pesquisas envolvendo seres humanos são consideradas admissíveis quando o risco se justificar pelo benefício esperado. II) Nas pesquisas na área da saúde, mesmo que constatada a superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s), não é necessário que o pesquisador ofereça a todos os benefícios do melhor regime. III) Os participantes da pesquisa que venham a sofrer danos de natureza física, exclusivamente, resultantes de sua participação na pesquisa, previstos ou não no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, não têm direito à indenização.
	
	
	
	Apenas II está correto.
	
	
	Apenas I está correto.
	
	
	Nenhum está correto.
	
	
	Apenas III está correto.
	
	
	Todos estão corretos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual o primeiro documento que surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas, ou seja, determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais?
	
	
	
	Declaração de Helsinque
	
	
	Resolução 196/96
	
	
	Resolução 01/88
	
	
	Código de Nuremberg
	
	
	Conselho Nacional de Saúde
	
Explicação:
Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra surgiu a Bioética, uma nova concepção ética voltada de modo mais direto aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o Código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e, para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.Esta foi a primeira legislação moderna que visou o controle sobre atuações científicas de risco em seres humanos.
	
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 02/04/2019 23:09:17.

Continue navegando