Buscar

Trabalho PDCV: Caso de Salim

Prévia do material em texto

DESCRIÇÃO DO CASO
Salim é uma criança de oito anos que apresenta, atualmente, problemas no desenvolvimento acadêmico e comportamental, tendo dificuldades em matemática e português, não sendo capaz de realizar contas básicas e formular frases corretamente, sempre gaguejando e trocando letras. Sua coordenadora alega que se continuar com tais dificuldades, ele terá de ser retido novamente.
Os pais de Salim, Romana e Salomão, afirmam terem sido liberais com a criança desde o início de sua criação, deixando-o sempre dormir na cama com estes e selecionar qual dos dois o buscaria na escola. Caso não atendessem a seus pedidos, Salim sentia-se contrariado e comportava-se de forma errônea e exagerada, gritando e chorando na frente de todos, até as professoras diziam achar estranhas suas atitudes.
Foi notificado também que a família sempre teve, de certa forma, um alto poder aquisitivo e sempre cediam presentes diversos ao filho quando este os solicitava. Também foi dito que nas brincadeiras com os colegas, Salim não aceitava que as regras não fossem estipuladas por si mesmo, justificando que a única forma certa de brincar seria a determinada por ele.
Atualmente Salomão e Romana decidiram pedir um divórcio, por motivos pessoais, e não conseguiram, ainda, pensar em uma forma de contar a Salim sobre a separação repentina, uma vez que a criança é, de fato, muito apegada aos pais, e terá de lidar com a possível nova mudança de cidade. Os pais temem a reação de Salim diante a notícia e pedem orientação a um profissional.
O caso de Salim não parece tratar de problemas psicológicos, mas apenas como consequência da educação que lhe foi dada desde o inicio de seu desenvolvimento.

Continue navegando