Buscar

exercicios fixacao 1 20 Legislação Social e Trabalhista

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Podemos classificar o Direito em dois grupos: Direito Público e Direito Privado; uma divisão bem antiga que originou do Direito Romano na qual as normas se classificam conforme a essência de determinado interesse. Assim foram nascendo ramos do Direito, cada um atuando com função específica, mas ligados entre si quando há relação em sua matéria. A seguir, analise os principais ramos do Direito e relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna de acordo com sua função:
(1) Direito Público:
(2) Direito Privado:
(3) Direito Difuso:
( ) Tem como ramo o Direito do Trabalho.
( ) Tem como ramo o Direito Administrativo.
( ) Tem como ramo o Direito Empresarial.
( ) Tem como ramo o Direito Previdenciário.
( ) Tem como ramo o Direito Civil.
Escolha uma:
a. 3, 1, 2, 2, 3
b. 2, 1, 3, 2, 1
c. 3, 1, 2, 3, 2
d. 1, 2, 3, 3, 1
e. 3, 2, 1, 3, 2
Feedback
A resposta correta é: 3, 1, 2, 3, 2.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Buscando unificar as leis trabalhistas e estabelecer critérios, surgiu então, na década de 40 promulgada pelo decreto lei n. 5.452 a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Qual o ano em que esse importante fato histórico ocorreu?
Escolha uma:
a. 1944
b. 1947
c. 1942
d. 1943
Resposta correta 1943. Foram reunidas as leis sobre o direito individual do trabalho, o direito coletivo do trabalho e o direito processual do trabalho. Surgiu, portanto, promulgada pelo decreto lei 5.452 de 1ª de maio de 1943 a CLT. A resposta encontra-se na página 63 do livro da disciplina.
e. 1941
Feedback
A resposta correta é: 1943.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A definição de Direito é bastante complexa e, por isso mesmo, há uma grande diversidade de descrições, pelos autores, do seu significado. Montoro (2005) traz uma divisão do conceito de Direito segundo o seu entendimento. Analise as diferentes concepções da palavra Direito e correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, segundo as cinco expressões utilizadas.
(1) “O direito não permite o duelo”;
(2)“O Estado tem o direito de legislar”;
(3) “A educação é direito da criança”;
(4) “Cabe ao direito estudar a criminalidade”;
(5) “O direito constitui um setor da vida social”;
( ) A expressão nos revela o sentido de Direito como sinônimo de justo, ou por Justiça.
( ) O Direito é um fenômeno da vida coletiva, já que é um dos setores da vida social, ao lado dos fatos econômicos, sociais, culturais, entre outros.
( ) O conceito de Direito remete a faculdade – estamos revelando a faculdade, a liberdade que o Estado possui de criar leis a fim de organizara convivência em sociedade.
( )Nesta expressão, podemos entender como norma: neste caso, o Direito é a lei, a regra social obrigatória.
( ) O direito como ciência tem a finalidade de estudar o “dever-ser” jurídico, ou seja, investigar e estudar as normas jurídicas, situando-as no tempo e no espaço.
Escolha uma:
a. 2, 3, 1, 5, 4
b. 3, 2, 1, 5, 4
c. 1, 2, 3, 4, 5
d. 3, 5, 2, 1, 4
Resposta Correta é 3, 5, 2, 1, 4 (1) “O direito não permite o duelo”; podemos entender esta expressão como norma: neste caso, o Direito é a lei, a regra social obrigatória.
(2) “O Estado tem o direito de legislar”; remete ao conceito de Direito como faculdade – estamos revelando a faculdade, a liberdade que o Estado possui de criar leis a fim de organizar a convivência em sociedade.
(3) “A educação é direito da criança”; esta expressão nos revela o sentido de Direito como sinônimo de justo, ou por Justiça.
(4) “Cabe ao direito estudar a criminalidade”; o direito como ciência tem a finalidade de estudar o “dever-ser” jurídico, ou seja, investigar e estudar as normas jurídicas, situando-as no tempo e no espaço.
(5) “O direito constitui um setor da vida social”: o Direito é um fenômeno da vida coletiva, já que é um dos setores da vida social, ao lado dos fatos econômicos, sociais, culturais, entre outros.
Apostila Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social,Trabalhista,Comercial e Tributária – Capítulo: 1 -Introdução ao Estudo do Direito.- Sub Título:1.2.1- O que é Direito. Páginas: 18 e 19.
e. 2, 1, 3, 4, 5
Feedback
A resposta correta é: 3, 5, 2, 1, 4.
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O Direito, no Brasil iniciou-se com a chegada e instalação dos portugueses no País, fazendo do Brasil a colônia de Portugal. A primeira legislação aplicada na época do Brasil colônia foram as:
Escolha uma:
a. Ordenações Manuelinas
b. Ordenações Filipinas
c. Ordenações Afonsinas
d. Ordenações espanholas
e. Ordenações portuguesas
Feedback
A resposta correta é: Ordenações Afonsinas.
Questão 5
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
As normas de um ordenamento jurídico devem obedecer à validade correspondente entre elas e devem ser coerentes entre si. Ao falarmos em ordenamento jurídico, não podemos deixar de citar a teoria da hierarquia das normas de Kelsen, conhecida também como teoria da pirâmide das normas jurídicas, pois esta teoria, além de clássica no Direito, é seguida pela doutrina jurídica em geral como a teoria fundamental do ordenamento jurídico. De acordo com a teoria da hierarquia das normas de Kelsen, é possível afirmar que a norma que vem em primeiro lugar nos ordenamentos jurídico é?
Escolha uma:
a. Emendas Constitucionais
b. Constituição
c. Instruções normativas
d. Decretos
e. Leis delegadas
Feedback
A resposta correta é: Constituição.
Questão 6
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Os ramos do Direito Público estudam a disciplina normativa do Estado. A totalidade dos ramos do Direito é de uma dimensão muito vasta, os principais ramos do Direito Público, são: Constitucional, Administrativo, Tributário, Eleitoral, Penal, Urbanístico, Ambiental, Econômico, Financeiro, Internacional Público, Internacional Privado, Processo Civil, Processo Penal e Processo do Trabalho. Leia atentamente as alternativas e aponte a alternativa que define Direito Administrativo.
Escolha uma:
a. É de certa maneira, o Direito dos serviços públicos e das relações constituídas para a sua execução.
b. É a base, é o fisco e o contribuinte. No que se refere às ligações entre o fisco (fazenda) e o contribuinte, seu conceito marcante é o fato gerador da incidência fiscal. Exemplo: Imposto predial e o imóvel.
c. É um ramo do Direito Público que busca controlar atos de violência, reprimindo os delitos e permitindo, assim, defender a sociedade.
d. É o ramo do Direito Público que estuda a atividade financeira do Estado sob o ponto de vista jurídico.
e. É o Direito que regula as relações correspondentes à comunidade internacional.
Feedback
A resposta correta é: É de certa maneira, o Direito dos serviços públicos e das relações constituídas para a sua execução..
Questão 7
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
A função do Direito deve estar relacionada com a busca constante da efetivação da justiça. Devemos estar cientes que, para isso, é necessário, por um lado, ter ética profissional e, por outro, contar com valores básicos para colaborar na realização da função social do Direito. Analise as alternativas abaixo e Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação as funções sociais do Direito.
( ) É prevenir conflitos, evitando, sempre que possível, a colisão de interesses.
( ) É compor conflitos que acabam por ocorrer não obstante toda prevenção exercida por ele, e isto é feito por meio do critério jurídico (CAVALIERI, 2008).
( ) É a direção de condutas, estabelecendo normas que determinam pautas de comportamentos tidos como socialmente desejáveis (ex.: o pagamento de IPVA pelo contribuinte proprietário de automóvel, a troca de produtos avariados pelo seu fornecedor etc.).
( ) É um fato social que compreende dois aspectos: a ação e a norma.
