Buscar

Domicílio: Conceito e Espécies


Continue navegando


Prévia do material em texto

Direito Civil I
Profa. Andreia Ribeiro
1
Conteúdo Relevante 
Do Domicílio:
Da Pessoa Natural
Da Pessoa Jurídica
2
DO DOMICÍLIO
Conceito
Domicílio é a sede jurídica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito. Onde pratica habitualmente seus atos e negócios jurídicos. É o local onde responde por suas obrigações.
O Código Civil, no art. 70, considera domicílio o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo. 
A residência é, portanto, um elemento do conceito de domicílio, o seu elemento objetivo. 
O elemento subjetivo é o ânimo definitivo. O Código Civil brasileiro adotou o modelo suíço. Domicílio também não se confun- de com habitação ou moradia, local que a pessoa ocupa esporadicamente (casa de praia, de campo).
3
2) DOMICÍLIO DA PESSOA NATURAL
Uma pessoa pode ter um só domicílio e várias residências. Pode ter também mais de um domicílio, pois o Código Civil admite a plu- ralidade domiciliar. Para tanto, basta que tenha diversas residências onde alternadamente viva (CC, art. 71). 
Diversamente do que dispunha o Código Civil de 1916, o atual não mais considera domicílio o centro de ocupação habitual. É certo, porém, que este Código não afasta totalmente o centro de ocupação habitual do conceito de domicílio, pois consagra, no art. 72, o domicílio profissional. 
É possível, também, segundo o art. 73, alguém ter domicílio sem ter residência fixa (domicílio ocasional). É o caso dos ciganos e andarilhos, ou de caixeiros-viajantes, que passam a vida em viagens e hotéis e, por isso, não têm residência habitual. Considera-se domicílio o lugar onde forem encontrados.
4
2) DOMICÍLIO DA PESSOA NATURAL
Espécies de Domicílio: 
Voluntário: pode ser geral (fixado livremente) ou especial (fixado com base no contrato: foro contratual ou de eleição). O geral ou comum, escolhido livremente, pode ser mudado, conforme prescreve o art. 74. O do contrato é previsto no art. 78 do Código Civil, e o de eleição nos arts.62 e 63 do Código de Processo Civil. A parte por este beneficiada pode abrir mão do benefício e ajuizar a ação no foro do domicílio do réu. 
5
2) DOMICÍLIO DA PESSOA NATURAL
Necessário (legal): é o determinado pela lei, em razão da condição ou situação de certas pessoas. Assim, o recém-nascido adquire o domicílio de seus pais, ao nascer, pois os incapazes em geral têm o domicílio de seus representantes ou assistentes; o servidor público tem por domicílio o lugar em que exerce permanentemente suas funções, não perdendo, contudo, o domicílio voluntário, se o tiver (admite-se a pluralidade domiciliar); o militar em serviço ativo tem seu domicílio no lugar onde serve, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, na sede do comando a que se encontra imediatamente subordinado; o domicílio do marítimo é o local em que o navio está matriculado; e o do preso, o lugar em que se encontra cumprindo a sentença (CC, art. 76 e parágrafo único). O agente diplomático do Brasil que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no país, o seu domicílio poderá ser demandado no Distrito Federal ou no último ponto do território brasileiro onde o teve (CC, art. 77). 
6
3) DOMICÍLIO DA PESSOA JURÍDICA
O art. 75 do Código Civil declara que o domicílio da União é o Distrito Federal; dos Estados e Territórios, as respectivas capitais; e do Município, o lugar onde funcione a administração municipal. 
O das demais pessoas jurídicas, incluindo-se as de direito privado, é o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.
Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados (§ 1o). 
Se a administração, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se-á por domicílio da pessoa jurídica, no tocante às obrigações contraídas por qualquer de suas agências, o lugar do esta- belecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder (§ 2o).
7
FONTE:
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: parte geral. 
8
www.unifran.edu.br
Av. Dr. Armando Salles Oliveira, 201
14404 600
Franca SP Brasil
T 55 16 3711 8888
F 55 16 3711 8886
9