Trabalho faculdade - empreendedorismo (ava1)
3 pág.

Trabalho faculdade - empreendedorismo (ava1)

Pré-visualização1 página
Universidade Veiga de Almeida \u2013 Curso de Administração
Alexandre S. Gonçalves - 20191302065
 
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ALEXANDRE SETÚBAL GONÇALVES
TRABALHO DA AVA1
Empreendedorismo
Rio de Janeiro/RJ
2019
Empreender é o sonho de muitos brasileiros. Porém, em um país como o Brasil, que podemos presenciar fortes crises econômicas nos últimos anos, essa tarefa pode ser extremamente árdua. Como bem informado na Demografia das Empresas 2014, divulgada em 14.09.2016, de cada dez empresas que começam a operacionalizar no país, seis não sobrevivem após cinco anos de atividades. E os principais motivos disso, segundo o SEBRAE em seu estudo de Causa Morti, são a falta de planejamento, o mal investimento em gestão empresarial, e a falta de comportamento empreendedor.
É possível evitar esses erros tomando decisões simples, como por exemplo: Ao abrir a empresa, não esquecer de levantar informações importantes sobre o mercado como clientes, concorrente e fornecedores, não esquecer de realizar um planejamento estratégico antes de começar as atividades e principalmente se planejar, para precaver quaisquer imprevistos que possam vir a surgir ao longo do caminho.
Além dos brasileiros que já possuem esse desejo inato, existe também uma parte da população que se torna empreendedor por motivos de força maior, como a dificuldade de arrumar um emprego assalariado estável, que cubra as despesas pessoais, familiares, etc, sendo assim muitas vezes se torna necessário criar o seu próprio negócio para buscar uma fonte de renda. De qualquer maneira, é de suma importância que este empreendedor não deixe de se atentar para os fundamentos cruciais citados acima, para que tenha sucesso em suas atividades empresariais.
Pode-se concluir, que sendo um sonho ou não ser empreendedor, as principais causas do fechamento de empresas antes dos cinco anos de atividades é a falta de informações destes indivíduos antes de abrir o seu negócio. É importante que estes empresários tenham bastante calma antes de iniciar suas atividades e principalmente buscar informações que venham a trazer benefícios futuros para a empresa.
Fontes:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/bis/entenda-o-motivo-do-sucesso-e-do-fracasso-das-empresas,b1d31ebfe6f5f510VgnVCM1000004c00210aRCRD?codUf=26&origem=estadual
https://www.jornalcontabil.com.br/mortalidade-das-empresas-entenda-tudo-sobre-e-saiba-como-evitar/
https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/crise-faz-empreendedorismo-por-necessidade-voltar-a-crescer-no-brasil.ghtml
http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf