Buscar

direito embiental 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito ambiental
	1a Questão
	
	
	
	Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	Desenvolvimento pode ser definido de maneira ampla, já que além do bem estar econômico também envolve condições não monetárias, como a qualidade do ambiente.
	
	Todos os organismos consomem os recursos naturais, porém, podemos observar no presente, um consumo desenfreado destes recursos pelo ser humano, que está além de sua necessidade biológica
	
	O consumo dos recursos ambientais sem critérios pode gerar consequências severas para a qualidade de vida de uma população, até mesmo em poucas gerações.
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável surge em um momento de crise econômica, onde o consumismo desenfreado já está influenciando na qualidade de vida da população.
	Respondido em 19/09/2019 07:32:15
	
Explicação:
O crescimento está associado à expansão de números essencialmente econômicos, como PIB ou renda per capta, desvinculado, portanto, com elementos sociais e ambientais. Porém, quando falamos de desenvolvimento podemos estar empregando o conceito da sustentabilidade, e agora sim, lançaremos mão de medidas reveladoras da evolução social e ambiental, como índices de escolaridade, de felicidade, de saneamento, de sustentabilidade ambiental etc.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	 "...obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras". A definição acima, refere-se a:
		
	 
	desenvolvimento sustentável
	
	ecologia
	
	consumo sustentável
	
	Consumo consciente
	 
	economia liberal
	Respondido em 19/09/2019 07:32:17
	
Explicação:
Desenvolvimento sustentável é um modelo econômico que busca conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é definido como ¿aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades¿.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Respondido em 19/09/2019 07:32:19
	
Explicação:
Ambas as afirmativas são verdadeiras, pois existe um crescente questionamento com as tradicionais expectativas de crescimento econômico, e agora a Estado precisa intervir na busca de alternativas para o desenvolvimento. O que já foi aceito no passado como modelo de geração de riquezas em uma sociedade capitalista hoje não atende mais a nossas expectativas de desenvolvimento sustentável, seja por razões sociais, seja por razões ambientais. A riqueza gerada precisa seguir um caminho de desconcentração, bem como os recursos que permitem alcançá-la precisam servir também às futuras gerações. Por isso, a segunda afirmativa sustenta o que está dito na primeira.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Desenvolvimento Sustentável
		
	
	e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
	 
	significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
	
	pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular
	
	envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
	
	significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes
	Respondido em 19/09/2019 07:32:45
	
Explicação:
O Conceito de Desenvolvimento Sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, ou seja melhorar a qualidade de vida hoje, no presente e também no futuro. Não se pode desassociar a questão temporal do conceito de desenvolvimento Sustentável.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O impacto humano com o crescimento exagerado populacional das últimas décadas sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente,  ____________ de quase todas as espécies não domesticadas.
Qual alternativa completa a frase?
		
	
	a diminuição
	 
	a redução
	
	o acréscimo
	
	a proliferação
	 
	a extinção
	Respondido em 19/09/2019 07:32:23
	
Explicação:
Não há espaço para a expansão do território humano sem competição com o território de todos os outros animais, principalmente os grandes mamíferos, por isso a população humana deve ser controlada.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
		
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	Controle de metas inflacionárias.
	 
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	Crescimento de metas fiscais.
	 
	Normatização macroeconômica.
	Respondidoem 19/09/2019 07:32:40
	
Explicação:
O bom planejamento da tributação é um dos mais fortes instrumentos governamentais para estimular setores estratégicos ou desestimular setores obsoletos.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"...é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, ou seja melhorar a qualidade de vida hoje, no presente e também no futuro." Esse é o conceito de:
		
	 
	Sustentabilidade Econômica
	
	Desenvolvimento Econômico
	
	Conservação Sustentável
	
	Desenvolvimento Financeiro
	 
	Desenvolvimento Sustentável.
	Respondido em 19/09/2019 07:32:26
	
Explicação:
Desenvolvimento sustentável é uma teoria que vem se firmando desde 1986. A gente tem que produzir sem comprometer as necessidades dos recursos naturais das futuras gerações.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	 
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	 
	Modismo, ansiedade e psicológico.

Outros materiais