Buscar

atividade46513 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�
Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Semestre: 1º 
Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 3 e 4 Enviar no Portfólio 2
01. Sobre os modelos de ensino a distancia no Brasil responda:
a) Como é o modelo de ensino a distancia Via Satélite? Qual o material utilizado nesse tipo de modelo? (mínimo 3 linhas) (0,7)
Material impresso, e o ambiente Virtual de aprendizagem, sendo que o material impresso é o suporte didático enviado aos polos para ser distribuído aos alunos, esse material possui o controle das aulas, ou seja, o conteúdo que o professor escreveu para o aluno, e o ambiente virtual de aprendizagem, é a denominação do ambiente virtual desenvolvido pelas próprias instituições, possui ferramentas de interação professor e aluno, possui ferramentas, como chat, fórum, quadro de avisos,ou mural, textos básicos e complementares. Porém através dele o aluno têm acesso a outros materiais além do impresso. Nesse modelo os alunos terão que ir de uma a duas vezes por semana ao polo para assistirem as aulas.
b) Como é o modelo de ensino a distancia Totalmente Web? Qual o material utilizado nesse tipo de modelo? (mínimo 3 linhas) (0,7)
Material impresso e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O material impresso, assim como no outro caso, é o suporte didático enviado aos polos para serem distribuídos aos alunos, já o ambiente virtual de aprendizagem,(AVA), é a denominação do ambiente virtual em geral desenvolvido pelas próprias instituições, e que possui ferramentas de interação professor / aluno. O AVA é muito importante, pois será o único instrumento utilizado para entrar em contato com o professor.
02. Explique com suas palavras a seguinte citação, Silva (2001, p.2): [...] suma, a interatividade permite ultrapassar a condição de espectador passivo para a condição de sujeito operativo. [...] Seja lá o nome que se dê, era digital, cibercultura, sociedade de informação ou sociedade em rede, o fato é que em nosso tempo a interatividade é desafio não só para os gestores da velha mídia, mas para todos os agentes do processo de comunicação. (mínimo 3 linhas) (0,6)
O fato é que no tempo atual a interatividade é desafio não só para os gestores da velha mídia, para todos os que trabalham com o a web, ou seja é um aprendizado dia a dia, logo, que a interatividade está em todos os lugares, e temos que estar sempre atualizado para enfrentar novos desafios, que a mídia digital tem oferecido no mundo globalizado.
03. Quanto ao professor no contexto da educação informatizada, leia as assertivas a seguir: (0,5)
I- Pensar na dinamização da aprendizagem na aula presencial é compreender o contexto econômico, político, social e cultural no momento atual no qual o mundo esta inserido no processo de globalização.
II- A educação não pode ficar refém dos grupos empresariais que atuam na área educacional e tecnológica, já que tem interesses distintos, assim ela pode não simplesmente comprar as ferramentas sem pensar sobre elas.
III- As novas tecnologias vêm atrapalhar a mudança das práticas na escola, pois elas demandam reorganizações das metodologias utilizadas, para que de fato ocorra a tão falada interatividade.
IV- A novidade do mundo globalizado não é apenas as tecnologias, mas o alcance que elas tomaram e as novas ferramentas postas à disposição da sociedade. As novas tecnologias têm pautado várias áreas como a saúde, a cultura, as relações e em especial a educação.
Sobre as alternativas acima, é CORRETO afirmar:
a) ( ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. b) ( ) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. c) ( ) Apenas a assertiva I está correta. d) ( ) Apenas a assertiva II está correta.
e) ( x ) Todas as assertivas estão corretas. ( correta)
	Bom Trabalho!

Outros materiais