( ) É compatibilizar os direitos e as garantias do homem e do cidadão, no sentido de constituir mecanismos de políticas públicas,as quais oportunizam que direitos e garantias se confirmem no plano tático.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V
b. F, V, F, V, F
c. V, F, V, F, V
d. F, F, V, F, V
e. V, F, V, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
Questão 8
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O empregado é o principal elemento para o Direito do Trabalho, pois a ele é destinado grande parte das normas de proteção que constituem este ramo do Direito. Em relação a Jornada de Trabalho, a Constituição Federal, no artigo 70, inciso XIII, prevê que o número máximo de horas trabalhadas diárias ou semanal será de:
Escolha uma:
a. 8 horas diárias ou 40 semanais.
b. 12 horas diárias e descanso de 36 horas até início da outra jornada de trabalho.
c. 4 horas diárias ou 20 semanais.
d. 6 horas diárias ou 36 semanais.
e. 8 horas diárias ou 44 semanais.
Feedback
A resposta correta é: 8 horas diárias ou 44 semanais..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um empregado realiza trabalhos administrativos que tem um salário maior, mas sua carteira está registrada como se realizasse serviços gerais e com salário menor. O empregado, demitido, resolve discutir na justiça tal situação e tem ganho de causa, pois o juiz aplicou o princípio que assegura ao trabalhador, mesmo se o trabalho não estiver documentado formalmente que ele tenha direitos, pois os fatos prevalecem sobre a forma. Qual dos princípios abaixo corresponde a situação acima?
Escolha uma:
a. Princípio da Imperatividade das normas trabalhistas.
b. Princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas.
c. Princípio da Primazia da Realidade sobre a Forma.
Resposta correta é Página 75do livro da disciplina. O Princípio da Primazia da Realidade sobre a Forma. Este princípio assegura garantia para o trabalhador: de que, mesmo se o trabalho não estiver documentado formalmente, ele tenha direitos, pois os fatos prevalecem sobre a forma. Também, se há discordância entre a realidade e o que está documentado, prevalecerá a realidade. Delgado (2010, p. 192) nos apresenta a sua visão sobre este princípio: O princípio da primazia da realidade sobre a forma (chamado ainda de princípio do contrato realidade) amplia a noção civilista de que o operador jurídico, no exame das declarações volitivas, deve atentar mais à intenção dos agentes do que ao envoltório formal através de que transpareceu a vontade (art. 85, CCB/1916; art. 112, CCB/2002). Sob a observação de Delgado (2010), podemos observar a mudança no Código Civil: Art. 85 do Código Civil de 1916 – Lei 3071/16 Art. 85. Nas declarações de vontade se atenderá mais à sua intenção que ao sentido literal da linguagem. Art. 112 do Código Civil - Lei 10406/02. Art.112. Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.
d. Princípio da Norma mais favorável.
e. Princípio da Proteção.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da Primazia da Realidade sobre a Forma..
Questão 10
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
As horas extras são aquelas trabalhadas além da jornada contratual de trabalho. Desta forma, se a jornada for de 4, 6 ou 8 horas, todas as excedentes deverão ser pagas como extras. O valor da hora extra é de uma hora normal de trabalho acrescido de:
Escolha uma:
a. no mínimo, 100%, ressaltando a importância de consultar as convenções ou os acordos coletivos, pois, em alguns casos, este percentual pode ser ampliado
b. no mínimo, 30%, ressaltando a importância de consultar as convenções ou os acordos coletivos, pois, em alguns casos, este percentual pode ser ampliado
c. no mínimo, 20%, ressaltando a importância de consultar as convenções ou os acordos coletivos, pois, em alguns casos, este percentual pode ser ampliado
d. no mínimo, 70%, ressaltando a importância de consultar as convenções ou os acordos coletivos, pois, em alguns casos, este percentual pode ser ampliado
e. no mínimo, 50%, ressaltando a importância de consultar as convenções ou os acordos coletivos, pois, em alguns casos, este percentual pode ser ampliado
Feedback
A resposta correta é: no mínimo, 50%, ressaltando a importância de consultar as convenções ou os acordos coletivos, pois, em alguns casos, este percentual pode ser ampliado.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando